Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Esta foi a sinóptica que nos deu os quase 47ºC em Alvega: basicamente 29ºC/30ºC a 850 hPa, AA a norte em extensão ao Reino Unido e depressão térmica a conseguir escapar mais para leste.

LYhWJn6.png

koBN6Zi.png

Comparação com o previsto no modelo GFS, muito semelhante até ao dia 10, AA a norte em extensão ao R.U, depressão térmica com liberdade para leste. Contudo, temperaturas não tão altas a 850 hPa como nesse dia de Agosto.

vCjC7Y8.png

A situação sinóptica que está a matar os modelos é a formação da cut-off e a sua descida para sul, que nos dias 12 a 15 mete a ISO 30ºC ou mais alta a 850 hPa.

Q9GMgc7.png

A meu ver há uma probabilidade cada vez mais crescente de Alvega passar os 47ºC. :hehe:

Temos que ir acompanhando a trajetória da cut-off.

Última edição:
Desculpem a pergunta mas a cut-off faria os valores das máximas descer?
É uma perturbação em altitude com ar frio (gota fría como é denominada em Espanha), a sua aproximação traria instabilidade e tempo mais fresco, mas se ela permanecer relativamente afastada do Continente, associada à sua circulação vai provocar um fluxo de ar muito quente vindo de sul, é o que os modelos, por enquanto, estão a prever, por isso as máximas muito elevadas no início da próxima semana.
Se a cut-off se aproximar o suficiente muda tudo.

Última edição:
Desculpem a pergunta mas a cut-off faria os valores das máximas descer?
Depende da posição e do campo de ventos. Se trouxer mais vento de SW, pode varrer tudo para Espanha.

Por enquanto, o dia 13 de Julho parece ser o mais quente, mas já não há os delírios de 50ºC.

Continua a possibilidade de 47ºC em Alvega.

Última edição:
Depende da posição e do campo de ventos. Se trouxer mais vento de SW, pode varrer tudo para Espanha.

Por enquanto, o dia 13 de Julho parece ser o mais quente, mas já não há os delírios de 50ºC.

Contínua a possibilidade de 47ºC em Alvega.
Nas actuais previsões automáticas do IPMA, Tomar teria +45ºC, portanto Alvega +47ºC será uma forte possibilidade se a cut-off não se aproximar de Portugal continental.

8IYpwAN.png

Última edição:
Eu mantenho o que disse...
Eu acho tal como em Junho, que a cut off ainda se vai aproximar tanto de nós que a partir do dia 12 ou 13 as temperaturas vão descer tanto que teremos uma situação parece com meados de Junho.
Se repararem a cut off cada vez está mais próximo de nós.
Se continuar assim corta o fluxo de leste e entra ar marítimo e as temperaturas descem a pique.

O GEM nesta run até coloca a cut off mais a sul, a oeste da Madeira.
Ou seja, menos calor em altura a vir do norte de África. As temperaturas máximas rondariam os 40ºC. Ou seja, temperaturas longe dos apocalípticos 50ºC.

Capturar.JPG

O IPMA no comunicado que emitiu refere o seguinte:
"No interior do território continental, em especial da região Sul, e nos vales do Tejo e Douro, as temperaturas deverão atingir valores superiores a 40°C a partir de dia 8, podendo alcançar localmente valores acima de 42°C."

O Ecm com uma situação de calor duradoura sem a cut off se aproximar demasiado.
Para os dias 7 a 10 deu me a ideia que o Ecm cortou no calor mal tocando nos 40c.
Parece me que o GFS está a sobre estimar as temperaturas em cerca de 2 a 3c, isto comparando as temperaturas no curto prazo <72h

Última edição:
lamento informar o nosso amigo redemeteo, mas o seu sonho dos 50º ainda não será desta, contudo sugiro uma viagem até ao Vale da Morte na próxima segunda feira, mesmo com o caos no aeroporto ainda será bem possível chegar ao local a tempo, e pode ser que em algum lugar mais recôndito consiga experenciar os 50º, caso contrário concordo que investir na viagem + alojamento + alimentação, etc, será um fiasco ou mesmo uma tragédia ficar-se pelos 49º

Captura-de-ecr-2022-07-06-s-21-32-36.png

Estado
Fechado para novas mensagens.