Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Na Torre dos Clérigos ficava numa cota inferior à que estou, é melhor subir ao miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição aqui no Marquês, não sei a altura, mas no total, cota mais altura da igreja já fico certamente a mais de 200/220 metros, ou seja no limiar da neve..de referir que a Igreja ainda sobe mais uns metros acima do miradouro, já de si bastante alto, portanto pode muito bem nevar na zona do pára-raios...:D

Uma vista do Porto que tirei lá de cima há uns tempos (para Sul) a Torre dos Clérigos aparece ao fundo:

2uACgLT.jpg

A Igreja é esta ( a foto não é minha) miradouro na torre mais alta logo acima da zona ( escura tipo persianas) dos sinos :

49583701017_97b15465bf_b.jpg
Ando para lá ir há que séculos. Que vista fantástica, nunca tinha visto uma foto tirada desde lá. Já me convenceste! :D

Aqui fica o registro de 900mts com 5cm. Cerca de 0°C. Parque Nacional Peneda-Geres, na parte da Peneda, aldeia de Adão (carro com tração á frente é danado mas as pernas servem). Os flocos eram enormes, neve extremamente leve, ou seja neve como raro se encontra em Portugal.
Como tinha comentado no tópico de curta duração, até á hora não havia qualquer vestígio abaixo dos 800mts.

E pronto... Agora que o frio se instala é quando a precipitação cessa, como sempre. Não adianta, sempre foi assim e sempre haverá de ser!!! :evilmad::angry:
Mas acredito que mais oportunidades não deverão faltar para ver o elemento branco... até porque segundo os modelos o monstro do anticiclone não deverá regressar tão cedo. :)

• Gosto
Reactions: joselamego
Por estas bandas instala se o Inverno, instala se o anticiclone.
No Algarve so as barragens do Sotavento, tiveram alguma melhoria.
No Algarve central e Barlavento a miséria continua!
Será que o Inverno será como últimos 11 anos?
No final veremos!

• Gosto
Reactions: joselamego
No final veremos!

Até ao dia 15 há alguma incerteza e pode haver surpresas basta pequenas variações na posição do anticiclone. Depois disso é futurologia. Para a semana fazemos as contas. Hoje por exemplo está a acumular em alguns locais, 5 a 10 mm já é um bom valor, como está a suceder em Martinlongo ou Monchique e o dia ainda não acabou. O sotavento já fez a média do trimestre ou está perto disso, no ano passado estava muito pior e foi salvo de desgraça maior por um evento em Dezembro que ainda rendeu 60 a 100 mm

No final veremos!

Já agora a que Algarve Central te referes? Ainda há dias em pouco tempo Faro ou Olhão tiveram mais de 150 mm.

Aqui fica o registro de 900mts com 5cm. Cerca de 0°C. Parque Nacional Peneda-Geres, na parte da Peneda, aldeia de Adão (carro com tração á frente é danado mas as pernas servem). Os flocos eram enormes, neve extremamente leve, ou seja neve como raro se encontra em Portugal.
Como tinha comentado no tópico de curta duração, até á hora não havia qualquer vestígio abaixo dos 800mts.

Num evento destes já fiquei preso na neve na aldeia Bouça dos Homens.

Num evento destes já fiquei preso na neve na aldeia Bouça dos Homens.

Por aqui sigo com 2° e vi alguns modelos em que mostram super célula de chuva... mas muitos períodos de abertas.

(Off-topic a seguir)
Pois é, é rápido que acontece ficar retido. Não quero ser insolente nem muito off-topic mas quando o carro já não subiu mais (por erro meu que passei de 2a pra 1a no momento errado) não insisti e não se pode. Vi alguns curiosos, inclusive com jipes o que é falsa segurança. Por outro lado há os acessos mal limpos. Eu morei fora de Portugal onde neva todos os anos e tem o seu saber conduzir. Nem vale a pena correntes que também há que saber usar. Portugal não é de todo um país preparado para enfrentar a neve (salvo algumas vilas e cidades no interior onde neva mais frequente). E as pessoas nas aldeias usam todo o tipo de transporte: tratores, motos e afins. O meu conselho: ir até onde possível que se possa manobrar com segurança. Travar com o motor, manter distância de segurança e nunca parar sem ver se está alguém atrás (hoje vi muitas situações destas últimas, sorte é que como estavam 0C a neve estava solta e não ficava em gelo prensado tão facil). E quando começa a nevar com intensidade, é porque está na hora de descer um pouco mais :)

Já agora a que Algarve Central te referes? Ainda há dias em pouco tempo Faro ou Olhão tiveram mais de 150 mm.

Algarve central... Mais ou menos entre Albufeira e Olhão..
Se reparares esses ditos valores são muito suspeitas. Essa precipitação em Loulé ocorreu em cerca de 6h, com cerca de 140 mm.
A outra na zona da Fuzeta idêntico..
A outra na zona de Quarteira com cerca de 80 mm mas em cerca de 3 ou 4 h.
Parece me claro que esses valores estão sobre estimados..
De Albufeira para oeste choveu muito menos até agora daí que as barragens estejam na situação em que estão.

Outro aspecto é que não me estou a queixar deste ano 2020.
Mais uma vez tivemos uma Primavera chuvosa e um Outono chuvoso, aliás mais um Novembro muito chuvoso.
Agora surge o Inverno onde temos tido nos últimos 10 anos sempre um Inverno bastante seco, e acredito e claro posso estar errado, que este seja mais um..

Não se trata de ser chorão, nem sei o que é isso, trata se de processar dados e analisar o presente e o passado recente.

Dados de algumas barragens :
Bravura com 14%
Arade com 26%
Odeleite com 48%

DEZEMBRO
Primeira semana provavelmente mais seca à medida que a semana avança, pelo menos é essa a tendência, com probabilidade moderada de temperaturas ligeiramente acima da média e precipitação abaixo, com grau de confiança moderado

Esta é a previsão da Página Luso Meteo para o início de Dezembro, como disse gosto muito da página e da pessoa, mas o pessimismo cego dá nisto. Era uma tendência a longo prazo na altura? Talvez, mas longo prazo vale 0.

DEZEMBRO
Primeira semana provavelmente mais seca à medida que a semana avança, pelo menos é essa a tendência, com probabilidade moderada de temperaturas ligeiramente acima da média e precipitação abaixo, com grau de confiança moderado

Esta é a previsão da Página Luso Meteo para o início de Dezembro, como disse gosto muito da página e da pessoa, mas o pessimismo cego dá nisto. Era uma tendência a longo prazo na altura? Talvez, mas longo prazo vale 0.
Até acerta muito nas previsões, mas por vezes há surpresas.
Cheguei a ver um post a meio de novembro onde dizia que poderia não chover mais até ao final do mês. O que é certo é que entre dia 25 e o final do mês, o acumulado mensal por aqui passou de 87mm para quase 140mm. Também gosto das previsões, mas tendo em conta aquilo que é o nosso clima, nunca vale a pena avançar com previsões muito alargadas.

Relativamente aos próximos tempos, o anticiclone começa a ganhar terreno e nas últimas saídas os modelos têm cortado na precipitação aqui para Sul, 10mm previstos para os próximos 10 dias em dezembro é um bocado triste, mas vai-se vendo. :p Não percebo este fortalecimento constante do AA na altura do ano em que era suposto enfraquecer e ir para sul.
Agora é que era preciso a chuva vir em força para todo o lado porque os solos estão no ponto para a água ir parar aos cursos de água de forma a encher as grandes barragens. Por aqui a situação nesse sentido ainda está um bocado chata, mas de resto, está tudo com boa cara.

Última edição: