O mesmo se passou no início do último outono, mas ao contrário. Nunca vi tanta paranóia com o frio num início de outono como houve na segunda metade de setembro de 2020 e durante o outubro. Essas pessoas até questionavam outras que ainda andavam de t-shirt nessa altura (como eu, apenas na última década de outubro é que comecei a não despir a sweat e só no final de novembro/início de dezembro é que comecei a usar o casaco) como conseguiam andar apenas e só de t-shirt...
Lembro-me inclusivamente de num jogo Portugal x Suécia, realizado em meados de outubro, os comentadores a dada altura dizerem que a noite estava a ficar tão fria que não sabiam se era uma noite de outono ou se já era uma noite de inverno...
Essa paranóia do frio talvez tenha sido derivada do mês de julho ter sido extremamente quente, com temperaturas de 35 e 40°C dias a fio, penso eu...
O mesmo se passou com a chuva das últimas semanas, em que certas pessoas, habituadas aos invernos secos dos últimos anos, já andavam fartinhas de chuva até à ponta dos cabelos, já era chuva a mais. Só que se esquecem que antes de 20 de janeiro, esses mês seguia com
0 mm em muitos locais do país e o ano hidrológico estava a ser algo abaixo da média, com estas três semanas de chuva o ano hidrológico disparou para valores normais ou ligeiramente acima da média. Até ao momento está a ser um inverno normalíssimo em termos de precipitação e um ano hidrológico normalíssimo. Só que as pessoas, com tanto complexo que têm em relação à chuva que para elas um dia com 2/3 mm já é muita chuva
, "já têm as plantas todas podres por causa da chuva e que por isso o São Pedro podia muito bem fechar a torneira, este ano está ser claramente de chuva a mais". Basta virem um ou dois meses secos em termos de precipitação que grande parte do país entra novamente em seca meteorológica, portanto é importante que continue a chover até março ou abril, todo o cuidado ainda é pouco. Eu depois aí queria ver os comentários de quem dizem que está a ser "chuva a mais"...
Se com estas três semanas de chuva as pessoas já andavam desesperadas para que a chuva parasse, nem quero imaginar se viesse outro ano hidrológico como 2009/2010, e já nem falo do histórico 2000/2001. Ou mesmo se estivessem a morar no litoral norte do país. Seria o completo suicídio em massa.