Se a memória não me falha, apanhei neve na serra da Estrela em abril de 1994. Na Páscoa ou logo a seguir
Lembro-me que dormi uma noite no autocarro, em Seia, e foi a minha pior noite de sempre tal era o frio que se fazia sentir
Há cerca de 20-22 anos fui à Serra da estrela por volta do dia 20 de maio. Tinha nevado na semana anterior.
No sentido Lagoa Comprida-Torre parei o carro e lá fui para a neve, 1 km antes da estação de esqui.
Meto os pés naquele manto branco e fiquei enterrado até à cinta.
O pior é que por baixo daquele manto lindo havia muita neve a derreter, fiquei até às canelas totalmente encharcado.
Maio é um mês também interessante, com o senão de os nevões serem raros mas potencialmente intensos. Com temperaturas já mais altas a neve muito húmida é uma realidade.
Também há cerca de 15 anos, no dia 4 de junho, com o sol intenso andei de manga curta a passear no alto da Torre, em cima de uma manto branco de cerca de 5 cm de espessura. Nalguns locais mais abrigados a espessura era bem maior.
----
Em relação aos próximos 15-16 dias, os ensembles do GFS e do ECMWF não dão mais de 40 mm e 30 mm respectivamente, no que toca à precipitação.
Em relação à temperatura, teremos dias temperados\quentes de sábado a 5ª feira, e a partir de 6ª feira Santa lá teremos uma descida sensível da mesma.
Isto relativo a Paços de Ferreira.
Isto parece uma montanha russa, mas com subidas e descidas relativamente suaves...