Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boas
Bem pouco a dizer..
Teremos amanhã ainda um dia fresco de forma geral e depois sábado a segunda dias com temperaturas normais de Março.
Entre a próxima terça a quinta/sexta provavelmente as máximas poderão chegar aos 26/27 c em alguns locais. Após isso muita incerteza embora os modelos apontem para um padrão mais fresco e instável.
De forma geral este mês deverá ser por estas bandas mais um mês seco e quente!

hoje naquele belo pasquim chamado CM TV, uma noticia em clima de festa: está a chegar a primavera?

e a seguir: temperaturas acima dos 25º

e era uma alegria, porque os dias frios e chuvosos ao que parece iam ficar para trás nos próximos tempos.

como se este inverno tivesse sido frio e chuvoso, esta gente mete-se nojo e desculpem o desabafo, podem ver os campos a morrerem por falta de água mas o que interessa é sol, calor e praia.
vem um dia mais fresco ou com chuva, e cai o carmo e trindade porque nunca mais acaba o inverno e já chateia a chuva e o frio...............patéticos.

hoje naquele belo pasquim chamado CM TV, uma noticia em clima de festa: está a chegar a primavera?

e a seguir: temperaturas acima dos 25º

e era uma alegria, porque os dias frios e chuvosos ao que parece iam ficar para trás nos próximos tempos.

como se este inverno tivesse sido frio e chuvoso, esta gente mete-se nojo e desculpem o desabafo, podem ver os campos a morrerem por falta de água mas o que interessa é sol, calor e praia.
vem um dia mais fresco ou com chuva, e cai o carmo e trindade porque nunca mais acaba o inverno e já chateia a chuva e o frio...............patéticos.
frio até não foi mas não fora do normal e chuvoso o país anda a duas velocidades do eixo Montejunto Estrela para norte já não se pode com a chuva o solo esta saturado e os taludes mais inclinados já mostram derrocadas e daí para sul é o oposto sem chuva e quente

frio até não foi mas não fora do normal e chuvoso o país anda a duas velocidades do eixo Montejunto Estrela para norte já não se pode com a chuva o solo esta saturado e os taludes mais inclinados já mostram derrocadas e daí para sul é o oposto sem chuva e quente
Não acho que seja devido aos nortenhos que surgem estas notícias, até porque a maior parte dos jornalistas destes jornais são de Lisboa. :rolleyes:

Quando falo com pessoas noto uma coisa curiosa na população citadina: esquece-se bastante rapidamente do que era normal após uma certa sucessão de anos.
Por exemplo, após vários verões extremamente quentes na década de 2000 e no período de 2015 a 2017, as pessoas esqueceram-se realmente do que era um "verão". Tanto que, nos dias de hoje, quando as temperaturas estão nos valores normais ou ligeiramente acima, é quase como se o céu caísse de críticas. :angry:

O mesmo está a acontecer lentamente com o Inverno. Tem vindo a surgir nos últimos anos a "caricatura" que os invernos em Portugal são soalheiros e amenos. As gentes da cidade até já ignoram a chuva e o frio. Qualquer dia este tempo que temos tido passará a ser considerada a "normal" no Inverno. :facepalm:

Nós aqui no fórum somos uns completos malucos para a maior parte da população. A maior parte do povo é analfabeto em questões relacionadas com o clima, e isso é bem visível nas conversas que se veem por aí nas redes sociais. :sad:

Venho eu, em defensor do diabo: :D

Ora vejamos: Não é, isso que as previsões do IPMA indicam para a próxima semana com temperaturas acima de 25ºC em algumas regiões? Estão a mentir, claro que não...

Vá lá, que disseram que é a Primavera, porque já li num facebook ligado à meteorologia a falar de temperaturas de Verão, mas aí já não estão a fazer sensacionalismo?

Em alguns desses facebook's quando chove vem sempre aí o fim do mundo, é rara a vez que não vejo em períodos de instabilidade vai ocorrer tornados, granizo enorme, trovoadas e o diabo a quatro, aí já não é sensacionalismo será o quê? :lol:

Algarve precisa de reutilizar água para travar seca

https://www.cmjornal.pt/sociedade/d...-agua-para-travar-seca?ref=Pesquisa_Destaques

Reportagem: https://www.cmjornal.pt/multimedia/...e-precisa-de-reutilizar-agua-para-travar-seca

Nem sei, como o pasquim faz notícias tão interessantes como esta e já fez várias reportagem sobre a seca no Algarve-.

