Até no Inverno já nos queixamos da secura e do calor, enquanto mais no verão. O AA por contrapartida também cria zonas de bloqueio durante o Inverno, tirando bastante precipitação e ar frio, o que já traz por si muitos riscos ambientais a médio e longo prazo em certas regiões do país, o caso mais gritante é o Alentejo, onde até a água potável nem sempre chega a todos, porque as barragens não armazenam água suficiente. Para não ter que dizer que a erosão dos solos é cada vez maior e com uma área florestal(já por si própria residual) cada vez mais reduzida, trazendo graves consequências à economia, uma vez que nós somos o maior produtor de cortiça.
Portugal não é o caso único, logo de cabeça lembro-me da Austrália também que lida com um anticiclone extremamente teimoso, mas existe grandes diferenças uma delas é que a maior parte do território Austrália encontra-se acima do Trópico do Capricónio e a região interior da Austrália é constituído por longos desertos inabitáveis, enquanto que Portugal encontra-se na zona temperada do Hemisfério Norte e para já ainda não tem desertos, aliás as nossas temperaturas são demasiada quentes e secas para aquilo que é a nossa latitude, a Austrália nem tanto.
É o que temos e temos que lidar com isso, agora há que fazer a nossa parte em tornar o ambiente mais saudável, mas como já sabemos a malta só pensa em sol e praia, enquanto for assim a malta vai continuar a pensar que está tudo bem.
PS: Atenção não quero que levas isto como uma crítica dirigida a ti, mas sim é uma crítica dirigido ao povo em geral.