Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Pela segunda vez este ano, a minha mãe sentiu-se mal devido ao calor. Da primeira vez tive que a agarrar se não caía ao chão. Hoje não estava com ela, diz que se sentou e teve que chamar um taxi.

Este calor este ano é um absurdo :(. Nunca tivemos ondas de calor com uma duração tão longa, e quem paga a factura são os idosos.

07HkOyW.png

Nojo.

CkW9LDU.png

Como periodicamente escrevo, por aqui não faltam rios atmosféricos... com pouca ou nenhuma precipitação.

animlpc1.gif

mZScGym.gif

Comprei um 'tapete de arrefecimento' para os meus gatos. Se eles não aprovarem, vou testá-lo eu.
Até agora, nem um nem outro demonstrou interesse. Acho que vou ter oportunidade de avaliar o uso humano da coisa...

Um "bocadão" mais fresco no interior seria, sim, o óptimo! :calor:

Eu diria que menos 10ºC no interior, pelo menos.
Nestas zonas que estão na fronteira litoral/interior, é complicado dizer isso. Há dias em que retirar 10°C é um exagero. Assim como há dias em que retirar 10°C ainda é pouco.

Screenshot_20220802-004255.webp

Isto foi no passado domingo. Não é sede, é queimado.
Estou para ver quando pegar a chover. Os velhotes dizem que não há fome que não dê em fartura...

Tenho família perto de Mirandela que dizem que não há memória de uma coisa assim por aqueles lados... Há carvalhos e castanheiros a morrer por falta de água, mas o calor é que espanta os mais velhos: por ser tão absurdo. É uma área habituado ao calor, mas nunca houve nada assim tão severo. As pessoas de idade estão a sofrer muito e isso não está a passar na comunicação social.

O que pode estar a provocar este tipo de calor em Trás-os-Montes?

Tenho família perto de Mirandela que dizem que não há memória de uma coisa assim por aqueles lados... Há carvalhos e castanheiros a morrer por falta de água, mas o calor é que espanta os mais velhos: por ser tão absurdo. É uma área habituado ao calor, mas nunca houve nada assim tão severo. As pessoas de idade estão a sofrer muito e isso não está a passar na comunicação social.

O facto de ser uma área muito montanhosa acaba por aprisionar o calor, muitas vezes quando existe descidas de temperatura toda aquela zona acaba por arrefecer no dia a seguir a uma descida generalizada de temperaturas no país.
Os vales aquecem imenso no verão e os ventos de noroeste e oeste muitas vezes chegam lá já quentes quase sem qualquer impacto na temperatura.
Ao contrário do Alentejo que basta haver algum vento mais forte de noroeste/oeste para que todo o calor seja arrastado e as temperaturas acabem por descer pois é quase tudo plano.

Outro factor que pode estar a adicionar um ligeiro factor de severidade é a seca extrema em trás-os-montes que já vem desde o Inverno, já que esteve sempre com valores muito baixos de água no solo.

Claro que o factor sinóptico explica o calor extremo nessa região, mas esta particularidade este ano pode estar a ajudar a tornar um verão ainda mais excepcional do que seria se tivéssemos tido um inverno mais normal relativamente à precipitação.

Há inclusivamente alguns estudos sobre a influência da seca nas ondas de calor na Europa que referem este factor extra. Solos muito secos, naturalmente aquecem muito mais rapidamente devido à sua capacidade calorífica ser muito menor comparativamente a quando tem algum conteúdo em água.

O facto de ser uma área muito montanhosa acaba por aprisionar o calor, muitas vezes quando existe descidas de temperatura toda aquela zona acaba por arrefecer no dia a seguir a uma descida generalizada de temperaturas no país.
Os vales aquecem imenso no verão e os ventos de noroeste e oeste muitas vezes chegam lá já quentes quase sem qualquer impacto na temperatura.
Ao contrário do Alentejo que basta haver algum vento mais forte de noroeste/oeste para que todo o calor seja arrastado e as temperaturas acabem por descer pois é quase tudo plano.

Bem-vindo de novo à nossa "casa" da meteorologia! :thumbsup::cheers:

Última edição:

A região de Trás-os-montes está a ser particularmente afetada pela seca e pelo calor severo.
Ainda hoje quando vinha trabalhar os tipos da rádio diziam com espanto que a cidade mais quente do país ia ser Bragança com 40ºC.

