Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
O GFS nesta saída da 00h a mostrar neve na minha região a 350 metros. Penso que ainda poderá haver surpresas quanto á pouca precipitação que possa cair. Regiões como Serra d Aire, Alto Alentejo, zona de Marvão pode vir a ter alguma surpresa.

Na run das 06h desaparece o frio...

• Gosto
Reactions: joselamego
A temperatura, neste caso na Torre, cai duns "agradáveis" 8ºC para uma máxima de 3ºC no dia seguinte. Uma queda de 5ºC da temperatura!!! :surprise: :cold:
Até não é muito significativo, há descidas de temperatura bem piores de um dia para o outro, e até mesmo numa questão de horas ou minutos como por vezes acontece com as trovoadas.
Noutro sentido, este ano por exemplo, com o facto de termos tido temperaturas primaveris no mês de fevereiro, cheguei a ter quase 15ºC de diferença em relação a Portalegre durante a noite. A cidade tinha quase 20ºC e eu registava uma temperatura abaixo dos 5ºC devido à inversão térmica. :D Isso sim é caso para ":surprise:", porque numa questão de km's presenciamos um valente contraste térmico.

Estou preocupado com a possibilidade de temperaturas noturnas a rondar os 0ºC para a minha zona [GFS] e a consequente formação de geada, o que seria péssimo para o meu batatal (que está tão bonito) e originaria possivelmente muitos estragos em explorações agrícolas nesta altura do ano :/ Por outro lado, há outros modelos, como o ICON, que prevê alguma chuva e tempo nebulado. Vamos ver... só espero que resistam se se confirmar uma entrada seca.

A previsão do IPMA fala em neve durante a noite em povoações como Marvão, Guarda, Pampilhosa da Serra, Sabugal ou Fornos de Algodres. :surprise:
Para além disso, as temperaturas irão estar bem próximas dos 0°C nos vales do Maciço Central, Serra de São Mamede ou a Norte de Lisboa. Algo me diz que irá nevar em serras como Montejunto ou Aire e Candeeiros. :cold:
No Algarve não deverá nevar. A vaga de frio não afetará o Algarve e o Baixo Alentejo, de todo. A chuva no Algarve poderá render até 30 mm nos próximos 2 dias. :rain:

Esta fica emoldurada... Neve para Portalegre cidade na horária :lmao:

Bg1cQVE.png

Mas ja nevou varias vezes em Portalegre, claro que é sempre um evento muito incomum...
Neve a sério na cidade, já lá vão uns anitos... eu que vivo a 600m de altitude, a última vez que nevou aqui foi em 2013, depois disso já ocorreram alguns episódios de neve a cotas mais altas, mas também não acredito muito que seja este evento a trazer neve à cidade, pelo menos a acumular, quando muito pode acumular em cotas mais altas, mas veremos, se há precipitação.

Mas ja nevou varias vezes em Portalegre, claro que é sempre um evento muito incomum...

Pouco comum nas últimas duas décadas, porque até então era raro o ano em que não caiam alguns flocos. Estudei cá no secundário e no superior e recordo-me de várias situações de neve na cidade.
Atenção que Portalegre também conhecida como a Cidade Branca. Segundo um dos meus professores do secundário, a alcunha não se devia somente ao casario branco típico da cidade, mas também ao facto de ser raro (em meados do século passado) o ano em que não nevava copiosamente.

Pouco comum nas últimas duas décadas, porque até então era raro o ano em que não caiam alguns flocos. Estudei cá no secundário e no superior e recordo-me de várias situações de neve na cidade.
Atenção que Portalegre também conhecida como a Cidade Branca. Segundo um dos meus professores do secundário, a alcunha não se devia somente ao casario branco típico da cidade, mas também ao facto de ser raro (em meados do século passado) o ano em que não nevava copiosamente.
Verdade, outros tempos, hoje em dia caem meia dúzia de flocos e é uma festa.:rolleyes:

:cold: esperemos para ver essas famosas simulações as antigas previram mas estas que usam não sei o quê é que são fantásticas, até o dia de hoje estou a espera de simulações do passado que tenham acertado
:D
esperemos para ver essas famosas simulações as antigas previram mas estas que usam não sei o quê é que são fantásticas, até o dia de hoje estou a espera de simulações do passado que tenham acertado

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e RStorm