trovoadas
Cumulonimbus
Por acaso nunca mais ouvi falar nesses casos. O de Monchique até pensava que estava ainda na dúvida sobre qual a causa. Não sei se é importante para a generalidade da opinião pública mas para mim era importante apurar responsabilidades nestes casos para além de saber efetivamente o que se passou. Talvez a Netflix faça um documentário sobre o assuntoSe fores queimar sobrantes às 3h da manhã, ninguém vê, podes sempre dizer que estás a fazer uma fogueira, os lelos fazem todas as noites e ninguém se importa com isso e em zona de risco. No Algarve, o maior incendiário é a EDP, causa do incêndio em 2012 no Caldeirão e 2018 em Monchique, em Tavira está no tribunal mas aquilo não anda tal é a justiça "podre" neste país.
O problema da queima dos sobrantes no Algarve é esse mesmo,este ano fiz logo em Janeiro estava seca, tinha alguma lenha seca das alfarrobeiras tinha que queimar, foi logo em Janeiro, senão nem tinha queimado.
Já agora a única vez que vi um incêndio na zona dos meus avós, a Norte de Alte, foi em 2003 num incêndio que veio de Almodôvar e provocado por mão criminosa. Estamos a falar de km's2 em que nem sequer conheço ignições. Os meus avós nunca tinham visto fogo por lá, sem ser na lareira