Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Era interessante o IPMA ter um histórico no seu site com os dados antigos das estações e imagens de radar/DEAs como outros serviços de meteorologia nacionais fazem.

Estou a compilar isso há uns tempos, mas ainda não tive tempo para me 'debruçar' sobre o assunto, nem se posso disponibilizar isto...isto por PT, a informação 'pública' tem muito que se lhe diga...
Em princípio será para disponibilizar em timeseries, NetCDF ou similares...

Previsões. Fora do fórum até se percebe as críticas a previsões mensais/sazonais falhadas. Aqui já era expectável haver algum conhecimento da dificuldade dessas previsões. Por acaso aconteceu termos tido os restos de um furacão diretos ao Continente a mudar o padrão.
O "por acaso" não existe em meteorologia.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Outflow sobre o continente.

YkGGvn8.gif

Previsões. Fora do fórum até se percebe as críticas a previsões mensais/sazonais falhadas. Aqui já era expectável haver algum conhecimento da dificuldade dessas previsões. Por acaso aconteceu termos tido os restos de um furacão diretos ao Continente a mudar o padrão.
Mas é exatamente por isso que lançar cá para fora previsões, e ainda por cima sazonais (e em estações de transição!), como se fossem cenários quase certos é uma estupidez. O presidente do IPMA pode ter dito as coisas como deve ser, não me recordo, mas lembro-me do que o governo e a comunicação social disseram e foi uma estupidez sem desculpa

Mas é exatamente por isso que lançar cá para fora previsões, e ainda por cima sazonais (e em estações de transição!), como se fossem cenários quase certos é uma estupidez. O presidente do IPMA pode ter dito as coisas como deve ser, não me recordo, mas lembro-me do que o governo e a comunicação social disseram e foi uma estupidez sem desculpa
Está aqui, com o Ministro a dizer barbaridades de futurologia. Com o presidente do IPMA ao lado a dizer que sim :lmao:.

• Gosto
Reactions: N_Fig e RStorm
Há pouco na CNN, o presidente do IPMA Miguel Miranda quando lhe perguntaram quais as perspetivas para este Outono, ele disse que está previsto que seja mais seco que o habitual...veremos, também Setembro ia ser um mês quente e seco e, felizmente, embora a seca continue, não está a ser bem assim... :unsure:

Depois de tanta seca, só nos faltava ter o próximo Outono/Inverno também secos...
O presidente do IPMA já devia ter aprendido com o que se passou há um mês. Não se devem avançar com previsões sazonais publicamente, principalmente quando estas são alarmistas. Os OCS empolam e deturpam aquilo que é dito à procura de desgraças. Devia ter ficado calado.

Gostava também de saber quando foi que o IPMA mudou de modelo de referência, porque a previsão sazonal de precipitação para o Outono, do ECMWF, é esta:

ps2png-worker-commands-6dcb7c94dd-8fcfp-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-4cXsrh.png

Mudou e já não foi de hoje ou de ontem. E a previsão integrada de vários modelos apontam para um Outono quente e seco em especial Outubro e Novembro!
Agora fiabilidade das transições é sempre baixas em especial na precipitação pois normalmente em Setembro e Outubro, ainda tem precipitação baixas, daí que qualquer dia com precipitação mais intensa possa deitar uma previsão Mensal abaixo.
Além disso ainda existem os fluxos tropicais dos ciclones.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e RStorm
Nunca gostei de mixórdias de modelos, porque juntam modelos relativamente razoáveis com outros que acertam menos que a esperança matemática de um evento aleatório.
Considerando então a "mixórdia", mesmo a média dos modelos considerados no C3S dá uma probabilidade muito pouco alta de o outono ser seco (inferior a 50%). Em termos de tercis, está aproximadamente 45-35-20 (seco - normal - húmido). Previsões sazonais com sinal tão fraco, valem pouco mais que zero...

Hoje descobri que os meus sobrinhos, 4 e 6 anos não sabem o que são trovoadas....dizem por ter visto nos desenhos animados, mas nunca viram nenhuma ao vivo.
Ora eu com a idade deles já tinha visto dezenas posivelmente, tal era o festival aqui pela Região Oeste. No zona do Montejunto havia trovoada violenta várias vezes por ano, outono e Maio não falhava. Isso tudo desapareceu, não é minimamente consistente para que fique na memória desta nova geração. Incrível como o clima pode mudar assim!

Nunca gostei de mixórdias de modelos, porque juntam modelos relativamente razoáveis com outros que acertam menos que a esperança matemática de um evento aleatório.

Ainda por concretizar:

Future releases​

New features and functionality will include:
  • Verification information for the suite of products on display.
  • New products, based on user requirements and forecast skill. Currently planned are: forecasts for monthly means for the existing variables; new indices (e.g. the Southern Oscillation Index); and forecast products (e.g. climagrams).

Ainda assim, o ECMWF pode juntar o seu modelo aos outros porque há ainda muito por fazer -> https://gmd.copernicus.org/articles/12/1087/2019/

No Verão, o modelo pode ser mais útil para os continentais. No Inverno, para os ilhéus.

UwR1nuZ.png

---

Não obstante as anteriores críticas -> https://www.ecmwf.int/en/newsletter/171/news/forecast-performance-2021

Ter o melhor modelo não significa que se está sempre certo. Há sempre enviesamentos/variações regionais e globais -> https://weather.gc.ca/verification/error_growth_e.html

Última edição:
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e RStorm
Estado
Fechado para novas mensagens.