Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Isto não são normais, são os dados reais dos últimos dias na estação, peço desculpa se não me expliquei bem, as normais do @joralentejano são as corretas, as que o IPMA usa
Eu é que peço desculpa, não tinha reparado nas datas do lado esquerdo :o

@RStorm Queria relembrar que os dados climatológicos das estações do IPMA estão todos aqui: ;)
https://www.meteopt.com/forum/topic...opt-com-base-nos-dados-do-ipma.10281/pagina-2

Tinha ideia que a Margem Sul fosse uma zona algo seca, mas também não pensei que tivesse valores tão baixos. A média anual é praticamente a mesma de Elvas, que é uma das zonas mais secas do continente, mas está no extremo interior.
Os valores na realidade não me surpreendem. De facto, a Península de Setúbal é incrivelmente diversa ao nível do clima e muitas vezes ignorada. Faço uma comparação entre os dados da precipitação na minha zona (dados interpolados com um grau de fiabilidade de 95%) e os dados de precipitação do Montijo, apresentados nos documentos ou páginas anteriores: :rain:

Mês - Charneca de Caparica/Montijo
Janeiro - 102 mm/71 mm
Fevereiro - 91,7 mm/55 mm
Março - 53,7 mm/35,8 mm
Abril - 82,2 mm/51,8 mm
Maio - 41 mm/44,3 mm
Junho - 11,9 mm/15,2 mm
Julho - 0,9 mm/3,2 mm
Agosto - 4,3 mm/3,8 mm
Setembro - 17 mm/24,6 mm
Outubro - 66,2 mm/57,3 mm
Novembro - 113,1 mm/81,6 mm
Dezembro - 125,2 mm/97,1 mm
Anual - 709,2 mm/540,7 mm

Façam as vossas conclusões e tenham em atenção que a minha zona nem é sequer das mais chuvosas da região! :surprise:

@RStorm Queria relembrar que os dados climatológicos das estações do IPMA estão todos aqui: ;)
https://www.meteopt.com/forum/topic...opt-com-base-nos-dados-do-ipma.10281/pagina-2

Os valores na realidade não me surpreendem. De facto, a Península de Setúbal é incrivelmente diversa ao nível do clima e muitas vezes ignorada. Faço uma comparação entre os dados da precipitação na minha zona (dados interpolados com um grau de fiabilidade de 95%) e os dados de precipitação do Montijo, apresentados nos documentos ou páginas anteriores: :rain:

Janeiro - 102 mm/71 mm
Março - 53,7 mm/35,8 mm
Abril - 82,2 mm/51,8 mm
Maio - 41 mm/44,3 mm
Junho - 11,9 mm/15,2 mm
Julho - 0,9 mm/3,2 mm
Agosto - 4,3 mm/3,8 mm
Setembro - 17 mm/24,6 mm

Façam as vossas conclusões e tenham em atenção que a minha zona nem é sequer das mais chuvosas da região! :surprise:
A zona da Arrábida é claramente a mais chuvosa da Península de Setúbal. Aliás, onde haja serras já se sabe sempre qual a zona mais chuvosa da região. :p
Este mapa é do SNIRH, ou seja, dividido pelas bacias hidrográficas, mas as cores são bastante percetíveis e nota-se claramente que a zona envolvente do Estuário do Tejo tem valores idênticos aos de grande parte do interior alentejano ou da região sul.
U8kpm9G.gif

A zona da Arrábida é claramente a mais chuvosa da Península de Setúbal. Aliás, onde haja serras já se sabe sempre qual a zona mais chuvosa da região. :p
Este mapa é do SNIRH, ou seja, dividido pelas bacias hidrográficas, mas as cores são bastante percetíveis e nota-se claramente que a zona envolvente do Estuário do Tejo tem valores idênticos aos de grande parte do interior alentejano ou da região sul.
U8kpm9G.gif
O mapa do IPMA (e da AEMET) é semelhante:
1R1lRTE.png

As zonas baixas da peninsula de Setubal pouca chuva recebem . A zona da Quinta do Conde e Fernao Ferro , pouco chove , mesmo no Inverno . Tanta vez saio de Lisboa com chuva e passando Corroios a chuva parece que se esfuma. Há zonas baixas na margem sul que só não tem uma vegetação mais pobre devido aos nevoeiros e fortes orvalhos durantes as madrugadas , que ocorrem mesmo até no Verão.Isto já para não falar do forno que é a Quinta do Conde no Verão.

