Nem mais, a meteorologia não é uma ciência exacta como todos sabemos, haverá sempre lugar ao imprevisto, mas há diversas situações que o IPMA poderia e deveria antecipar um pouco, ontem foi uma dessas. Colocar na previsão "possibilidade de chuva por vezes forte" tendo em conta a evolução do satélite e radar, não seria despropositado.
Ao indicarem "possibilidade" a previsão ficaria sempre resguardada, pois não era uma "certeza absoluta", nem isso é possível em meteorologia. Resumindo, o IPMA deveria antecipar mais um pouco as probabilidades, talvez fazer mais "Now Casting" digo eu...Ontem, por exemplo, lançaram o aviso amarelo já depois da chuva forte ter ocorrido, esse aviso foi pouco tempo depois retirado pois já não fazia sentido, portanto avisos são para antes não depois do evento.Ou seja, reconheceram a possibilidade de chuva forte, tanto que colocaram o aviso amarelo, mas foi já depois de ter ocorrido e a frente practicamente ter passado, pelo menos na parte mais activa que deu origem ao dilúvio de ontem.
Não estou, de modo nenhum a "atacar" o IPMA, apenas acho que poderiam melhorar um pouco nesse sentido, mais proactividade/antecipação e menos reactividade, pois para isso já chega o governo..
Por exemplo, para amanhã, na previsão descritiva o IPMA fala em chuva forte e persistente para o Grande Porto:
Previsão para 5ª feira, 18.fevereiro.2021
REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu muito nublado, com abertas a partir da manhã no litoral
a norte do Cabo Mondego e no interior Norte.
Períodos de chuva, persistente e por vezes forte no Minho e Douro
Litoral até início da manhã
Há avisos amarelo lançados para Viana e Braga, com início as 15 horas de hoje até ás 06 horas de amanhã por precipitação forte.
Por esta lógica, e como a previsão é para amanhã, o Distrito do Porto deveria também ter já lançado um aviso por precipitação, pois indicam chuva persistente e por vezes forte
até ao início da manhã de amanhã dia 18/02, colocavam horas diferentes dos outros Distritos, mas já deveria haver um aviso amarelo em concordância com a previsão descritiva