algarvio1980
Furacão
Sempre notável!
Nós com temperaturas mais suaves, morre pessoas por falta de aquecimento, com essas temperaturas morria metade da população que vive cá.
Sempre notável!
Casos tivéssemos temperaturas dessas por cá, as nossas condições para enfrentar o inverno teriam de ser completamente diferentes. Sem dúvida que é outro mundo e isto só mostra que o frio que temos por cá é para meninos. Tal depende também daquilo que é habitual em cada zona, claro, mas dá que pensar!Nós com temperaturas mais suaves, morre pessoas por falta de aquecimento, com essas temperaturas morria metade da população que vive cá.
Também há que salientar que o país teria uma cultura diferente caso tivesse um clima bem mais agreste. As casas sempre foram historicamente mal construídas ao nível de isolamento térmico e aquecimento porque, ao contrário do que acontecia no resto da Europa, as temperaturas não são propriamente mortíferas por cá (vale a pena salientar que muitas das mortes no Inverno em Portugal relacionadas com o frio na realidade têm causas indiretas, não são propriamente um resultado de hipotermia - mortes por hipotermia em Portugal são bastante raras). Ou seja, o problema do frio nas casas, como já salientei por aqui, não tem propriamente a ver com o facto de as pessoas terem menos rendimentos, é uma questão essencialmente cultural, embora da maior parte das vezes que digo isto vêm 30.000 pessoas a dizer que não é verdade...Nós com temperaturas mais suaves, morre pessoas por falta de aquecimento, com essas temperaturas morria metade da população que vive cá.
Ou seja, o problema do frio nas casas, como já salientei por aqui, não tem propriamente a ver com o facto de as pessoas terem menos rendimentos, é uma questão essencialmente cultural, embora da maior parte das vezes que digo isto vêm 30.000 pessoas a dizer que não é verdade...
Vêm pessoas dizer que não é verdade, porque não é totalmente verdade. Não discordo que possa ser o caso em Lx, Alentejo, Algarve, etc.. aí pouco ou nenhum frio faz grande parte do tempo. Mas no interior, especialmente no Norte e Centro não é bem assim. Há muita, MUITA gente que passa frio e não é "por querer" nem por ignorância. É literalmente porque não têm dinheiro para se aquecerem. Eu moro no distrito de Viseu, que não é nada comparado a zonas realmente frias, e é um facto que as casas cá tem pouco isolamento, mesmo onde faz frio e na maioria até pode não ser por falta de dinheiro mas em grande parte dos casos, é. A minha casa não tem grande isolamento, e mesmo que tivesse, com 3 andares (relativamente comum por aqui) ia sempre ser fria, eu felizmente posso gastar 300€ em electricidade por mês e ter o ar condicionado ligado 24/7 se precisar, muita gente aqui não tem dinheiro nem para comprar lenha, se precisar, quanto mais manter aquecimentos ligados, e é muito mais generalizado do que aquilo que quem não conhece possa pensar.
Também tenho casa em Lisboa e o tempo aí é outro... o inverno aí dá para andar de t-shirt na maior parte dos dias, especialmente quem esteja habituado desde pequeno aos invernos (ligeiramente) mais rigorosos daqui. Mas se fores para zonas tipo Amadora, Barreiro, etc há muita gente a passar frio e também não é cultural.
Quer se queira quer não, e por muito que custe a admitir a muita gente, Portugal é um país verdadeiramente pobre. O custo de vida aqui não é nada comparado com aquilo que é em Lisboa e outras cidades maiores.. a vida que faço aqui por 400/500€ por mês em Lisboa nunca gasto menos do dobro. E mesmo sabendo isso, sempre tive colegas na escola que a única refeição deles todo o dia era a que lhes ofereciam na escola ao almoço. Muitos deles passavam frio e não era por os pais quererem. E podes não acreditar, mas um bom bocado deles nem água ou electricidade tinham em casa. E não, não tenho 50 nem 60 anos.. tenho 27, falo de coisas bem recentes.
O frio no Norte de Portugal pode ser bastante intenso e pode ser sentido, contudo e mesmo que estejam 0°C lá fora, estão mais uns quantos em casa, ou seja, temperaturas já claramente superáveis.O inverno no interior norte é frio . Claro que não é comparável aos países nórdicos ou da Europa de Leste , mas mesmo assim já é um frio que se sente , aqueles nevoeiros gelados com a temperatura máxima a rondar os 0 ° c , em que se não tivermos luvas , em poucos segundos sentimos as mãos a congelar , não são brincadeira nenhuma .
E mesmo no Litoral Norte , no inverno temos muitas vezes a conjugação de temperaturas mais baixas com altos níveis de humidade relativa , em que a sensação térmica é muito baixa , isso já não tem nada de ameno , é frio mesmo .
Não se pode generalizar , pois o pais tem um clima muito diversificado .
Claro que se o nosso termo de comparação forem os países nórdicos ou a Sibéria , aqui nunca vai estar frio .
contudo e mesmo que estejam 0°C lá fora, estão mais uns quantos em casa, ou seja, temperaturas já claramente superáveis.
O frio no Norte de Portugal pode ser bastante intenso e pode ser sentido, contudo e mesmo que estejam 0°C lá fora, estão mais uns quantos em casa, ou seja, temperaturas já claramente superáveis.
E, sejamos sinceros, se realmente fôssemos um país com muito frio, os construtores não poriam o aquecimento e o isolamento como uma das prioridades e poupariam noutras para manter os preços de venda das casas?? É que, se não fosse a normativa europeia de há uns anos para cá, nenhuma casa teria isolamento térmico de jeito em Portugal.
As casas em Portugal estão tradicionalmente feitas para as pessoas sobreviverem ao inverno português, e resulta - ocorrem pouquíssimas mortes por via direta devido ao frio por cá. Não têm o aquecimento e o isolamento das casas suecas pela simples razão de, na Suécia, se a casa não tiver aquecimento a pessoa morre. Agora sim, se viesse um inverno com temperaturas de -20°C ou -30°C muita gente morreria, mas tenho a certeza que isso não vai acontecer devido à nossa latitude e localização geográfica.
O total desconforto térmico na maior parte do parque habitacional de Portugal, onde se passa frio em casa (vestido quase como para andar na rua), ou seja, no local onde se está a maior parte do tempo.
Na maior parte das habitações "mal e porcamente" consegues manter uma temperatura de conforto, mesmo gastando balúrdios em energia!
Creio que só agora sim se começa a construir com melhor isolamento, mas será ainda uma muito pequena percentagem do parque habitacional. É mesmo um problema estrutural em Portugal, que vai demorar décadas a ser minimizado, e que tem um impacto brutal na Saúde Pública e na mortalidade observada.
A namorada de um familiar meu é polaca. Logo, ela está habituada ao frio. No entanto quando vem a Portugal no inverno morre de frio dentro de casa. Na Polónia, mesmo no inverno, andam de roupa interior dentro de casa...