Obrigado :thumbsup:

Janeiro - 102 mm/71 mm
Março - 53,7 mm/35,8 mm
Abril - 82,2 mm/51,8 mm
Maio - 41 mm/44,3 mm
Junho - 11,9 mm/15,2 mm
Julho - 0,9 mm/3,2 mm
Agosto - 4,3 mm/3,8 mm
Setembro - 17 mm/24,6 mm

Eu sei que a Península de Setúbal é muito diversificada e acredito que estes dados sejam os oficiais, mas acho os valores um pouco baixos, principalmente aqueles 35,8 mm em Março :unsure: Mas pronto, o mapa que o @joralentejano apresentou só mostra que afinal eu estava enganado.

De qualquer das maneiras, essa comparação que fizeste com a Charneca só está a mostrar a "teoria" que eu deduzo há já algum tempo, de que esta zona é mais beneficiada e favorável com as depressões cut-off, ao contrário de ti que estás mais exposto com a atividade das frentes.
Se reparares, os valores por aqui apresentam-se mais elevados na época estival quando comparados com os teus, exatamente o oposto com o que acontece no inverno :intrigante:

Última edição:
Obrigado :thumbsup:

Eu sei que a Península de Setúbal é muito diversificada e acredito que estes dados sejam os oficiais, mas acho os valores um pouco baixos, principalmente aqueles 35,8 mm em Março :unsure: Mas pronto, o mapa que o @joralentejano apresentou só mostra que afinal eu estava enganado.

De qualquer das maneiras, essa comparação que fizeste com a Charneca só está a mostrar a "teoria" que eu deduzo há já algum tempo, de que esta zona é mais beneficiada e favorável com as depressões cut-off, ao contrário de ti que estás mais exposto com a atividade das frentes.
Se reparares, os valores por aqui apresentam-se mais elevados na época estival quando comparados com os teus, exatamente o oposto com o que acontece no inverno :intrigante:

O valor de Março não me parece estranho, uma vez que na normal 71-00 perdeu muita precipitação, que tem voltado a ganhar nos últimos anos em parte.

Ainda relativo a médias 71-00 na Península de Setúbal, eis aqui os dados de estações do SNIRH:

Alcochete: 516,2 mm (altitude: 13 m) - precipitação de Março: 34,6 mm
Canha: 701,6 mm (52 m)
Vila Nogueira de Azeitão: 729,4 mm (126 m)
Águas de Moura: 665,4 mm (17 m)

O valor 71-00 de março é excessivamente baixo, em todas as outras normais é mais alto, até mesmo nas mais recentes em que a precipitação anual desceu. Se considerarmos o período todo para o qual o IPMA disponibilizou dados, 1931-2020, o valor médio nacional de março é de quase 100 mm e é apenas ligeiramente inferior ao de fevereiro

É curioso, que as médias de precipitação, são mais altas em Abril e Maio do que Março.
É uma anomalia, não representa lá muito a realidade climática do nosso país, deve-se apenas a marços muito secos nas décadas de 80 e 90. Pegando no período inteiro 1931-2020 teríamos:
jan - 124 mm
fev - 99,7 mm
mar - 98,3 mm
abr - 77,2 mm
mai - 64 mm
jun - 30,5 mm
jul - 10,7 mm
ago - 12,5 mm
set - 41,9 mm
out - 95,8 mm
nov - 116,3 mm
dez - 127,7 mm
Usando um período mais longo de 90 anos em vez de "só" 30, essas variações desaparecem e temos um máximo em dezembro e um mínimo em julho, e não há esses casos de "sobe num mês, desce no seguinte, depois volta a subir"

Exato, também já tivemos Marços bem chuvosos recentemente, como em 2013 e 2018.
Sim, mas esses também não foram exatamente normais... Não me levem a mal, como meteo-louco eu gostei bastante desses dois marços, mas não é expectável que chova nem metade do que choveu nesses meses num março "normal"

Sim, mas esses também não foram exatamente normais... Não me levem a mal, como meteo-louco eu gostei bastante desses dois marços, mas não é expectável que chova nem metade do que choveu nesses meses num março "normal"
Mas em 2018, estávamos a atravessar uma grave seca, devido ao ano muito seco de 2017, para além do inverno estar a ser seco também, portanto, foi excelente ter chovido o que choveu nesse mês, o que choveu nesse ano em Março e Abril foi a " salvação" para o verão.