Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Muito preocupantes e desanimantes as previsões para Outubro

Porque??
No sul a 1a quinzena costuma ser ainda quente e seca, as frentes mais características do Outono surgem na 2a metade de Outubro!
Aqui em Faro costuma se dizer que a chuva chega pelo dia da Feira de Faro, dia 20 Outubro!
Antigamente, Outubro era mês já de plena invernia aqui pelo Oeste e Norte da Área Metropolitana de Lisboa. Chovia muito neste mês quase todos os anos. Agora é mais um mês de verão. É aguardar, para já o início outubro será seco...mas espero que haja mudança de padrão ainda em Outubro.

Antigamente, Outubro era mês já de plena invernia aqui pelo Oeste e Norte da Área Metropolitana de Lisboa. Chovia muito neste mês quase todos os anos. Agora é mais um mês de verão. É aguardar, para já o início outubro será seco...mas espero que haja mudança de padrão ainda em Outubro.
confirmo, com 45 anos posso bem dizer que era assim, alem do mais as temperaturas eram frescas durante o dia e não era tão comum andar de manga curta.
as coisas estão mudadas e muito, outubro é daqueles meses incertos que tanto pode ser de chuva, como de sol e calor embora o mais habitual ultimamente tem sido a ultima opção.

Outubro tem vindo a sofrer um aumento enorme de temperatura, mas até tem sido dos meses onde mais tem chovido de forma regular. A memória meteorológica pode enganar, e a verdade é que a maioria dos outubros deste século têm tido precipitação próxima ou acima da média, e acima do que se verificou no século passado

Outubro tem vindo a sofrer um aumento enorme de temperatura, mas até tem sido dos meses onde mais tem chovido de forma regular. A memória meteorológica pode enganar, e a verdade é que a maioria dos outubros deste século têm tido precipitação próxima ou acima da média, e acima do que se verificou no século passado
Tens dados que confirmem isso? Alguma hipótese dos dados antigos estarem errados? Isso é totalmente diferente da experiência do homem comum. Pode ter chovido mais alguns anos um ou dois dias pontualmente e devido à passagem de restos uma ou outra tempestade tropical mas, o número de dias em que choveu e a consistência deverá ser muito diferente dos Outubros antigos.

Última edição:
Tens dados que confirmem isso? Alguma hipótese dos dados antigos estarem errados?
Sinceramente em termos da temperatura num passado recente isso é bem verdade e me parece pelo andar da carruagem que este ano tb será assim.
Em termos de precipitação aí já não concordo com ele, acho que os níveis de precipitação se mantêm e têm alternado com anos mais secos e outros mais chuvoso bem como Novembro.

Tens dados que confirmem isso?

Temperatura:

1664133148269.webp

Precipitação:

1664133172609.webp

Fonte: https://www.ipma.pt/resources.www/d...OJlzXk/cli_20211001_20211031_pcl_mm_co_pt.pdf

Tens dados que confirmem isso? Alguma hipótese dos dados antigos estarem errados? Isso é totalmente diferente da experiência do homem comum. Pode ter chovido mais alguns anos um ou dois dias pontualmente e devido à passagem de restos uma ou outra tempestade tropical mas, o número de dias em que choveu e a consistência deverá ser muito diferente dos Outubros antigos.
Já puseram aqui os gráficos, mas a média de precipitação no século XX foi de cerca de 90 mm, enquanto que nestas duas décadas no século XXI anda acima dos 110 mm, e outubros realmente secos (abaixo dos 70 mm) só houve 3 em 21, o último no trágico outubro de 2017

Hoje descobri que os meus sobrinhos, 4 e 6 anos não sabem o que são trovoadas....dizem por ter visto nos desenhos animados, mas nunca viram nenhuma ao vivo.
Ora eu com a idade deles já tinha visto dezenas posivelmente, tal era o festival aqui pela Região Oeste. No zona do Montejunto havia trovoada violenta várias vezes por ano, outono e Maio não falhava. Isso tudo desapareceu, não é minimamente consistente para que fique na memória desta nova geração. Incrível como o clima pode mudar assim!
Ainda há dias trovejou. Ou eles não viram/ouviram? Não será antes o interesse/desinteresse deles?

O meu filho, que fez agora 2 anos, no mês de Agosto aquando o início do fogo de artifício em Várzea da Serra, apontou e disse sem medo: "tovoada".

Ainda há dias trovejou. Ou eles não viram/ouviram? Não será antes o interesse/desinteresse deles?

O meu filho, que fez agora 2 anos, no mês de Agosto aquando o início do fogo de artifício em Várzea da Serra, apontou e disse sem medo: "tovoada".

O meu filhote que faz dois anos em Novembro não parece sair ao pai, não liga nada ao que se passa no céu para lá da janela do quarto! :D

Estado
Fechado para novas mensagens.