Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
É possível haver um relâmpago que não seja detetado pelo sistema do IPMA?

lol
Deve ser o Bandarra espanhol :lmao::eek:;)

Parece-me O Velho Borda d'Água, mas em espanhol :D

É possível haver um relâmpago que não seja detetado pelo sistema do IPMA?

Sim. Também pode ser um curto circuito em linha de alta tensão ou posto de transformação.

Acumulados de ontem, 14, terceiro dia repleto de boas surpresas, algumas até se dispensavam pelos prejuízos que causaram.
Extraordinário o acumulado de Covilhã.
O de Amares (Caldelas-CIM), 118,3 mm, coloca algumas reservas.
A estação WU de Vila Verde acumulou 87,1 mm das 0h às 0h utc. Caldelas está apenas a cerca de 5 Km a ENE.
O único ponto a favor é que se situa 100 m mais elevada, no início dos contrafortes do Gerês.
Mais a sul temos os 55,7 mm de Merelim e os 95,2 mm de Braga (CIM).
Mas... Minho é Minho.

Mapa provisório, ainda faltam estações:
vzCrxtA.jpg

Beja em três horas pulveriza o normal do mês todo, pelo dobro! Alentejo... é Alentejo.
Portalegre igualou o acumulado mensal médio normal.

Última edição:
As trovoadas da próxima semana já se esfumaram

É o brujito de Euskadi, bem conhecido pelas suas previsões "mágicas"... :lol:
Brujito porque ainda é um aprendiz.:lol:Quando chegar a bruxo já consegue acertar no euromilhões, se eu fosse bruxo só queria saber os numeros que saem amanha no euromilhões, agora acertar noutras coisas não tem interesse. :D

Sim. Também pode ser um curto circuito em linha de alta tensão ou posto de transformação.
Bem me parecia, afinal não estava a ver fantasmas :D, é que quando voltava para o Algarve, vi pelo menos uns dois clarões vindos daquela linha de aguaceiros que estava sobre as serras algarvias mas como na rede do IPMA não detetou nada fiquei a achar que estava maluco :lol:

Em altitude é mais claro que há uma perturbação, exemplo a T500hPa:

ivL1qDL.png

Parece-me ter ido mais para sul do que o previsto, os modelos estão com ideias diferentes. A ideia geral que me dá é que na Andalucia se irão formar os sistemas convectivos mais fortes e irão morrer em Portugal, com movimentação para W/WNW. Poderá haver surpresas no Alentejo e Algarve, quem sabe.

O GFS 18z "perdeu a cabeça" e põe instabilidade até ao fim do mês, não contemplando no entanto na primeira próxima semana o Minho e Douro litoral.
De resto, dessa previsão só podia resultar o Setembro mais chuvoso de sempre, ou perto disso, em vários lugares do centro e sul.

Claro que é a saída das 18z, e há que dar esse desconto.

Estado
Fechado para novas mensagens.