Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Eventualmente esta ULL chegará aos níveis baixos (ou não), mas, o ECM acredita que sim.
Com um bocadinho de sorte, ainda vemos nascer algo mais exótico por estas bandas, Açores/península… este sou eu a deitar mais água na fervura
4a7107dd6bd8812c5766f7c18043b961.jpg

Vento aos 600hpa dia 12

b8f4c4903ec87c996db32500d3fe14ba.jpg

Vento à superfície dia 12

efaf03dd719591f29d7bcf89d803fd60.jpg

Secura total aos 850hpa.

Bem, isto significa que nem ímpeto para convecçao a sst tem…

A esperança é a última a morrer!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

esta run das 18h apareceu e tirou tudo, já acho que não vai acontecer nada
Tmb acho. O GFS cortou mesmo tudo, esperemos que tenha sido uma saída isolada :angry::angry:

Bom dia.
Gfs a aproximar a cutof de Portugal continental, logo uma lufada de ar fresco. Na anterior Run das 18z a coloca la mesmo em cima, O ECMWF a mostrar se mais consistente e não tem variado muito até aqui. Mas a esta distância e por mais quando se trata de um sistema deste tipo é mesmo esperar para ver.
A minha aposta do que irá acontecer esta nesta Run do GFS.

Nas actuais previsões automáticas do IPMA, Tomar teria +45ºC, portanto Alvega +47ºC será uma forte possibilidade se a cut-off não se aproximar de Portugal continental.

8IYpwAN.png

:surprise::surprise::surprise::calor::calor::calor: As previsões mais recentes são ainda piores, 3 dias seguidos com +45ºC!!!

BzdDX0S.png

:surprise::surprise::surprise::calor::calor::calor: As previsões mais recentes são ainda piores, 3 dias seguidos com +45ºC!!!
Essas zonas com vento de leste a predominar não dão mesmo hipótese. :calor::calor:

Vai ser dificil dormir nas próximas noites :suicidio:
A minha casa já está com as janelas todas fechadas. Mas com tantos dias de calor, de nada vai valer.
Creio que esta onda de calor poderá ser pior que a de Agosto de 2018...
Outra coisa espetacular para os próximos dias: Andar de transportes públicos cheios e de máscara com janelas muitas vezes fechadas e sem AC a funcionar... A quem pertencer a este grupo, desejo boa sorte!

Memórias: Em Julho de 2013, naquele fatídico ano que os media diziam que não iria haver verão, essas mínimas previstas de Lisboa eram exatamente as máximas :facepalm:

Entre o calor doentio e trovoadas de verão... Venha o diabo e escolha.
Claro que a maior parte de nós prefere as trovoadas.

Mas estas trovoadas de verão normalmente são sinónimo de granizo, destruição e focos de incêndio.

Dia 5:

Mais de um milhão de euros de prejuízos, só na freguesia da Campeã, Vila Real. Como aqui acompanhámos, foram muitos outros os locais pelo interior norte e centro que sofreram com o granizo nesse dia.

• Gosto
Reactions: StormRic
Entre o calor doentio e trovoadas de verão... Venha o diabo e escolha.
Claro que a maior parte de nós prefere as trovoadas.

Mas estas trovoadas de verão normalmente são sinónimo de granizo, destruição e focos de incêndio.

Dia 5:

Mais de um milhão de euros de prejuízos, só na freguesia da Campeã, Vila Real. Como aqui acompanhámos, foram muitos outros os locais pelo interior norte e centro que sofreram com o granizo nesse dia.
O GFS até não mostra instabilidade significativa durante a passagem da cut-off nesta saída e na anterior também não mostrava.
Não fiz este post pelas possíveis trovoadas que poderiam aparecer, mas sim pelo facto de dar origem a tempo mais fresco. Também tenho horta e aquilo que menos precisamos é de trovoadas para destruir ainda mais o que já vai sendo destruído pela seca.
Não desejo nem o calor extremo, nem trovoadas destrutivas, mas como ninguém manda no tempo, é aquilo que tiver de ser.

Acho que alguém no seu perfeito juízo, mesmo que deseje trovoadas não quer destruição.
Claro que não. E chegaste exatamente ao ponto que eu ando aqui há uma série de tempo a defender.
Eu também acho que ninguém no seu perfeito juízo, quer deseje 50ºC ou -10ºC, neve ou trovoada, granizo ou vento, quer a destruição ou o mal de alguém.
É uma questão de sentir, presencial, viver estados de tempo pouco comuns. E a meteorologia torna-se ainda mais interessante por isso mesmo. ;)

Como já se referiu aqui várias vezes, felizmente ainda ninguém manda no tempo. Por isso não vale a pena censurar A ou B por aquilo que deseja.

Estado
Fechado para novas mensagens.