"Charneca" Mundial
Super Célula
Junho de 2017 foi talvez o pior junho dos últimos anos, não só pelos incêndios mortíferos como também pelo começo duma seca que iria durar até fevereiro de 2018. Eu peço desculpa, mas tenho que discordar totalmente...A primeira década desse junho, não tanto pela chuva mas mais em termos de temperaturas, foi a pior de sempre que já vivi... Uma primeira década muitíssimo abaixo do normal e também uma primeira quinzena muitíssimo abaixo do normal, diziam os mais antigos que "em junho comem-se as cerejas ao lume", foi exatamente o que aconteceu na primeira década desse junho de 2018, mas mesmo os idosos já não tinham memória de tal coisa, o que é certo que as temperaturas verificadas nessa primeira década/quinzena de junho fizeram lembrar junhos da década de 70 (a maior parte dos junhos nessa década foram bastante frios) do século passado. Foi a pior primeira década/quinzena de junho desde que me lembre, nem a primeira década/quinzena de junho do ano seguinte foi tão fria como a do ano anterior, apesar de junho de 2019 ter sido globalmente mais frio do que junho de 2018... A diferença é que em 2018 houve um grande disparo nas temperaturas a partir de meados do mês e assim permaneceu quase até ao fim, com uma ou outra descida pontual, o que fez com que esse junho acabasse com valores próximos dos normais, enquanto que em 2019 esse disparo só foi verificado nos últimos dias do mês, fazendo com que o mês acabasse com valores inferiores aos normais... Junho de 2020 foi quase uma fotocópia tirada a papel químico do de 2018, só que a primeira quinzena, apesar de nalguns dias se terem registado valores inferiores aos normais, foi bem menos fria que a de 2018, nem tem comparação possível... De resto desde 2017 que não há um junho decente ao nível das temperaturas, o último foi precisamente nesse ano
Junho de 2019 foi exatamente o oposto - bastante fresco em todo o país, talvez com exceção dos primeiros e dos últimos dias. Junho de 2020 foi um mês ótimo ao nível das temperaturas - tivemos tempo de praia, sol, nevoeiro, tempo ameno e trovoadas, logo não vejo qual o problema...