Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Bem, vendo pelos modelos é quase certo que no sul até dia 19 não deverá cair nada e deverá continuar este tempo soalheiro que tivemos ontem e que estamos a ter hoje. A partir de dia 20, contudo, ainda há muita instabilidade nos modelos, mas é bem possível que tenhamos o regresso da chuva a todo o país, vendo pelos ensembles dos modelos ("cópia" de novembro de 2020?). Veremos o que acontece! :pray: :rain:

• Gosto
Reactions: joselamego
Faro teve em Dezembro somente cerca de 12 mm, enquanto que este mês com a chuva de hoje leva cerca de 8 mm.
Olhando aos próximos tempos será de assinalar que a hipótese de chover será bastante baixa por estas bandas e como se sabe ao contrário do Outono, os meses de Inverno são normalmente bastante idênticos.
Assim sendo pelo menos a sul espero mais um mês seco, será apenas mais um Inverno igual a tantos outros recentes.
Por estas bandas instala se o Inverno, instala se o anticiclone.
No Algarve so as barragens do Sotavento, tiveram alguma melhoria.
No Algarve central e Barlavento a miséria continua!
Será que o Inverno será como últimos 11 anos?
No final veremos!
Ainda bem que os teus dramas não se têm concretizado e sempre tem chovido qualquer coisa e entrado alguma água para as barragens. A falta de água tem sido uma realidade, portanto, esta parte do post foi desnecessária.

Só por curiosidade, em que média se baseiam esses 45%? A normal 1971-00 do Montijo é de apenas 55 mm
Onde você conseguiu ver essa normal para o Montijo e qual o site? Eu tenho uma tabela climática que foi fornecida por um colega, no qual diz que a média é de 90 mm em Fevereiro :intrigante:
Perto desse valor que você publicou, apenas tenho abril com 53 mm...

Onde você conseguiu ver essa normal para o Montijo e qual o site? Eu tenho uma tabela climática que foi fornecida por um colega, no qual diz que a média é de 90 mm em Fevereiro :intrigante:
O IPMA já teve uma estação na Base Aérea e as normais da mesma estão aqui.

Eu duvido que a média para o Montijo em Fevereiro sejam 90mm, mas não sei qual é exatamente a média...
Edit: tens aqui este site, pode haver diferenças na altitude.
https://pt.climate-data.org/europa/portugal/montijo/montijo-26064/

Eu duvido que a média para o Montijo em Fevereiro sejam 90mm, mas não sei qual é exatamente a média...
Edit: tens aqui este site, pode haver diferenças na altitude.
https://pt.climate-data.org/europa/portugal/montijo/montijo-26064/
Mas isso é baseado em interpolações, não é mau para se ter uma ideia do clima de uma região, mas para os lugares em que há normais verdadeiras, como é o caso do Montijo, estas são preferíveis
A estação ainda está funcional, os seus dados de agora podem consultados no ogimet (indicativo 08534)
@RStorm pode-se ver aqui:
http://ogimet.com/cgi-bin/gsynres?i...2021&mes=02&day=14&hora=00&ord=REV&enviar=Ver

Obrigado pela ficha amigo :thumbsup:

Tive a fazer a comparação e de facto esta tabela que tenho não bate nada certo... não sei aonde o meu colega a foi buscar :unsure: Não fazia ideia que os valores de precipitação fossem assim tão baixos, sempre pensei de serem um pouco mais altos :huh:

De qualquer das maneiras vou começar a usar esta nova tabela, pois pelos vistos é mais fiável. Obrigado ;)

-> http://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf.php?ech=72&mode=1&map=0&type=0&para=1

KEHWMDe.png

Última edição:

Tive a fazer a comparação e de facto esta tabela que tenho não bate nada certo... não sei aonde o meu colega a foi buscar :unsure: Não fazia ideia que os valores de precipitação fossem assim tão baixos, sempre pensei de serem um pouco mais altos :huh:

De qualquer das maneiras vou começar a usar esta nova tabela, pois pelos vistos é mais fiável. Obrigado ;)
Os valores são realmente muito baixos, a precipitação anual é semelhante à de Sagres, que fica num cabo muito mais a Sul. Também não tenho a mínima noção de onde fica a base aérea de Montijo em relação à cidade

Bem, cada tabela que me apresentam nenhuma coincide :lol:
Obrigado pelos dados, mas vou me centrar mais na tabela que o @joralentejano me forneceu, parece ser a mais fiável e oficial. Obrigado na mesma :thumbsup:
Isto não são normais, são os dados reais dos últimos dias na estação, peço desculpa se não me expliquei bem, as normais do @joralentejano são as corretas, as que o IPMA usa

90mm é a média de Lisboa para este mês, mas em Abril é de 64mm, portanto também não se poderá ter baseado nos dados de Lisboa visto teres dito que 53mm era o valor desse mês para o Montijo.
Tinha ideia que a Margem Sul fosse uma zona algo seca, mas também não pensei que tivesse valores tão baixos. A média anual é praticamente a mesma de Elvas, que é uma das zonas mais secas do continente, mas está no extremo interior.
Esses são os valores que o IPMA utiliza e portanto, são bastante fiáveis. Os valores entre a Base Aérea e a cidade deverão ser praticamente iguais, pois não é muito distante e a altitude, que por vezes pode fazer alguma diferença, também não difere muito.
F43OYHW.png

Os valores são realmente muito baixos, a precipitação anual é semelhante à de Sagres, que fica num cabo muito mais a Sul. Também não tenho a mínima noção de onde fica a base aérea de Montijo em relação à cidade

Sim, de facto também acho que os valores são muito baixos, mas não é por acaso que esta zona costuma ser a menos beneficiada da Península de Setúbal em qualquer evento e já tinha reparado nesse pormenor há algum tempo, mas pensava ser "má sorte"... pelos visto não :hmm:

A base aérea fica a pouco mais de 4 Km da cidade, mas já tinha visto que há uma diferença abismal entre essa estação e as outras amadoras pela cidade. O meu vizinho @rozzo é que costuma publicar alguns dados dessa estação e por aí dá para ver as enormes variações climáticas desta zona em tão pouca distância.