Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
temperaturas a subir bastante, já acima dos 25ºC em alguns pontos mais a sul...não ha sinais de chuva por enquanto.

Como no início da próxima semana vêm colocar caixilharia nova na minha marquise da frente, que é virada a Norte, para ter uma ideia de como estará o tempo nessa altura recorri a vários sites de meteorologia mais conhecidos, e praticamente todos apontam para a possibilidade de instabilidade a partir de Domingo/Segunda-feira, que poderá durar toda a semana. O IPMA, pelo contrário, aponta para valores de temperatura relativamente elevados para a época com céu pouco nublado ou limpo, e assim sendo fico completamente sem saber o que pensar ou fazer. :hmm:

Como no início da próxima semana vêm colocar caixilharia nova na minha marquise da frente, que é virada a Norte, para ter uma ideia de como estará o tempo nessa altura recorri a vários sites de meteorologia mais conhecidos, e praticamente todos apontam para a possibilidade de instabilidade a partir de Domingo/Segunda-feira, que poderá durar toda a semana. O IPMA, pelo contrário, aponta para valores de temperatura relativamente elevados para a época com céu pouco nublado ou limpo, e assim sendo fico completamente sem saber o que pensar ou fazer. :hmm:

Despacha tudo na segunda-feira, se conseguires. Aquelas probabilidades de 15% a 25% para precipitação a partir de terça-feira referem-se a aguaceiros convectivos locais, ou seja, lotaria. Algures irá chover, mas não está garantido que seja generalizado, longe disso.

Por acaso até está prevista chuva pelo IPMA para a próxima semana, mas cá para mim não vai mas é cair nada, como de costume. Veremos! :unsure:

Existem padrões atmosféricos que tendem a repetir-se, já na Antiguidade clássica se sabia disto, embora agora com as alterações climáticas isto ande mais baralhado, mas com a sinóptica que temos neste momento parece-me que caminhamos provavelmente para uma Primavera ligeiramente quente em todo o país e algo seca no litoral Norte e Centro, contudo poderá até acabar com precipitação na média ou acima da média no Interior e no Sul se aparecer uma ou outra cut-off.

Querem ver que ainda vamos ter condições para neve no início de Abril? Não seria inédito, mas também não é muito frequente, pelo menos o GFS está optimista:

g3ZB1jd.jpg

Circulação de Norte bastante extensa e marcada com um potente Anticiclone na zona da Islândia:

EzCXep1.jpg
Se a memória não me falha, apanhei neve na serra da Estrela em abril de 1994. Na Páscoa ou logo a seguir :)
Lembro-me que dormi uma noite no autocarro, em Seia, e foi a minha pior noite de sempre tal era o frio que se fazia sentir :D

Se a memória não me falha, apanhei neve na serra da Estrela em abril de 1994. Na Páscoa ou logo a seguir :)
Lembro-me que dormi uma noite no autocarro, em Seia, e foi a minha pior noite de sempre tal era o frio que se fazia sentir :D

Abril 1987 ou 88, não sei exactamente, também apanhei a subir a Estrela, de Seia a Manteigas. Penhas Douradas ficaram lindas.

Em Abril ainda é altura de frio neve, pelo menos na serra, qual a admiração. Até Maio ... a alguns anos que até cai grandes nevões...

É verdade!
Para já o GFS na sua saída das 6 dá previsão acima dos 800 metros na Páscoa, nas horas de mais frio a cota desce bem, mas falta precipitação.

Exemplos de meteogramas do GFS

Covilhã:
5FB9IiU.png

Guarda:
y87wkzv.png

Bragança:
FtbtlC1.png

Se a memória não me falha, apanhei neve na serra da Estrela em abril de 1994. Na Páscoa ou logo a seguir
Lembro-me que dormi uma noite no autocarro, em Seia, e foi a minha pior noite de sempre tal era o frio que se fazia sentir

Há cerca de 20-22 anos fui à Serra da estrela por volta do dia 20 de maio. Tinha nevado na semana anterior.
No sentido Lagoa Comprida-Torre parei o carro e lá fui para a neve, 1 km antes da estação de esqui.
Meto os pés naquele manto branco e fiquei enterrado até à cinta.
O pior é que por baixo daquele manto lindo havia muita neve a derreter, fiquei até às canelas totalmente encharcado.
Maio é um mês também interessante, com o senão de os nevões serem raros mas potencialmente intensos. Com temperaturas já mais altas a neve muito húmida é uma realidade.
Também há cerca de 15 anos, no dia 4 de junho, com o sol intenso andei de manga curta a passear no alto da Torre, em cima de uma manto branco de cerca de 5 cm de espessura. Nalguns locais mais abrigados a espessura era bem maior.

----

Em relação aos próximos 15-16 dias, os ensembles do GFS e do ECMWF não dão mais de 40 mm e 30 mm respectivamente, no que toca à precipitação.
Em relação à temperatura, teremos dias temperados\quentes de sábado a 5ª feira, e a partir de 6ª feira Santa lá teremos uma descida sensível da mesma.
Isto relativo a Paços de Ferreira.
Isto parece uma montanha russa, mas com subidas e descidas relativamente suaves...:)