Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Parece que fechou as torneiras de repente!! O nosso clima está assim, passa de 8 a 80 de um dia para o outro. Aqui no Baixo Alentejo os solos continuam com humidade por baixo, mas em cima está formada uma crosta seca e dura provocada pelo Sol e ventos secos dos últimos dias o que está a provocar nos pontos mais altos já algum stress hídrico na vegetação.
 
Pois é... Os modelos pareciam estar a desenhar uma cut-off para o final do mês... mas a verdade é que já não resta cut-off nenhuma, só resta é tempo seco. Os solos à superfície já se notam que estão completamente ressequidos devido às temperaturas diurnas acima da média e ao vento de leste/nordeste dos últimos dias, apesar de ainda existir humidade nos fundos. A continuar assim e pelo andar da carruagem, em abril teremos novamente a seca meteorológica de volta. E eu já tinha aqui avisado em fevereiro de que bastaria vir um ou dois meses secos para a seca meteorológica regressar novamente, pois a chuva caída durante a segunda metade do outono e em todo o inverno foi apenas uma chuva normalíssima que ocorria noutros anos nessa altura, não foi nada de chuva acima da média nem nada de especial como muita gente andava a apregoar. O problema dessa gente foi de facto o período extremamente chuvoso verificado entre 20 de janeiro e 21 de fevereiro, sendo o período mais chuvoso desde março de 2018, que fez com que esse período de um mês equivalesse a um período de um ano. Esse pessoal já estava farto de tanta chuva, já era chuva a mais. E o problema é que esse pessoal até vai ficar pasmado com o facto dos solos à superfície estarem já ressequidos - ainda vão ter a lata de perguntar como é possível os solos estarem tão ressequidos, uma vez que, segundo eles, "choveu tanto" este ano. Esse pessoal que em fevereiro já andava fartinho da chuva até à ponta dos cabelos... Ainda vão acabar a desesperar pela chuva quando chegar o verão, tal como já foi dito aqui pelo @trovoadas. E as previsões para os próximos dias não são nada animadoras, antes pelo contrário...
 
  • Gosto
Reactions: LMMS e joselamego
Quase todo o Portugal está com precipitação acumulada acima do normal ou normal , isto pelo boletim do IPMA de Fevereiro . Apenas partes do Baixo Alentejo e o Algarve é que um pouco abaixo do normal, como tal se em Março nao chover grande espingarda no Norte e Centro nao tem problema nenhum . Em contrapartida o Algarve e Baixo Alentejo apesar de terem tido mais chuva que nos ultimos anos ainda precisam de mais uns bons milimetros para compor a coisa.



Precipitação acumulada desde 1 de outubro de 2020


O valor médio da quantidade de precipitação no presente ano hidrológico 2020/2021, desde 1 de outubro 2020 a 28 de fevereiro de 2021, 600.6 mm, corresponde a 106 % do valor médio 1971-2000.

Em termos espaciais, os valores da quantidade de precipitação acumulada no ano hidrológico 2020/2021 são superiores ao valor normal em grande parte do território, sendo inferiores em alguns locais da região Centro, do Baixo Alentejo e em toda a região do Algarve.

Os valores da quantidade de precipitação acumulada variaram entre 267.9 mm em V. R. Sto António e 1664.5 mm em V. Nova de Cerveira; e os valores da percentagem de precipitação entre 79 % em V. R. Sto António e 165 % em Miranda do Douro (Fig.9).

O valor para VRSA está errado. Houve falhas nos dados em dias que choveu muito.

A estação de Cacela a 12 kms de distância tem mais de 400 mm. VRSA deve ter acumulado em torno de 350 mm.

Março está perdido, a ver se Abril e Maio ficam pelo menos na média e se o Verão não é quente para a vegetação aguentar.
 
alguma perspectiva de quando pode voltar a Chuviscar, pelo menos? É que de repete começa tudo a secar devido à elevada exposição solar e algum vento. Mesmo tendo sido um inverno bastante chuvoso aqui pelo Oeste, nao esperava um Março tão seco. Parece que chuva só em Abril agora?
Até ao fim deste mês não estou à espera de rigorosamente nada e as previsões para abril também não são nada boas. Se noutros anos o GFS começava a mostrar previsões absurdas para mais de 240 horas, agora nem isso! :angry:
O que vale é que parece que o tempo tem ajudado bastante o país. Vejamos: no primeiro confinamento tivemos bastante instabilidade e chuva, e o mesmo aconteceu neste segundo confinamento, obrigando as pessoas a ficarem em casa. Terá sido a Senhora de Fátima a dar-nos esta ajuda?! :maluco:
 
espero que não seja assim, que venha alguma chuva em Abril..ou pelo menos mais nublado - vamos focar..vai chover em Abril !!!:pray:.

Até ao fim deste mês não estou à espera de rigorosamente nada e as previsões para abril também não são nada boas. Se noutros anos o GFS começava a mostrar previsões absurdas para mais de 240 horas, agora nem isso! :angry:
O que vale é que parece que o tempo tem ajudado bastante o país. Vejamos: no primeiro confinamento tivemos bastante instabilidade e chuva, e o mesmo aconteceu neste segundo confinamento, obrigando as pessoas a ficarem em casa. Terá sido a Senhora de Fátima a dar-nos esta ajuda?! :maluco:
 
Se não chover mais vai ser catastrófico para a floresta a terra já faz pó.

Pois é, é esse mesmo o busílis da questão. Havia já pessoal em fevereiro a tentar suicidar-se por causa da "muita chuva"... afinal parece que não choveu assim tanto como esse pessoal apregoava, caso contrário a terra não fazia pó, mesmo com o vento seco de leste/nordeste dos últimos dias... Esse pessoal ainda irá acabar a desesperar pela chuva quando chegar o verão, o que eu duvido - aliás, se calhar ainda terão a lata de perguntar como é possível a terra estar em pó, uma vez que "choveu tanto" este ano!!! :lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego