Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Chegámos à hora e praticamente não vai chover nada no sul
Para ti, isto em vez de ser um fórum de meteorologia deve ser um muro das lamentações porque só o utilizas para colocar posts deste género.
Há uns meses era porque já não ia estar calor suficiente, mesmo com previsões tórridas, agora é porque chove pouco. Nem percebo o sentido deste comentário porque até estão previstos acumulados razoáveis para o Baixo Alentejo e podem haver surpresas, uma vez que será tudo bastante imprevisível.
Em vez disto fazia-te falta analisar as médias, pois setembro no sul tem, na generalidade, médias a rondar os 25/30mm. Não sei que tipo de acumulados estás à espera na tua região por esta altura, sinceramente...

Última edição:
Parece que está a haver uma forte trovoada em Marrocos

Sai um pouco agora para o meu quintal e estava a olhar em direcção a Lisboa, nota-se aquela temperatura amena demais para o meu gosto e aquela claridade vinda dos lados de Lisboa...
16629306709816450819695854439643.jpg

Alguém sugeriu que aquela nebulosidade muito perto do centro da ex-Danielle pode ser uma tentativa de regenerar o seu carácter tropical (no tópico de Danielle). :unsure:
Não me parece nada demais, normalmente as depressões têm alguma nebulosidade perto do centro, pelo menos tenho essa ideia com as imagens de satélite que fui vendo ao longo dos tempos... :intrigante:

Parece que está a haver uma forte trovoada em Marrocos

Exactamente, e por comparação com o que se passa no oceano ao largo das costas do continente, as trovoadas previstas para cá não vêm já formadas.

Sai um pouco agora para o meu quintal e estava a olhar em direcção a Lisboa, nota-se aquela temperatura amena demais para o meu gosto e aquela claridade vinda dos lados de Lisboa...

Nuvens baixas e nevoeiro visíveis pela iluminação urbana. A experiência de cada observador habitual no local de observação quotidiano, e as conclusões empíricas são muitas vezes indicadores preciosos. ;)

Exactamente, e por comparação com o que se passa no oceano ao largo das costas do continente, as trovoadas previstas para cá não vêm já formadas.
Não gosto nada da sensação que me dá o não saber onde e quando vai estourar a próxima trovoada, não quero perder um bom espetáculo de luzes e efeitos sonoros... :D

Queres dizer subtropical?
É relativamente comum haver essa convecção no centro nestas transições, há sempre essa possibilidade de evoluir até se tiver água relativamente quente e ar frio em altura, e até se ter que considerar subtropical.

Tenho ideia de que o NHC chegou a falar algo nisso numa das discussões, de seclusão quente ou algo assim mas posso estar a confundir com outro

Mas para isso aquela convecção tem mesmo que se manter muitas horas com aspecto de não morrer em breve.
Se a meio da manhã/meio dia ainda estiver assim e modelos não descartarem de todo, o NHC colocará a área em vigilância %

Se observarem os diagramas de fase, no momento atual, aka, na verdade 12z de hoje (letra C) no modelo GFS, percebem que são sempre ciclones com parte da vertical na fronteira entre tropical/extra-tropical ou próximo da fronteira. E uma coisa é o modelo, e a realidade pode estar um pouco "deslocado" em relação ao modelado.

SqGHOds.png

cbwo0nk.png

Não julgo que afete as previsões já feitas em que o maior risco são períodos de chuva muito intensa e localizada

Atenção ao mar hoje à tarde, maré-viva, preia-mar de Lua cheia cerca das 16h44 (hora legal, Cascais).
Mar ao largo com ondulação OSO que pode ser superior a 3,5 m e superior a 3 m na linha de costa, a aumentar até ao início da noite.
Ondulação de fundo ONO com período 12 seg. a diminuir.
Coincide com aumento do vento de Sul > 35 Km/h e rajadas de 70 Km/h

Desculpem a pergunta mas porque é que geralmente chove sempre mais de noite do que de dia? Pode ser coincidência mas noto que este tipo de frentes que varreram o território nesta madrugada/manhã normalmente entram sempre de noite e as coisas durante o dia acalmam sendo que a noite pioram novamente.. E coincidência ou existe algum motivo em especial?

Desculpem a pergunta mas porque é que geralmente chove sempre mais de noite do que de dia? Pode ser coincidência mas noto que este tipo de frentes que varreram o território nesta madrugada/manhã normalmente entram sempre de noite e as coisas durante o dia acalmam sendo que a noite pioram novamente.. E coincidência ou existe algum motivo em especial?
Penso que seja coincidência, mas não deixa de ser verdade, pelo menos daquilo que me lembro. Salvo muito raras excepções sempre que senti tempo realmente mau, foi de noite. Apesar de eu não saber explicar concretamente, há vários motivos para que uma tempestade, ou frente, ou seja o que for piore de noite, a coincidência está obviamente no facto de que (daquilo que me lembro) 90% das frentes, a Portugal, chegam de noite.

Penso que seja coincidência, mas não deixa de ser verdade, pelo menos daquilo que me lembro. Salvo muito raras excepções sempre que senti tempo realmente mau, foi de noite. Apesar de eu não saber explicar concretamente, há vários motivos para que uma tempestade, ou frente, ou seja o que for piore de noite, a coincidência está obviamente no facto de que (daquilo que me lembro) 90% das frentes, a Portugal, chegam de noite.

Era bom que alguém soubesse o motivo (caso haja algum claro) mas que é um coincidência, lá isso é..

Estado
Fechado para novas mensagens.