Sensacionalismo existe em todos os lados e quem tem sites, blogs ou facebook's para crescerem a grande maioria vai pela via do sensacionalismo, é a forma mais fácil e rápida de crescer, nunca fui grande defensor do sensacionalismo tanto que não faço publicações sensacionalistas no meu blog, faço previsões semanais erro e acerto mas nunca publiquei nada como vai ocorrer tornados, vem aí temperaturas de Verão etc etc, mas se calhar se fizesse teria muito mais gostos.

Deixo aqui uma questão: Se a maioria diz que as pessoas gostam de sol e calor então expliquem lá, porque no Inverno tenho mais visitas em dias de chuva do que em dias a fio com sol, como tem sido este Inverno? :intrigante:

Não acho que seja devido aos nortenhos que surgem estas notícias, até porque a maior parte dos jornalistas destes jornais são de Lisboa. :rolleyes:

Quando falo com pessoas noto uma coisa curiosa na população citadina: esquece-se bastante rapidamente do que era normal após uma certa sucessão de anos.
Por exemplo, após vários verões extremamente quentes na década de 2000 e no período de 2015 a 2017, as pessoas esqueceram-se realmente do que era um "verão". Tanto que, nos dias de hoje, quando as temperaturas estão nos valores normais ou ligeiramente acima, é quase como se o céu caísse de críticas. :angry:

O mesmo está a acontecer lentamente com o Inverno. Tem vindo a surgir nos últimos anos a "caricatura" que os invernos em Portugal são soalheiros e amenos. As gentes da cidade até já ignoram a chuva e o frio. Qualquer dia este tempo que temos tido passará a ser considerada a "normal" no Inverno. :facepalm:

Nós aqui no fórum somos uns completos malucos para a maior parte da população. A maior parte do povo é analfabeto em questões relacionadas com o clima, e isso é bem visível nas conversas que se veem por aí nas redes sociais. :sad:
Boa noite,
Concordo com os vossos comentários, embora dê um certo desconto aos jovens (ex. nascidos depois de 2000) por considerarem como normal um inverno ameno como o que temos tido mais a sul. Isto porque não têm como comparação invernos mais agrestes do passado. Mantendo as devidas diferenças, sendo eu um rapaz maduro, assemelha-se às conversa do meu pai, nascido nos idos de 1938, explicando-me como o fevereiro era um mês tempestuoso. Tendo memória de alguns fevereiros duros, não os vivi como o meu pai, logo assumo como normal os fevereiros menos ásperos. Agora, que há uma tremenda falta de informação, desinteresse e percepção deturpada dos estados do tempo e dos ciclos das estações por parte de comunicadores e de profissionais com a obrigação de bem informar, sem qualquer dúvida. No fundo, acomodam a informação aos anseios (também deturpados) de uma parte substancial da população. Ex. Se tivermos um outubro e novembro com temperaturas elevadas, semelhantes às do final do verão, é uma alegria. Invertamos o cenário e olhemos para um abril e um maio com temperaturas frescas e relativamente chuvosos e, quais são os comentários? "que raio de clima (confundindo-o com o tempo) sempre frio e chuva. Então não estamos na primavera?!".

Boa noite,
Concordo com os vossos comentários, embora dê um certo desconto aos jovens (ex. nascidos depois de 2000) por considerarem como normal um inverno ameno como o que temos tido mais a sul. Isto porque não têm como comparação invernos mais agrestes do passado. Mantendo as devidas diferenças, sendo eu um rapaz maduro, assemelha-se às conversa do meu pai, nascido nos idos de 1938, explicando-me como o fevereiro era um mês tempestuoso. Tendo memória de alguns fevereiros duros, não os vivi como o meu pai, logo assumo como normal os fevereiros menos ásperos. Agora, que há uma tremenda falta de informação, desinteresse e percepção deturpada dos estados do tempo e dos ciclos das estações por parte de comunicadores e de profissionais com a obrigação de bem informar, sem qualquer dúvida. No fundo, acomodam a informação aos anseios (também deturpados) de uma parte substancial da população. Ex. Se tivermos um outubro e novembro com temperaturas elevadas, semelhantes às do final do verão, é uma alegria. Invertamos o cenário e olhemos para um abril e um maio com temperaturas frescas e relativamente chuvosos e, quais são os comentários? "que raio de clima (confundindo-o com o tempo) sempre frio e chuva. Então não estamos na primavera?!".
Não diria "jovens", até porque são mais os adultos que se esquecem destas coisas. :angry:

