Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Se fores queimar sobrantes às 3h da manhã, ninguém vê, podes sempre dizer que estás a fazer uma fogueira, os lelos fazem todas as noites e ninguém se importa com isso e em zona de risco. :D No Algarve, o maior incendiário é a EDP, causa do incêndio em 2012 no Caldeirão e 2018 em Monchique, em Tavira está no tribunal mas aquilo não anda tal é a justiça "podre" neste país. :rolleyes:

O problema da queima dos sobrantes no Algarve é esse mesmo,este ano fiz logo em Janeiro estava seca, tinha alguma lenha seca das alfarrobeiras tinha que queimar, foi logo em Janeiro, senão nem tinha queimado.
Por acaso nunca mais ouvi falar nesses casos. O de Monchique até pensava que estava ainda na dúvida sobre qual a causa. Não sei se é importante para a generalidade da opinião pública mas para mim era importante apurar responsabilidades nestes casos para além de saber efetivamente o que se passou. Talvez a Netflix faça um documentário sobre o assunto :D

Já agora a única vez que vi um incêndio na zona dos meus avós, a Norte de Alte, foi em 2003 num incêndio que veio de Almodôvar e provocado por mão criminosa. Estamos a falar de km's2 em que nem sequer conheço ignições. Os meus avós nunca tinham visto fogo por lá, sem ser na lareira:lmao:

Se fores queimar sobrantes às 3h da manhã, ninguém vê, podes sempre dizer que estás a fazer uma fogueira, os lelos fazem todas as noites e ninguém se importa com isso e em zona de risco. :D No Algarve, o maior incendiário é a EDP, causa do incêndio em 2012 no Caldeirão e 2018 em Monchique, em Tavira está no tribunal mas aquilo não anda tal é a justiça "podre" neste país. :rolleyes:

O problema da queima dos sobrantes no Algarve é esse mesmo,este ano fiz logo em Janeiro estava seca, tinha alguma lenha seca das alfarrobeiras tinha que queimar, foi logo em Janeiro, senão nem tinha queimado.

E novidades?

Por acaso nunca mais ouvi falar nesses casos. O de Monchique até pensava que estava ainda na dúvida sobre qual a causa. Não sei se é importante para a generalidade da opinião pública mas para mim era importante apurar responsabilidades nestes casos para além de saber efetivamente o que se passou. Talvez a Netflix faça um documentário sobre o assunto :D

Já agora a única vez que vi um incêndio na zona dos meus avós, a Norte de Alte, foi em 2003 num incêndio que veio de Almodôvar e provocado por mão criminosa. Estamos a falar de km's2 em que nem sequer conheço ignições. Os meus avós nunca tinham visto fogo por lá, sem ser na lareira:lmao:
Foi em 2004, 2003 foi em Monchique.

Sim, de facto, no Algarve não existe assim tanta mão criminosa, mesmo assim existe e até foi detido um na semana passada pela GNR em Armação de Pêra, mas de resto, muito poucas ignições, tivemos este ano um incêndio junto à concentração de motos que alastrou até à Quinta do Lago que foi fogo posto, mas em termos de ocorrências em comparação com o Norte e Centro do país nada igual, o problema é quando temos um grande incêndio no Algarve dura quase uma semana e queima mais de 20 mil hectares.

E novidades?
Novidades, provavelmente no Continente. :D Quando existem causas ligadas a grandes empresas, a justiça vai arrastando-se até que prescreve e está o assunto resolvido.

jra55_shemi_t2m_2013_2022.png
Pouca massa continental, por isso os efeitos poderão ser menos visíveis (e é inverno).

De qualquer das formas, a atual situação já é má... e as enormes emissões integrantes da 'adaptação' (o ar-condicionado é uma forma de 'adaptação') em nada ajudam...

A China tem de começar a fazer mais contra as alterações climáticas. Não é com cartuchos de iodeto de prata que vão lá! Julgava-os mais inteligentes...
Eles são o país com mais energia renovável instalada a nível mundial. Mais de 40% da energia produzida na China é renovável (1TW). Têm é ainda muito carvão mas é impossível eliminar isso de um dia para o outro (nem é viável).

China vs Co2 -> https://rhg.com/research/chinas-emissions-surpass-developed-countries/

Os chineses até que não são 'ricos', mesmo apesar de basicamente serem a fábrica global.

Os indianos emitem ~10% dos chineses (são muito mais pobres). Por isso dá para ter ideia do que ainda é preciso para queimar para a maior parte do mundo ter o 'nosso' estilo de vida.

O nordeste espanhol parece ser uma área bastante fiável para ver trovoada, é que dá a sensação de que quase sempre que há uma depressão térmica e vou ver as imagens de satélite, está pelo menos uma célula na zona...

Por isso dá para ter ideia do que ainda é preciso para queimar para a maior parte do mundo ter o 'nosso' estilo de vida.
Desenvolver um país pode não implicar queimar combustíveis fósseis. Essa era a realidade no século passado, mas se calhar não tanto hoje em dia... :intrigante:

• Gosto
Reactions: tonítruo
Estado
Fechado para novas mensagens.