Mais uma ferramenta para se saber o que se passa nos Açores bravo.
Boas notícias para os Açores com o radar disponível, contudo quando se clica em mapa dinâmico somos redirecionados para o mapa de Portugal Continental, aliás no radar de Porto Santo acontece o mesmo.
Próximo passo, disponibilizar radar dinâmico para as Regiões Autónomas tal como no Continente, sendo regiões mais pequenas que Portugal, ainda faz mais sentido um radar dinâmico com ferramenta de zoom, a fim de serem melhor acompanhadas e localizadas as situações que ocorrem nas Ilhas.
Dada a distância grande entre Grupos, o Ocidental ficou de fora e as ilhas aparecem muito pequenas.
Paulo Moniz, que falava numa audição no âmbito do debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), salientou que “o radar recentemente inaugurado, que foi construído numa torre deixada ao abandono pelos norte-americanos, levou quatro anos a ser implementado”.
“O que está inscrito no OE 2021 é apenas a intenção da concretização desta rede de radares meteorológicos, que não se esgota no de Santa Bárbara, na Terceira, faltando implementar os das Flores e São Miguel, que exigem um valor estimado em mais de três milhões de euros”, frisou.
Na resposta, o Ministro do Mar afirmou que o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) “não tem orçamento para realizar a instalação” dos radares meteorológicos nas ilhas das Flores e São Miguel.
Dada a distância grande entre Grupos, o Ocidental ficou de fora e as ilhas aparecem muito pequenas.
Como bem ou menos bem, esse radar 'vigia' >98% da população, se calhar esse será o único ativo durante muitos, muitos anos. Vai uma aposta?
De resto, alguma célula mais interessante vai ter que ser analisada com lupa.
Faltam 4 dias para Março e ainda não há boletim de Dezembro.
É isto.
Não me tinha apercebido, de facto o Grupo Ocidental não aparece, clara falta de alcance do radar
O ideal era mesmo instalarem 3 radares, um e cada grupo e depois ( à semelhança do Continente) fazer o respetivo mosaico, embora os radares ficassem para consulta individual tal como cá.
Com um radar nas Flores ou Corvo, daria para ver mais para Oeste, etc.. assim como um em São Miguel, mais para Leste etc.. e verificar o que se aproximava com antecedência e claro, colocar mapas dinâmicos com zoom sobre as ilhas.
De referir que os Açores são, não raras vezes, atingidos por Furacões ( normalmente já em transição para Tempestades Tropicais).
Gasta-se tanto dinheiro mal gasto neste País e não há 3 milhões de euros para instalar mais dois radares?
Só digo isto, e aqui, no seguimento livre: o que são três milhões de euros no meio das "ajudas" a bancos?
Só digo isto, e aqui, no seguimento livre: o que são três milhões de euros no meio das "ajudas" a bancos?
O radar da Terceira não deverá analisar convenientemente os primeiros 2-3 quilómetros no GOr.
Eu acredito no frio nesta altura como acredito em coelhos a pôr ovos de Páscoa... Basta ver o que aconteceu ao frio que estava previsto no início de fevereiro - para onde foi?Será que os modelos estarão a "cozinhar" uma entrada bastante fria de norte lá para os dias 7/8 de março ou será apenas puro devaneio?
A resposta será dada nas próximas runs...
Eu acredito no frio nesta altura como acredito em coelhos a pôr ovos de Páscoa... Basta ver o que aconteceu ao frio que estava previsto no início de fevereiro - para onde foi?
Tendo em conta a sinóptica atual, o que é certo é que iremos ter dias bem amenos pela frente, com céu limpo no Norte e Algarve e alguma instabilidade no Interior no início do mês que vem. Depois é tudo ainda uma incógnita...