Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Há pouco na CNN, o presidente do IPMA Miguel Miranda quando lhe perguntaram quais as perspetivas para este Outono, ele disse que está previsto que seja mais seco que o habitual...veremos, também Setembro ia ser um mês quente e seco e, felizmente, embora a seca continue, não está a ser bem assim... :unsure:

Depois de tanta seca, só nos faltava ter o próximo Outono/Inverno também secos...
Nada que não me espante ... sobretudo num cenário de alterações climáticas.

Mas seria totalmente catastrófico, continuar nisto por mais um ano. Um novo inverno quente e seco como o anterior, vai atirar Portugal para campos totalmente desconhecidos a nível de seca.

A chuva que tivemos até agora de nada valerá se nas próximas 3/4 semanas não chover mais nada de significativo.
Se este Outono/Inverno forem secos, será uma autêntica catastrofe para Portugal e para a Península Ibérica no geral.
Se assim já assistimos a brigas por causa da água entre Portugal e Espanha, imaginem se essa catastrofe acontece...
A dessalinização da água terá de ser uma realidade a ter em conta muito em breve e de forma generalizada pelo menos no nosso país.

Dispensava mesmo viver nestes arquipélagos onde o risco de passar um furacão é elevado todos os anos. :unsure:
Eu imagino que grande parte dos habitantes desses arquipélagos nem sabem o risco que correm...

Dizem que água dessalinizada sabe muito mal..?
Vai ser bom negócio para as águas engarrafada....quer dizer, essas nascentes vão secar mais ano menos ano a confirmarem -se os cenários mais extremos de falta de chuva nas próximas década. Água do Luso ainda tem as bicas todas a brotar? Divido.

A produção de água dessalinizada requer muita energia...o melhor será mesmo poupar água de maneira inteligente, por exemplo através de novas normas de construção de casas para recuperar águas das chuvas e ter circuitos diferentes de 'águas sujas' e 'águas limpas' aquando da construção das casas....
Dessalinização só faz sentido para regimes desérticos e ainda estamos muito longe disso...

A produção de água dessalinizada requer muita energia...o melhor será mesmo poupar água de maneira inteligente, por exemplo através de novas normas de construção de casas para recuperar águas das chuvas e ter circuitos diferentes de 'águas sujas' e 'águas limpas' aquando da construção das casas....
Dessalinização só faz sentido para regimes desérticos e ainda estamos muito longe disso...
Será muito próximo de deserto o cenário a 50 anos para a península. O equivalente ao Sul da Califórnia actualmente?
Espero que não se venha a concretizar.

Eu imagino que grande parte dos habitantes desses arquipélagos nem sabem o risco que correm...
Também estarão habituados, diria eu...mas acho que não me habituava a fenómenos destes. E o pior é pensar que são cada vez mais recorrentes e que mesmo a reconstrução poderia vir a ser comprometida. Basta ver o caso do Lousiana, cuja zona oeste do Estado, foi arrasada por dois furacões "major" em 2020. Além disto, as Bermudas, tal como outras ilhas das Caraíbas têm pouco relevo, o que faz com que sejam quase "engolidas" pelo mar nestas situações.

Será muito próximo de deserto o cenário a 50 anos para a península. O equivalente ao Sul da Califórnia actualmente?
Espero que não se venha a concretizar.
Não sei se alguma vez vamos ter minimamente capacidade para enfrentar as secas que o Sudoeste dos Estados Unidos tem estado a atravessar. Basta um ano de seca para que a situação se complique e agora com as centrais a carvão encerradas, nem as barragens que estão em zonas chuvosas se safam, devido à produção de energia. As únicas ideias que existem por cá para combater o quer que seja é subir preços e no caso das secas é subir o preço da água. :huhlmao:
Além disso partilhamos os principais rios com outro país e penso que a guerra de água com Espanha está apenas a começar e já era previsível que com a atual situação, mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer.

Até agora não tivemos mudança de padrão! Ter uma ou outra cut-off não significa mudança de padrão. Aliás eu noto o Atlântico ainda muito bloqueado (em teoria ainda é cedo),no entanto as próximas 2 semanas serão importantes para ver o que poderá vir. Até só pode desbloquear lá para a 2a quinzena de Outubro e depois voltar a bloquear com a vinda do nosso "amigo" Verão de São Martinho .

De qualquer das formas um Outono seco não significa 0 precipitação! Lembrem-se disso antes de euforismos com um ou outro aguaceiro ;)

Há alguma forma de obter as imagens de radar de dias anteriores?
É que eu tirei algumas fotos a várias células ontem e na terça que gostaria de partilhar com as suas respetivas assinaturas no radar para melhor contexto...

Há alguma forma de obter as imagens de radar de dias anteriores?
É que eu tirei algumas fotos a várias células ontem e na terça que gostaria de partilhar com as suas respetivas assinaturas no radar para melhor contexto...

Sim, ainda posso ter as imagens do mapa dinâmico, dos radares individuais e das DEA. Que dias e horas aproximadas precisas?

Até agora não tivemos mudança de padrão! Ter uma ou outra cut-off não significa mudança de padrão. Aliás eu noto o Atlântico ainda muito bloqueado (em teoria ainda é cedo),no entanto as próximas 2 semanas serão importantes para ver o que poderá vir. Até só pode desbloquear lá para a 2a quinzena de Outubro e depois voltar a bloquear com a vinda do nosso "amigo" Verão de São Martinho .

De qualquer das formas um Outono seco não significa 0 precipitação! Lembrem-se disso antes de euforismos com um ou outro aguaceiro ;)
Pois, alguma chuva é melhor que nada mas, não quer dizer que "alguma" não continue a ser pouca.
No entanto, se chover qualquer coisa vamos logo ter uma carrada de avisos e páginas e páginas nos jornais com previsão de "temporal". Isto da a sensação de que está a chover quando na verdade é pouco o que realmente cai do céu.

Sim, ainda posso ter as imagens do mapa dinâmico, dos radares individuais e das DEA. Que dias e horas aproximadas precisas?
Uau:p, @StormRic para o salvamento :hehe::D
Ainda estou a compilar os tempos, depois envio-te uma mensagem direta para não encher o tópico com off-topics...

Era interessante o IPMA ter um histórico no seu site com os dados antigos das estações e imagens de radar/DEAs como outros serviços de meteorologia nacionais fazem.

Era interessante o IPMA ter um histórico no seu site com os dados antigos das estações e imagens de radar/DEAs como outros serviços de meteorologia nacionais fazem.

Pois era. A seu tempo poderá disponibilizar, é uma questão, penso eu, de capacidade dos servidores e alguma restruturação dos bancos de dados a nível de acesso público.

Algumas imagens gravei logo na altura. Mas para o mapa dinâmico apenas não fechei as páginas respectivas do navegador, portanto as imagens permanecem em cache, mas não posso mantê-las indefinidamente pois vão ocupando cada vez mais espaço na memória.

Estado
Fechado para novas mensagens.