No entanto, mesmo assim, acho que as gentes se esquecem rapidamente das coisas. Não há muito tempo atrás tivemos verões e invernos frios... Em 2014, por exemplo, tivemos um verão frio, mas foi obscurecido pelos vários verões muito quentes dos anos seguintes. :facepalm:
E quem é que não se lembra do maravilhoso inverno de 2010 aqui no fórum? Ou daquelas trovoadas em abril de 2011 que duraram a noite toda?? ;)

• Gosto
Reactions: joselamego
Ficaria admirado se dissesses que tinha sido algo fora do normal. Achas que as temperaturas registadas ao longo do mês de fevereiro foram normais? O problema aqui é que não foi 1 dia ou 2, mas sim quase o mês todo.

Quanto à precipitação, tirando aquela situação excepcional em dezembro, as depressões mal desceram em latitude e nem pós frontais decentes surgiram. Saudades de sistemas frontais que atravessavam o país com muita chuva e uma valente descida de temperatura logo de seguida. Até eu que sou novo, sei que este padrão é tudo menos tempestuoso. No entanto, basta uma frente ter força para chegar cá e deixar uns restos, e é logo o fim do mundo nas notícias. Vento tem havido algum, mas não é devido a tempestades ao contrário do que se diz.

Ficaria admirado se dissesses que tinha sido algo fora do normal. Achas que as temperaturas registadas ao longo do mês de fevereiro foram normais? O problema aqui é que não foi 1 dia ou 2, mas sim quase o mês todo.

Quanto à precipitação, tirando aquela situação excepcional em dezembro, as depressões mal desceram em latitude e nem pós frontais decentes surgiram. Saudades de sistemas frontais que atravessavam o país com muita chuva e uma valente descida de temperatura logo de seguida. Até eu que sou novo, sei que este padrão é tudo menos tempestuoso. No entanto, basta uma frente ter força para chegar cá e deixar uns restos, e é logo o fim do mundo nas notícias. Vento tem havido algum, mas não é devido a tempestades ao contrário do que se diz.
Fevereiro não teve nada de normal, já que foi o mais quente desde que há registo.

Boas,

Os primeiros dias de Março trouxe tempo chuvoso a norte e seco a sul, e tempo muito frio a norte e na média ou algo acima a sul.
Agora a partir de amanhã mas sobretudo a partir de segunda teremos temperaturas caraterísticas de Maio na ordem dos 23 a 26 e essa situação vai durar até dia 13 no máximo.
Essa situação fará com que a primeira quinzena tenhamos temperaturas acima da média a sul, bem acima por sinal.
Após estes dias teremos posteriormente tempo mais fresco e instavel

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Os chorões estão em todos os quadrantes.
O meu lado chorão salta à vista no verão. Então quando vejo aqui pessoal a reclamar pelos 35ºC de julho e estou em Aveiro com os meus espetaculares 22ºC... ui ui
Privamera e Outono é para termos tempo assim assim
Inverno é para termos frio, chuva
Verão é para termos tempo quente. Não tem que estar tudo arder, mas ter máximas de 25ºC na maioria dos dias seria bom

O normal nisto é nosso canto ser mais importante do que o canto dos outros. É um resumo um bocado triste mas é o que se retira desta choradeira toda.

Por aqui de Outubro a Dezembro, todos os meses tiveram precipitação acima da méda, as máximas estiveram aproximadamente na média e as mínimas acima da média.
Janeiro e Fevereiro tiveram precipitação abaixo da média, e máximas e mínimas acima da média, principalmente Fevereiro.

Este ano hidrológico está nos 1000mm mais coisa menos coisa, nada mau.

lá porque não gostam não deixa de normal, mas já sei da opinião para tal existe outro tópico sobre o Apocalipse do clima
:lol:
É normalíssimo o mês de fevereiro ter uma anomalia na temperatura de quase +3ºC. No entanto, não vale a pena perder tempo a "discutir" este tema contigo, porque só tu é que tens razão. Todos os outros que referem aquilo que não te agrada, só inventam e estão errados.