Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
É uma imagem de dia 24 de Agosto mas poderia ser de ontem que seria a mesma coisa. O contraste litoral interior quando o nevoeiro se impõe é gritante.

301113986_8705429362815954_962266245954739722_n.jpg

Deve ter sido o último setembro à antiga que me Lembro aqui em Alenquer. Até aos anos 90 havia sempre dias de vindima feitos debaixo de chuva. Lembro me sempre da preocupação que o meu pai e avô tinham pois os tractores com a lama deixavam de poder ir a certos vinhedos mais inclinados - tudo isso agora parece ficção científica! Ahah. Vendima hoje em dia é debaixo de calor e cada vez mais em Agosto.
O Setembro do ano passado também não foi nada mau, não me importava que se repetisse este ano.

Convenhamos que setembro de 2014 (o 5º mais chuvoso de sempre) teve tanto de "normal" como aqueles em que não chove nada e estão mais de 30 ºC quase todos os dias... O suposto é algo lá pelo meio
Não escrevas isso assim...toda a gente sabe que existem "anormalidades boas" e uma única "anormalidade má", que é o calor.

Convenhamos que setembro de 2014 (o 5º mais chuvoso de sempre) teve tanto de "normal" como aqueles em que não chove nada e estão mais de 30 ºC quase todos os dias... O suposto é algo lá pelo meio
Por aqui, esse Setembro foi fraco e nada de especial, nada que se compare a 2001, 2008 e 2020, que encheu o túnel. Quando enche o túnel é sinal que chove, quando não enche é ano fraco. :D

Por aqui, esse Setembro foi fraco e nada de especial, nada que se compare a 2001, 2008 e 2020, que encheu o túnel. Quando enche o túnel é sinal que chove, quando não enche é ano fraco. :D
Mas meses como os setembros de 2001 e 2008no Algarve são aberrações com quase 10 vezes o valor expectável, não o normal (são literalmente os 2 setembros mais chuvosos de sempre em Faro, se não estou em erro), era aliás aí que queria chegar
Não escrevas isso assim...toda a gente sabe que existem "anormalidades boas" e uma única "anormalidade má", que é o calor.
Vá, eu compreendo que nesta situação de seca um setembro como 2014 até desse jeito, só estou a querer dizer que seria invulgar

Mas meses como os setembros de 2001 e 2008no Algarve são aberrações com quase 10 vezes o valor expectável, não o normal (são literalmente os 2 setembros mais chuvosos de sempre em Faro, se não estou em erro), era aliás aí que queria chegar

Vá, eu compreendo que nesta situação de seca um setembro como 2014 até desse jeito, só estou a querer dizer que seria invulgar
Setembro até foi o mês que deu um salto maior em termos de médias na precipitação em Faro, passou de 12.5 mm na média 71/00 para 22.5 mm na média 81/10, ou seja, aumentou 10 mm, provavelmente devido a esses dois anos.

Já no sentido oposto, Fevereiro perdeu 11.9 mm, na média de 71/00 para a média 81/10, passou de 63.9 mm para 52.0 mm.

Falei de Setembro chuvosos algures nos anos 80 e 90, mas a vindima estendia-se bem para Outubro que também era bem regado com chuva, ou já toda a gente se esqueceu? Agora Outubro é mais um mês de verão.

E ainda ha quem diga que as alterações climáticas são mentira. :confused:
Muito provavelmente ainda neste século muitas regiões vinícolas de Portugal vão ver demasiado quentes e secas para a produção de vinho.

parece que os modelos estão a querer mostrar um Setembro diferente, o ECMWF até prevê a médio prazo precipitação acima da média

um exemplo entre dia 5 e dia 11

Ver anexo 2095
Previsões a uma semana valem o que valem, mas já é um sinal de que algo está para mudar. O ipma também já está a por temperaturas mais frescas, o ano passado houve alguma (pouca) chuva em setembro, que este verão terrível fique por aqui.

Estado
Fechado para novas mensagens.