Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Se tivesse em seca, arranjavas outra coisa para negar tudo aquilo que vai sendo mais evidente.
Teres dito que não é normal os solos estarem encharcados no Noroeste em pleno inverno, deu para rir. Então e quanto aos menos 20% de água no solo no Baixo Alentejo e Algarve, não tens nada a dizer??
ainda dizes que não falas mal, não me viste a negar a seca do sul pois não

ainda dizes que não falas mal, não me viste a negar a seca do sul pois não
E não falo, ou disse que tinhas negado a seca a sul? No entanto, já que falaste na chuva moderada e severa a norte do Tejo, também gostava de saber o que tinhas a dizer sobre a seca severa e extrema que começa a assolar o sul do continente. Segundo o que dizes, o inverno tem sido normal...
Tudo menos isso, peço desculpa.
não é ou todos os Fevereiros são iguais
Nunca nada é igual, mas os invernos já acabam por o ser, sempre com o anticiclone cá colado.
No entanto, a tendência é que surjam mais meses com temperaturas acima da média e isso tem sido bastante evidente.

Fico-me por aqui porque isto vai dar sempre ao mesmo. Cumprimentos!

É inegável que Fevereiro foi muito quente.

Posto isto vejo alguns users a falar da chuva no litoral norte ser normal.

Normal em 30 dias de Novembro ter 29 dias de chuva??? Vocês vivem onde mesmo? Se por um lado foi extremamente quente o Fevereiro, não custa nada admitir que não é normal ter um Novembro que nem vi sol, acumulou 400 mm e Dezembro o mesmo. Nos relatórios diz mesmo que foi EXTREMAMENTE CHUVOSO no litoral norte. Não vejam só o lado que vos convém por favor.

Normal em 30 dias de Novembro ter 29 dias de chuva??? Vocês vivem onde mesmo? Se por um lado foi extremamente quente o Fevereiro, não custa nada admitir que não é normal ter um Novembro que nem vi sol, acumulou 400 mm e Dezembro o mesmo. Nos relatórios diz mesmo que foi EXTREMAMENTE CHUVOSO no litoral norte. Não vejam só o lado que vos convém por favor.

Lol, eu referi alguma vez a precipitação? Sim, Novembro e Dezembro foram chuvosos, isto no geral, Janeiro seco, e Fevereiro extremamente seco, em termos de frio, foi algo que não se viu no inverno.

Boas, o litoral Norte sim já precisava de um mês assim mais seco, choveu bem e bem, mas por favor vejam também como estão as coisas a sul do tejo e principalmente o alentejo e algarve, não olhem só para uma região do pais mas sim para um todo em geral e no geral a coisa já começa a ficar mais preocupante, se não chover em Abril, o sul está condenado.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
então mostra mapas com os solos em capacidade de campo de dezembro a março
Naturalmente não estão em CC continuamente de dezembro a março, nem neste ano hidrológico estiveram senão a partir do final do ano. Mas é ridiculo dizer que é anormal os terrenos estarem em CC a norte do Mondego em fevereiro. Todos os anos há semanas seguidas com os terrenos em redor da minha casa com poças de água, pequenas lagoas e o solo saturado. E estou longe de viver no meio duma cidade.

Última edição:
Entretanto parece que amanhã o Litoral Norte terá uns chuviscos. Já na próxima semana vem o calor para todo o país, com máximas acima dos 20°C e localmente superando os 30°C. :calor:
Que ano este... :scared:

• Gosto
Reactions: joselamego
Não sei onde viste tal coisa mas quanto muito chegarão aos 27c e mesmo assim não sei.
Os diversos modelos mostram 31ºC na zona de Sevilha e próximas dos 30ºC em alguns locais do interior sul na quarta-feira.
ECM:
RCtdY9V.png

GEM:
CHGQrtt.png

ICON:
Z88AXJT.png

Entretanto, o GFS não prevê tais valores. Tenho notado que é um modelo que prevê temperaturas sempre mais baixas do que os restantes e acaba por falhar.
wFOhafr.png

Previsão automática do IPMA para Alcoutim (por exemplo):
MtaTakl.png

Como já tinha dito até dia 15 nada de precipitação e já se começa a ter uma ideia mais para a frente com hipóteses de continuação de tempo seco.
Pior que a seca que já é um dado adquirido é a falta de chuva nesta altura. Há-de chover um dia mas será mais um proforma.
Tenho muita curiosidade para saber como se comportará o tempo nos próximos meses... Neste momento mais parece que estamos em Maio... Nos próximos meses teremos Verão, Primavera ou Inverno...?