VimDePantufas
Nimbostratus
A precipitação que entra pelo litoral em nada é afectada pela altitude .A altitude terá algo a haver para ter mais precipitação mais perto do litoral neste tipo de entradas ou isso não terá qualquer relevância ?
A precipitação que entra pelo litoral em nada é afectada pela altitude .A altitude terá algo a haver para ter mais precipitação mais perto do litoral neste tipo de entradas ou isso não terá qualquer relevância ?
Mas eu referia-me á precipitação que vem de leste. Normalmente nas serras existe mais viabilidade de precipitação doque os locais de baixa altitude.A precipitação que entra pelo litoral em nada é afectada pela altitude .
Que esse descanso se confirme
Já há algumas saídas que o GFS prevê alguma coisa para estas bandas. Já não levaria como devaneio.
Já há algumas saídas que o GFS prevê alguma coisa para estas bandas. Já não levaria como devaneio.
Estive agora a ver no IPMA as previsões horárias de temperatura para amanhã nalguns locais e são de facto no mínimo hilariantes. Com o céu nublado desde o início da manhã, vento moderado de nordeste constante e sensação térmica horrível, as previsões horárias de temperatura apontam para... Subida em flecha das mesmas ao longo do dia, com vento constante, windchill baixo e sem sol. Por isso não me admira que tanto o ECMWF como o próprio IPMA só esteja a prever neve para cotas médias. De facto estas previsões do ECMWF para amanhã são absolutamente hilariantes, ou não fosse o ECMWF um desastre em termos de previsões de chuva/neve/trovoada quando se tratam de cut-offs, o verdadeiro ponto fraco do ECMWF. Enquanto o GFS continua a insistir na cota zero, o ECMWF continua a insistir em cotas de 500 metros quando na realidade ela está bem mais baixa. Muita gente critica o GFS... mas este modelo quando se trata de cut-offs costuma ser bem mais certeiro do que o ECMWF. Um bom exemplo disso foram as cut-offs que nos afectaram em 2020. Quando se trata destas sinópticas, o ECMWF é de facto uma verdadeira casa a arder, não dá uma para a caixa!!!
Mais umas horas e posso confirmar ou não esse facto. Na minha intuição, o GFS está mais próximo da realidade do que o ECM, no que toca à cota de neve. Espero que também nas precipitações
Óbvio que o GFS está muito mais próximo da realidade do que o ECMWF, tanto na cota de neve como na precipitação. Basta só olhar para o nowcasting.
Tenho a plena convicção de que amanhã será um dia bastante negro para o ECMWF.
As cotas de neve de ambos são as mesmas. A precipitação é ligeiramente superior no GFS que no ECMWF, mas com diferenças mínimas.
O que me deixa ainda confuso em relação aos modelos é a previsão das temperaturas nos próximos tempos, o GFS mantém o frio e o ECMWF já está a prever aumento das temperaturas a partir da próxima sexta, dia 15. Será que o ECMWF esteja a prever o regresso do AA?