Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Faro teve em Dezembro somente cerca de 12 mm, enquanto que este mês com a chuva de hoje leva cerca de 8 mm.
Olhando aos próximos tempos será de assinalar que a hipótese de chover será bastante baixa por estas bandas e como se sabe ao contrário do Outono, os meses de Inverno são normalmente bastante idênticos.
Assim sendo pelo menos a sul espero mais um mês seco, será apenas mais um Inverno igual a tantos outros recentes.
A minha dúvida reside na Primavera.

Faro teve em Dezembro somente cerca de 12 mm, enquanto que este mês com a chuva de hoje leva cerca de 8 mm.
Olhando aos próximos tempos será de assinalar que a hipótese de chover será bastante baixa por estas bandas e como se sabe ao contrário do Outono, os meses de Inverno são normalmente bastante idênticos.
Assim sendo pelo menos a sul espero mais um mês seco, será apenas mais um Inverno igual a tantos outros recentes.
A minha dúvida reside na Primavera.

Amanhã vai ser uma lotaria a neve no distrito de Santarém. A minha ida a Fátima já tinha ido por água a baixo a partir do momento em que os modelos afastaram a hipótese de os aguaceiros do mar entrarem no litoral. Mesmo assim aquela previsão de chuva do IPMA para Santarém deixa-me inquietante. A própria capital de distrito poderia ter uns flocos se lá chegassem os aguaceiros, ou não dada a fraca intensidade..

O IPMA está tão conservador nas previsões. Cota de 400/600 metros, chuva para Portalegre com temperaturas entre 2 e -1ºC e neve na previsão horária... até arrisco dizer que Évora vai ter um manto branco.

Pessoal de Lisboa, ainda há uma luz lá no fundo, pequena, mas acesa, ainda dá para ter em conta, vamos a ver, o GFS tem andado sempre a descontar, mas ainda deixou a base:

skk58GD.png

https://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=38.78&lon=-9.39&lang=en&type=txt&units=m
Serra de Sintra, vamos ver no que pode vir, já me dava por contente ver flocos

q2JHLV1.png

Já o ECM coloca tais flocos a cair a partir do Leste de Lisboa, sim, seria apenas uns flocos, nada de mais, mas acho que já seria bom, é ver se vier

Bom dia.

Nos eventos anteriores o radar tem ficado "off". Ninguém me tira da cabeça que é PROPOSITADO, que algum(ns) mau(s) funcionário(s) do IPMA resolve "cortar" as pernas à comunidade amadora, como que o radar e a análise meteorológica fosse um FEUDO de uns quantos iluminados.

Também já reparei.. hoje (falo por mim) é mais uma questão de curiosidade para ver se se pode esperar que caia alguma coisa ou não, mas é excepcionalmente irritante quando se tratam de situações com muita actividade convectiva que é quando o radar faz mais falta e mais falha... às vezes parece mesmo má vontade.

já à alguns dias que os modelos mostram anomalias de pressão positiva no polo norte nos próximos dias, parece estar querer formar-se uma siberiana
EDH101-240.GIF
gfsnh-0-192.png

Quanto a essa suposta "nova siberiana" é melhor não ter expetativas. Porque depois da desilusão e do grande fiasco deste fim de semana para mim agora tudo é possível... Certezas só mesmo no próprio dia.

Os modelos estão a prever qualquer coisa para a segunda quinzena do mês e isso já é visível nos ensembles. Uma cut-off, uma entrada de norte? Veremos! :pray: :rain:

• Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego