Thomar
Cumulonimbus
Alguém tire esta estação do fundo do poço....
Entretanto, os modelos mais "secundários" (gem, icon) prevêem uma evento frio e seco. Enquanto não houver consenso entre todos, não vale a pena tirar conclusões daquilo que poderá acontecer a partir da próxima semana porque por vezes, o ECM e principalmente o GFS, acabam por seguir estes modelos.
Pessoalmente, primeiro mil vezes que chova do que haver geadas...
Geadas nesta altura iriam causar certamente alguns prejuízos, ainda por cima num ano em que as plantas, etc estão bem avançadas. Para além disso, uma entrada seca é sempre má pois, agrava a secura que recuperou um pouco nos últimos dias.
De uma situação mais invernal não nos devemos livrar, resta saber de que maneira a teremos. Vamos acompanhando!
E no ECM também, basicamente todos os modelos preveem acumulados baixos, se bem que o Icon e Gem no geral sempre preveram uma entra entrada fria e seca, mas veremos o que acontece.Grande corte do GFS na precipitação para a próxima semana
24 horas depois, as previsões atuais vão ao encontro daquilo que eu disse. Alguma precipitação residual na região sul segundo o GFS e o ECM e pouco mais, isto se amanhã não retirarem também a pouca que resta como o ICON mostra. Abril vai começar com uma situação típica de janeiro. No ano passado também só nevou na serra de S. Mamede em abril, portanto, não fico admirado com esta situação.EU pessoalmente acredito mais num cenario de chuva em especial no centro e sul e neve nos locais do costume mas e como dizes teremos de aguardar mais um pouco para ter maiores certezas.
24 horas depois, as previsões atuais vão ao encontro daquilo que eu disse. Alguma precipitação residual na região sul segundo o GFS e o ECM e pouco mais, isto se amanhã não retirarem também a pouca que resta como o ICON mostra. Abril vai começar com uma situação típica de janeiro. No ano passado também só nevou na serra de S. Mamede em abril, portanto, não fico admirado com esta situação.