Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Va la pelo menos o ensemble do GFS nao está tao mau como a operacional
Vá lá, não te apoies tanto no "também há quem goste de extremos de frio" para exagerar mais e mais a cada semana que passa.
Tudo o que é exagerado, cansa. Este evento será sempre um evento, ganhe ou não o GFS. Ter "só" 6 dias com temperaturas de 38/43 e mínimas tropicais em metade do país vê se muito raramente. Nenhum meteolouco vai chamar fiasco a um evento com neve em "apenas 4 dias" principalmente se esse frio estiver próximo do percentil 1/percentil 5 de temperaturas 4 ou 5 dias seguidos...

Última edição:
Ontem houve muitos posts de seguimento aqui, eu sei que está calor e dá preguiça de andar a procurar os os tópicos certos onde postar, mas façam esse esforço. ;)

Senão pode dar preguiça também ao staff de andar sempre a tentar arrumar a casa e optar pela vassourada geral! :D

A cut off na run das 00h a cair em cima de nós. Junho es tu?
Para lidar com cut offs o gfs tem tido melhor desempenho que o Ecm e mesmo o ukmo parece seguir a tendência do GFS!
Mais um não evento..
Temperaturas de 40c... Uau grande coisa até parece que todos os Verões não é assim.. Durante 4 a 5 dias!
Como é que é possível alguém dizer que isto é "um não evento" com máximas superiores a 40ºC e mínimas superiores a 25ºC em vários locais durante 1 semana inteira, pelo menos? Isto já não é analisar modelos, é mesmo só para picar.
É preferível se ninguém fizer caso do que dizem, mas custa ler estes argumentos.

Última edição:
Agora já são 4 dias acima dos 40°C, está bonito...
77068d84238a8b75c025575a9c5f8eed.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

No meio disto tudo ainda ninguém arriscou nas apostas que estão a decorrer.

Pudera, tal é a confusão nos modelos. O GFS, nesta run das 6z insiste na cut off a marinar a oeste do continente, e máximas na casa dos 20ºC no litoral oeste.
O GEM já está mais moderado. O ECM está tórrido.

T
No meio disto tudo ainda ninguém arriscou nas apostas que estão a decorrer.

Pudera, tal é a confusão nos modelos. O GFS, nesta run das 6z insiste na cut off a marinar a oeste do continente, e máximas na casa dos 20ºC no litoral oeste.
O GEM já está mais moderado. O ECM está tórrido.
Tens toda a razão,foi exactamente por essas razões que ainda não apostei.

Impressionante de facto:

L1fB7wH.jpg

É obra a persistência de temperaturas altíssimas :calor:
Assim, já acredito, infelizmente, que o record de temperatura máxima para o mês de julho em Portugal continental seja batido por Tomar, Alvega, Coruche ou Mora. E até talvez Alvega consiga bater Amareleja.:calor::calor::calor:

Realmente aquela Cut Off esta a ser muito difícil para os modelos. A esta distância já devíamos ter alguma concordância entre os mesmos... mas pelo que vejo ainda existe alguma dificuldade em posicionar o mesmo. É normal derivado a génese sub tropical da mesma. Apostas a esta altura? Não contem comigo

O ECMWF é o melhor modelo global, mas aqui para o nosso cantinho tem um grande "calcanhar de aquiles" há mais de uma década: as depressões isoladas na zona da Madeira. Corre quase sempre mal, tem tendência para as colocar demasiado a Sul. Por vezes dá esperança de trovoadas que nunca chegam, por vezes carrega exageradamente no calor. A esta distância, e analisando todos os modelos de qualidade, o ECMWF está sozinho. Poderá não ser tão pouco quente como o GFS, mas deverá ser algo intermédio entre os dois, mas mais próximo do cenário do GFS.

A minha aposta, baseada no histórico de cada modelo, é que teremos uma semana excepcionalmente quente no Norte do país e moderadamente quente, totalmente dentro do normal para a época, no Sul do país, onde ao vento marítimo de sudoeste se adicionam poeiras e "cadáveres marroquinos" a limitar as máximas.

O GFS continua a insistir no corte radical do calor terça-feira. Ja estou a ver que o evento épico de calor se foi :angry:

Estado
Fechado para novas mensagens.