Por outro lado, e como já o referi noutro seguimento, a região dispõe agora de uma grande albufeira no Sabor (com dimensão semelhante a Castelo de Bode) que podia dar um enorme folgo a toda a região. E com a vantagem de poder fazer bombagem da água do Douro. Haja vontade!

Bem vindo a casa!

Não discordando do que referes, eu acrescentaria que ao contrário de outros anos passados, as ondas de calor duravam menos dias. Eu entendo a coisa assim: A massa de ar quente e seca é transportada desde África para a península e por cada dia que passa consegue entrar mais e mais adentro, quase até à costa norte da península (é uma questão de dias até lá chegar). Ao atravessar a península o ar quente seca tudo à sua passagem, e dia após dia, chegamos ao ponto de encontrar temperaturas mais altas no norte do que no sul. Portanto é uma questão de tempo, de várias ondas de calor sucessivas, sem brisas marítimas e da massa de ar encontrar solo / vegetação seca, para que as temperaturas sigam aumentando no seu trajeto para norte.

A geologia caraterística do distrito de Bragança não é favorável ao armazenamento de água no subsolo, e por essa razão encontramos vários locais atualmente abastecidos de água por viaturas. No resto do país com geologia mais favorável, a sorte é que ainda choveu alguma coisa tardiamente, porque se tivesse chovido apenas no inverno (choveu muito pouco), então estaria mesmo tudo seco: poços, ribeiros, ribeiras..

Estive uns dias no Algarve. Há uma semana cortaram a água agrícola devido a uma fuga, e coincidiu com as máximas de 40 graus no extremo sotavento e a nortada quente. As tomateiras, pés de milho, as abóboras e as melancias da horta, tudo ficou queimado. Uma macieira jovem ficou toda queimada, não sei se irá sobreviver. Várias árvores murcharam mas já recuperaram com a rega na terça-feira.

A Oeste de Tavira as amendoeiras já estão amarelas, recordo que a Oeste de Tavira choveu muito menos que a Leste. Em Cacela as amendoeiras ainda estão verdes, choveu quase dentro da média.

Estive uns dias no Algarve. Há uma semana cortaram a água agrícola devido a uma fuga, e coincidiu com as máximas de 40 graus no extremo sotavento e a nortada quente. As tomateiras, pés de milho, as abóboras e as melancias da horta, tudo ficou queimado. Uma macieira jovem ficou toda queimada, não sei se irá sobreviver. Várias árvores murcharam mas já recuperaram com a rega na terça-feira.

A Oeste de Tavira as amendoeiras já estão amarelas, recordo que a Oeste de Tavira choveu muito menos que a Leste. Em Cacela as amendoeiras ainda estão verdes, choveu quase dentro da média.
Por acaso até gosto de cultivar melancia, melão, meloa, embora já há 3 anos que não o faço, mas cultivei durante uns 10 anos sem qualquer experiencia. A experiencia fui ganhando ao longo dos anos e uma coisa que aprendi e que faz parte do trato cultural passado entre gerações, é que as culturas não devem ser regadas na hora de mais calor. O ideal é regar ao nascer do sol e também ao anoitecer.

Tudo tem uma razão de ser..
É normal as plantas murcharem nas horas de mais calor! É uma proteção natural, com 2 propósitos:
- Reduzir a exposição das folhas ao sol, pois com menor superfície, as perdas por evapotranspiração são minimizadas; - Reduzir ao mínimo a condução de água pelo caule até à superfície das folhas, para evitar serem cozidas.

Mas há ainda outra razão importante! É preferível não regar, do que regar nas horas de mais calor. É que acima de 32ºC as plantas não têm capacidade de absorção da água. Por consequência, a água com que regamos, aquece à superfície da terra e fica estagnada ao nível das raízes, favorecendo o seu apodrecimento, pois torna-se um meio quente e húmido favorável a doenças causadas por fungos. Portanto o que fiz foi adaptar as horas de rega automática por gota a gota, para depois das 20H00, com mais uma rega pelas 06H00 e uma outra pelas 10H00.

A rega gota a gota tem ainda outra vantagem, além de ser mais eficiente em termos de gastos de água: a rega por aspersão molha as folhas e depois com o calor e o sol direto entram em cozimento e já não recuperam. No dia seguinte algumas folhas podem aparecer secas pelo menos parcialmente.

O futuro tem de ser repensado em termos de utilização da água:
- Mais pontos de água para o combate aos incêndios;
- Utilização do tratamento de águas residuais para a agricultura e rega de jardins municipais.

Estamos a desperdiçar a água que consumimos e que é um bem precioso.

Estado
Fechado para novas mensagens.