Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Na mesma run, 12z, o GFS acaba a quinzena com algo surreal, ali na coluna da temperatura a 850 hPa... e já agora também na T.500 (-1,6ºC ) :rolleyes:

S5CNAew.jpg

Esperem aí um bocadinho que vou buscar as pipocas...

:lmao:
Eu já coloquei a opção ignorar e não tenho problema nenhum em dizê-lo. Isto é um fórum de ciência, não é um fórum para lamúrias constantes ao ponto de dizer que temos um "não evento" porque estão previstos "40ºC durante 4 ou 5 dias" e que mete raiva os modelos retirarem o calor mortal das previsões. Independentemente de ser o seguimento livre, há limites e para mim já foram todos excedidos, por isso prefiro nem ver.
Enfim, é o que temos.

Atenção que começou a sair a Run do ECMWF 12 Z, vamos ver se vai atrás do GFS e se temos fiasco ou não... :D

michael-jackson-popcorn.gif

Aguardemos com serenidade...:lol:

Se quiserem ir relatando ( como no futebol) força... :D

Para já, e pelo que vejo, parece que a cut off não quer vir até nós... vamos ver se há reviravolta...:D

Tendo em conta as temperaturas que já estavam às 14h horas, estou um pouco surpreendido por não ter havido nenhum 43/44ºC nas temperaturas horárias era previsível este estabilizar das temperaturas em oposição a haver um pico como aconteceu em Alcácer do Sal?

Nesta RUN o europeu não desarma e continua a insistir numa semana de inferno.

Sim, já deu para perceber que o ECMWF vai continuar "na dele"... pelo menos a tendência parece ser essa... mas ainda não vi a saída toda... :unsure: pode simplesmente adiar por umas horas a entrada da cut-off :unsure:

E pronto, basicamente é isto:

ECMWF a 144 horas:

slMuixB.gif

GFS 12z nas mesmas 144 horas:

cNOm8s3.png

Verdade seja dita, ambos estão super consistentes, mas também muito diferentes para o mesmo dia ( apenas coloquei um dia a titulo de exemplo) :unsure:

Uma coisa é certa, com estas diferenças, alguém vai ter de ceder, ou então ( talvez) um meio termo :unsure:

Na minha opinião, sem dúvida o GFS a médio / longo prazo é o melhor modelo meteorológico entre os demais. O ECMWF e o AROME a curto prazo são melhores que o GFS com previsões mais exactas em termos de temperatura e precipitação.
Para já e nesta saída parece que o ECMWF continua a bater no ceguinho. Faz lembrar aquelas discussões em que a pessoa está equívocada e sabe que está, mas insiste por orgulho e teimosia

• Wow
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.