rozzo
Moderação
Percebo o que queres dizer mas acho que não faz muito sentido. Esse quentinho que falas é o comum em qualquer casa ou espaço comercial dos países frios que demos como exemplo. Isso é o normal, ter uma temperatura ambiente confortável na ordem dos 20 e poucos graus (claro que mais que isso já não é conforto).Vocês estão-se a esquecer de 2 fatores extremamente importantes: vento e humidade. 8 ºC com vento forte e humidade de quase 100% (algo relativamente comum em Portugal) pode ser mais desconfortável do que os 0 ºC sem vento e com humidade abaixo dos 50% que se vivem noutros lugares da Europa. Atenção, eu não estou a negar que temos um inverno suave para os padrões europeus, especialmente em Lisboa e no Algarve, e o nosso isolamento em geral é péssimo. Mas a minha mãe trocou as janelas de casa há uns tempos, o isolamento melhorou bastante (notou-se mais até em termos acústivos que térmicos), mas a humidade dentro de casa é demasiada alta para se estar confortável de qualquer modo...
Depois também não ajuda que haja montes de pessoas para quem se a temperatura descer dos 25 ºC já está imenso frio, e não estou só a falar de quem tem 90 anos - eu acho pouca piada a entrar num supermercado de inverno e ter que ficar de t-shirt, com 3 casacos e camisolas nas mãos, e mesmo assim ter calor... Mas muita gente gosta de sentir o "quentinho", não sei até que ponto é algo cultural (por não estarmos habituados a frio a sério) ou se é algo geral
O anormal é ter frio em casa como cá e que nos leva a ter vestuário desadequado e a passar por situações como essas que referes, precisamente porque estamos habituados a uma situação que não deveria ser normal. E volto a referir que eu sou calorento e percebo o que dizes, e já senti muitas vezes esse desconforto por exemplo em transportes públicos.
Outra coisa, relativamente ao isolamento com boas janelas. Infelizmente, tirando o isolamento sonoro, na maior parte dos casos pouco resolve dado o terrível material isolante dos edifícios. Não serve de muito ter boas janelas quando as paredes deixam passar o calor. É como ter janelas duplas em paredes de papel, pouco resolve em eficiência. Ajudam, mas pouco, dado o problema estar a montante.
Mais ainda, usando o exemplo aparentemente "absurdo" de em países com -20° se chegar a abrir janelas para não ter calor em casa, então ainda mais justifica o disparate que é o nosso parque habitacional. Sendo o nosso clima muito mais ameno que esses locais, então parece-me óbvio que construções decentes com eficiência energética permitiriam que se mantivesse casas numa temperatura agradável com pouca despesa energética. Isso sim deveria ser o normal...
Para não falar do outro lado, do calor, onde obviamente este fator de boa construcao e isolamento também evitaria tremendos desconfortos e problemas de saúde pública com mortalidade nas ondas de calor.
Colega @"Charneca" Mundial , lamento mas neste assunto estás a mandar os tiros todos ao lado...
![](http://emoji.tapatalk-cdn.com/emoji28.png)
Última edição: