Só ridículo...
Ontem o meu sogro já estava a dizer que vinha uma grande vaga de calor até setembro..
Abro os modelos e vejo temperaturas de 28°c/32°c para esta zona.
Quando devem alertar as pessoas ou não o fazem ou fazem tardiamente...
É incompreensível todo o aparato em torno desta suposta vaga de calor.
Normalmente em previsão meteorológica oficial as percentagens são utilizadas para estimar a probabilidade de um evento ocorrer e não para estimar as variações de magnitude dos vários parâmetros como temperatura, precipitação, etc.
Provavelmente na reunião, o IPMA informou o ministro que havia 50% de probabilidade do mês de Setembro ter um cenário de onda de calor, e o ministro fosse por ignorância ou por "malandrice" disse aos portugueses que ia ser 50% mais quente o que obviamente é um disparate.
Digo "malandrice" porque dá sempre jeito que a população acredite que estamos a viver um cenário extremo, mesmo quando não se está a viver um cenário extremo. Isto ajuda a justificar as várias ineficiências do sistema como o combate a incêndios, mortalidade excessiva, etc...
A verdade é esta. A grande maioria dos portugueses que ouviu o ministro ontem já está com o "mindset" que vem aí algo terrível contra o qual não podemos fazer nada.
Não se rale com os acéfalos que comentam nessa página, não são capazes de estabelecer uma relação de causa/efeito entre aquilo que se está a passar na meteorologia e a comida que lhes chega ao prato (e a catástrofe de incêndios no nosso mundo rural). Talvez, mas mesmo um grande talvez, acaso um dia haja racionamento de água e eletricidade se lhes ilumine uma acendalha no cérebro.
A nossa sorte é estarmos a comer fruta e legumes congelados e importados que ainda existem em armazém. Caso contrário os preços já estariam proibitivos.
Estás-me a confundir com outros utilizadores do meteopt, quando é que me viste criticar alguém querer 27ºC no litoral? Isso aqui na costa sul do Algarve é literalmente máxima abaixo da média para esta altura do ano, o que eu estou a criticar é chamarem à chuva de "mau tempo" ainda para mais com a seca que vivemos...
Mas tranquilo, cada um com a sua opinião. Temos duas opções:
- Quem não gosta de calor que vá para o norte da Europa, quem gosta que vá para Marrocos;
- Aceitar o clima do país como é e não levar a opinião dos outros tão a peito, porque é só isso mesmo, uma opinião;
Ou então é continuar tudo como está e esta discussão surgirá todos os anos por esta altura.
The importance of stratospheric H2O is well established; it affects stratospheric chemistry and dynamics as well as atmospheric radiation. For example, excess stratospheric H2O could lead to enhanced OH concentrations, slightly enhancing O3 production through the CH4 oxidation cycle but worsening O3 depletion through the HOx cycle, leading to a net decrease in O3 (e.g., Dvortsov & Solomon, 2001; Stenke & Grewe, 2005). The enhanced OH concentrations could also increase the loss of CH4, resulting in a decrease in its lifetime (e.g., Ko et al., 2013; Stevenson et al., 2020) and thus reducing its long-term effect on climate.
63 km/h na Amadora. Claramente a passar os 70 km/h por Oeiras e Cascais, mas avisos por parte do IPMA zero.
Nota-se o decréscimo de luz solar rapidamente, o fim do Verão meteorologico aproxima-se a largos passos. Ainda assim, ainda há energia suficiente para uns 40ºC aqui e ali nos próximos dias.
O interior tem um "retardamento sazonal" (a minha tentativa de traduzir "seasonal lag", não sei se há uma expressão mais correta) menor que o litoral porque a água funciona como um reservatório de calor e vai libertando esse calor mesmo quando os dias já estão a ficar mais curtos (e o contrário acontece depois do solstício de dezembro). Por exemplo, em Bragança o mês de outubro é claramente mais fresco que maio, enquanto que no Cabo Carvoeiro novembro tem temperaturas semelhantes às de maio
O interior tem um "retardamento sazonal" (a minha tentativa de traduzir "seasonal lag", não sei se há uma expressão mais correta) menor que o litoral porque a água funciona como um reservatório de calor e vai libertando esse calor mesmo quando os dias já estão a ficar mais curtos (e o contrário acontece depois do solstício de dezembro). Por exemplo, em Bragança o mês de outubro é claramente mais fresco que maio, enquanto que no Cabo Carvoeiro novembro tem temperaturas semelhantes às de maio