Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Como disse antes, era bom ter uma foto de como essa estação está instalada.
Parece-me estar ali.
Maps.

Se estiver naquele canto, é impossível que o urbanismo não tenha influência nas observações.
Numa outra altura seria classificada de RUEMA, e não EMA. As RUEMAS nunca entraram nos boletins climatológicos. Que eu tivesse reparado, esta também não. Já existia em Agosto de 2018? (Quando Lisboa atingiu os 44,0ºC.) Se sim, quanto registou esta estação?

Capturar LC.JPG

Parece-me estar ali.
Maps.

Se estiver naquele canto, é impossível que o urbanismo não tenha influência nas observações.
Numa outra altura seria classificada de RUEMA, e não EMA. As RUEMAS nunca entraram nos boletins climatológicos. Que eu tivesse reparado, esta também não. Já existia em Agosto de 2018? (Quando Lisboa atingiu os 44,0ºC.) Se sim, quanto registou esta estação?

Ver anexo 1811
De facto é isso, tem a antena do anemómetro sónico.

Não é um local bom de facto, recebe o escape dos automóveis, o aqueduto em si aquece e pode muito bem inflacionar a temperatura por convecção, já para não falar do alcatrão da própria escola.

A estação é recente, do ano passado.

Estranho porque o IPMA supostamente tinha acabado com as RUEMAs mas depois tem coisas destas.

Evento extremo em Vila Nova da Barquinha.

"Tornado" com céu limpo? Não. Deve é ter sido um "Dust Devil":

3EHTGyf.jpg

Temperaturas próximas dos 39ºC nessa zona (Moita do Norte, entre Entroncamento e Vila Nova da Barquinha):

oCnuyYN.jpg

Gráficos das estações WU mais próximas (Entroncamento):

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Cidade de Tomar. Esta tarde.
291107087_5384718594956415_7373331210739976912_n.jpg

:D

Assim já acredito nos 50 e mais graus do GFS :D

Só espero que televisões como a CMTV não vão investigar os termómetros das farmácias, senão vamos ver muitos 50 graus nos próximos dias :calor:

O pior é que muita gente acredita nesses registos, não tem a mínima noção de como se deve medir a temperatura de forma correta e fiável. Há contudo alguns termómetros de farmácia que, por estarem à sombra todo o dia e num lugar bem ventilado conseguem, apesar de tudo, ter uns registos mais aproximados da realidade... mas mesmo assim não são corretos, pois não estão protegidos num radiation shield da radiação difusa, expostos a todos os quadrantes, nem seguem minimamente as condições de instalação, e também não se sabe a qualidade/calibração do sensor como está...

A única coisa que não parece (?) estar muito fora da realidade nesse termómetro é a humidade ( se calhar é o mínimo que regista ) agora a temperatura.... :unsure:

Última edição:
:D

Assim já acredito nos 50 e mais graus do GFS :D

Só espero que televisões como a CMTV não vão investigar os termómetros das farmácias, senão vamos ver muitos 50 graus nos próximos dias :calor:

O pior é que muita gente acredita nesses registos, não tem a mínima noção de como se deve medir a temperatura de forma correta e fiável. Há contudo alguns termómetros de farmácia que, por estarem à sombra todo o dia e num lugar bem ventilado conseguem, apesar de tudo, ter uns registos mais aproximados da realidade... mas mesmo assim não são corretos, pois não estão protegidos num radiation shield da radiação difusa, expostos a todos os quadrantes, nem seguem minimamente as condições de instalação, e também não se sabe a calibração do sensor como está...

A única coisa que não parece (?) estar muito fora da realidade nesse termómetro é a humidade ( se calhar é o mínimo que regista ) agora a temperatura.... :unsure:
Um carro ao sol, é capaz de estoirar com o termómetro do carro. :D

@algarvio1980

Depende do termómetro...
O do meu carro (1nissan com 19anos) porta-se muito bem, claro que se tiver umas horas ao sol também apresenta valores inflacionados, mas nada por aí além. Vou dar um exemplo, tive o carro ao sol, desde manhã até às 15h e tive de ir a Ponte de Sôr, quando peguei no carro ele marcava +37, ao fim de 5 minutos marcava +38, e fiz a viagem toda sempre a rondar os +39, cheguei lá pouco antes das 17h. Na volta, 20minutos depois, o carro marcava + 39 até foros de almada, a partir daí desceu para os +38, e cheguei a Cabanas marcava +37às 19h15m.
Como vêem nem sempre podemos generalizar, ou eu tenho muita sorte e o termómetro do meu carro é mais fiável do que muitas estações. Se tiverem dúvidas comparem com os valores das estações... ;)

@algarvio1980

Depende do termómetro...
O do meu carro (1nissan com 19anos) porta-se muito bem, claro que se tiver umas horas ao sol também apresenta valores inflacionados, mas nada por aí além. Vou dar um exemplo, tive o carro ao sol, desde manhã até às 15h e tive de ir a Ponte de Sôr, quando peguei no carro ele marcava +37, ao fim de 5 minutos marcava +38, e fiz a viagem toda sempre a rondar os +39, cheguei lá pouco antes das 17h. Na volta, 20minutos depois, o carro marcava + 39 até foros de almada, a partir daí desceu para os +38, e cheguei a Cabanas marcava +37às 19h15m.
Como vêem nem sempre podemos generalizar, ou eu tenho muita sorte e o termómetro do meu carro é mais fiável do que muitas estações. Se tiverem dúvidas comparem com os valores das estações... ;)
Estava mais a ser irónico, o meu Polo preto também comporta-se bem. ;)

Estava mais a ser irónico, o meu Polo preto também comporta-se bem. ;)
Mas olha que já não era a primeira vez que via em órgãos de comunicação social mostrarem termómetros de carro para demonstrar calor...:lmao:

Mas olha que já não era a primeira vez que via em órgãos de comunicação social mostrarem termómetros de carro para demonstrar calor...:lmao:
Infelizmente mostram imagens dessas todas as vezes que há uma vaga de calor... As pessoas mandam as imagens e, como não há ninguém nas redações que realmente saiba o mínimo de meteorologia, partilham essas imagens de registos ao sol dos termómetros das farmácias ou dos dos carros! :facepalm:

Hoje como era esperar não chegou aos 40c pelo menos na horária.
Até dia 10 as máximas andarão no máximo até aos 43c em especial no Vale do Tejo.
A partir do dia 11 tudo pode acontecer devido a cut off cujo comportamento ainda é muito incerto.

Alcácer do Sal: 40,8ºC
Alvalade: 40,2ºC
Amareleja: 39,5ºC
Coruche: 39,9ºC
Pegões: 40,0ºC

E ainda faltam algumas que aparecem só no registo horário. Daqui a quatro horas já saberemos quantos outros quarentas houve. ;)

Estado
Fechado para novas mensagens.