Walker
Cumulus
Boas, vale o que vale, interessa o que interessa. Nem sei se será aqui o local indicado para postar, mas hoje já vi andorinhas por aí!
Uma vez que os pólos terrestres estão a mudar, quando o pólo norte passar para o sul e o pólo sul passar para o norte
É uma ironia...What?![]()
É uma ironia...
Cum caraças, esta gente não tem sentido de humor!![]()
Boas, vale o que vale, interessa o que interessa. Nem sei se será aqui o local indicado para postar, mas hoje já vi andorinhas por aí!
Ainda não vi, mas já me lembro de as ver em pleno fevereiro, julgo que a meio do mês, aqui pelo norte.
Há anos mais propícios à vinda antecipada delas.
Corroios tem imensas andorinhas durante a primavera e início do verão. Todavia, aqui na Charneca nunca as vi. Podia ser algo relacionado com o mar, mas não me parece, já que também há imensas andorinhas em Cabanas de Tavira, e Cabanas de Tavira até está mais próximo do mar que a minha zona. Em Marvão também havia muitas quando estive por lá há 2 anos.Estive na Base Aérea do Montijo no dia 26 de Janeiro e as andorinhas já lá se encontravam. Aqui pelo Feijó ainda não as vi e tenho ninhos no prédio.
2014 foi o último ano de jeito, ou pelo menos no que toca ao inverno. Nesse ano, diria que caíram quase 1000 mm por aqui.Já que não chove e para dar mais alguma vida ao Fórum, nada melhor que recordar tempos passados:
Continente: Previsão para Terça-feira, 01 Abril 2014
INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser, por vezes, fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a
cota para 1200/1400 metros.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando moderado
a forte (30 a 45 km/h) no litoral, com rajadas da ordem de 80 km/h,
e sendo forte a muito forte (45 a 60 km/h), nas terras altas, com
rajadas da ordem de 90 km/h.
Pequena descida da temperatura máxima.
Só neste dia caíram em Alvalade Sado 72,0 mm. Foi no dia das mentiras, mas foi realidade, bons tempos!!
Boas,
Continua sem nada no horizonte e mantém se a tendência... de não haver sinal de chuva e as temperaturas continuarem acima da média.
Que implicações tal situação poderá originar a nível das barragens... Veremos??
Tirando aquela semana em dezembro, não houve nada digno de inverno até ao momento, pelo menos por aqui. Tivemos a cut-off a meio de janeiro, que não foi nada por aí além e o rio atmosférico no final do mês que da zona de Coimbra/Aveiro para baixo não deixou nada de jeito em termos de precipitação. Além disso, esse regime era mais interessante se afetasse uma região que necessita de chuva e não uma que já não está com ela pelos cabelosPenso que ate tivemos um bom Inverno em termos de chuvas aqui no Centro, mas muito decepcionante em frio e geadas.
Mas, de qualquer forma as previsões de longo prazo não são nada animadoras para Março, espero que estejam erradas.
Penso que os Invernos estao cada vez mais fracos, quanto a isso nao ha nada a fazer...a nossa geração irá ver essa facto cada vez mais consistente nesta década. Ate podemos ter um inverno normal, seguido de muitos amenos e muito pouca chuva.
Ah que saudades do Carnaval à antiga na neve da Estrela, com frio pelo pais todo e aqueles foliões vestidos como se fosse Brasil, mas a rapar um frio a sério!![]()