Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Alguém pode fazer uma apanhado das secas históricas nos últimos 100 anos em Portugal? E forma como terminaram? Seria interessante para termos uma ideia da duração e repetição das secas num clima como o de Portugal.

Ouvi falar muito da seca do inicio dos anos 80 , penso que entre 1981 e 1983 ....durante essa seca os poços de quase toda gente na aldeia dos meus pais secaram, um dos poucos que não secou foi o poço dos meus avós.
Essa grande seca terminou com as Grandes cheias de Alenquer de Novembro de 1983.
Tenho mais memória das cheias do que das secas na minha infância, mas sem precisar anos claro. O que está bem presente na minha memória é que no meu dia de anos, em fevereiro, estava quase sempre frio e/ou a chover, o que era um verdadeiro problema para as festas de aniversário :hehe:

Tenho mais memória das cheias do que das secas na minha infância, mas sem precisar anos claro. O que está bem presente na minha memória é que no meu dia de anos, em fevereiro, estava quase sempre frio e/ou a chover, o que era um verdadeiro problema para as festas de aniversário :hehe:
Sim e Carnavais dos anos 90, sempre debaixo de frio e chuva - era quase certo, lembro-me bem. :rain:

Exemplos de dois anos no dia 2 de Fevereiro:

Em 2018, tive céu limpo e choveu bem no último dia de Fevereiro e em Março, logo a crendice cumpriu-se, em 2017, choveu e o Inverno está a passar, nem sei como entre 10 e 14 de Fevereiro tive 125 mm, a Senhora das Candeias não lida muito bem com cut-off's. :D

Exemplos de dois anos no dia 2 de Fevereiro:

Em 2018, tive céu limpo e choveu bem no último dia de Fevereiro e em Março, logo a crendice cumpriu-se, em 2017, choveu e o Inverno está a passar, nem sei como entre 10 e 14 de Fevereiro tive 125 mm, a Senhora das Candeias não lida muito bem com cut-off's.
O inverno em 2017 acabou a 30 de março. Não sei como não se cumpriu! ;)

• Gosto
Reactions: joselamego e Aine
A década de 80 foi um verdadeiro tesouro meteorológico . Teve tudo : grandes nevões a cotas muito baixas , grandes cheias , ciclones , secas e ondas de calor . Uma verdadeira loucura para os meteoloucos , recordo com saudade. Inclusive em 83 nevou com grande intensidade no dia dos meus anos , inesquecível.
Uma nota : apesar de não ser assim tão divulgado , as secas de 80 / 81 ( todo o território ) e a de 82/83 ( essencialmente no Sul ) , são consideradas das maiores secas de sempre em Portugal , aquilo foi muito sério. E também acompanhadas de ondas de calor muito intensas . Inclusive , a onda de calor de junho de 1981 é considerada a maior onda de calor de todos os tempos aqui em Viana do Castelo.

Relativamente às secas fui consultar e embora não queira dizer tudo pois não sei a distribuição ao longo dos meses, encontrei imensas secas aqui no Algarve.
66 a 67
73 a 74
81 a 83
84 a 85
94 a 95
98 a 99
2004 a 2005
2012
2015
2017
....

As mais graves foram 73 a 74
81 a 83
94 a 95
2004 a 2005

Nota: nem sempre a seca meteorologica veio acompanhada por uma hidrológica

Relativamente às secas fui consultar e embora não queira dizer tudo pois não sei a distribuição ao longo dos meses, encontrei imensas secas aqui no Algarve.
66 a 67
73 a 74
81 a 83
84 a 85
94 a 95
98 a 99
2004 a 2005
2012
2015
2017
....

81 a 83
94 a 95
2004 a 2005

Esqueceste uma das piores, 2019.

PS: de 1900 a 1930 também houve muitas, tanto que as médias da altura são inferiores a 400 mm no litoral algarvio.

Esqueceste uma das piores, 2019.

PS: de 1900 a 1930 também houve muitas, tanto que as médias da altura são inferiores a 400 mm no litoral algarvio.
Retirei da página do IPMA consultando os dados de Faro de precipitação anual, que apenas tinha os dados desde 1966 até 2018.
Creio que desde 2019 ate 2021 todos foram secos.

Boa tarde
Sou de Gondomar
Anos 90 muitos invernos com chuva e frio
Recordo me dê meses do inverno sem ver o sol e com cheias no Douro .
De 2000 até 2010 ,os invernos foram mais irregulares , semanas sem chuva ou semanas com muita chuva .
Desde 2010 até agora , invernos mais secos e menos chuvosos.

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk

Boa tarde
Sou de Gondomar
Anos 90 muitos invernos com chuva e frio
Recordo me dê meses do inverno sem ver o sol e com cheias no Douro .
De 2000 até 2010 ,os invernos foram mais irregulares , semanas sem chuva ou semanas com muita chuva .
Desde 2010 até agora , invernos mais secos e menos chuvosos.

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk

Nos anos 90 , houveram vários invernos bem secos também .

Retirei da página do IPMA consultando os dados de Faro de precipitação anual, que apenas tinha os dados desde 6 até 2018.
Creio que desde 2019 ate 2021 todos foram secos.
Infelizmente em anos recentes os dados do IPMA não são fiáveis para algumas estações. Isto porque as estações falharam nos dias mais chuvosos do ano. Mas o IPMA apresentou os acumulados sem os dados desses dias. Eu e o @"Charneca" Mundial falámos disso.

66 a 67
73 a 74
81 a 83
84 a 85
94 a 95
98 a 99
2004 a 2005
2012
2015
2017
....

81 a 83
94 a 95
2004 a 2005

obrigado por teres acedido ao meu pedido sobre as secas. Dados interessantes, para mim a que passou mais despercebida será a de 1994...nao parece ter deixado grande memoria no colectivo.

Aqui na região Oeste e Norte de Lisboa a de 1981-1983 foi bem violenta. Nessa altura ainda havia muita gente a depender de poços, em Algumas aldeias da Estremadura a rede publica nao chegava a todos. Sei que o meu pai falava muito dessa seca ...o mais estranho é que depois terminou com muitas cheias em Novembro de 1983.

Alguém com dados regionais sobre secas anteriores? Como terminaram essas secas? Cut offs?

obrigado por teres acedido ao meu pedido sobre as secas. Dados interessantes, para mim a que passou mais despercebida será a de 1994...nao parece ter deixado grande memoria no colectivo.

Aqui na região Oeste e Norte de Lisboa a de 1981-1983 foi bem violenta. Nessa altura ainda havia muita gente a depender de poços, em Algumas aldeias da Estremadura a rede publica nao chegava a todos. Sei que o meu pai falava muito dessa seca ...o mais estranho é que depois terminou com muitas cheias em Novembro de 1983.

Alguém com dados regionais sobre secas anteriores? Como terminaram essas secas? Cut offs?
Eu por acaso recordo bem essa seca de 1994. Andava na escola primária, e recordo que quando ia para a ginástica para Monte Gordo passava pelo Pinhal da Praia Verde e os pinheiros estavam em stress hídrico. Recordo mais coisas. Logo a seguir veio um período chuvoso. Recordo-me de ir à Conceição de Tavira com o meu pai e ouvir as pessoas a comentar que o ribeiro que passa pela povoação estava sem correr há 4 anos. A casa dos meus avós tinha um poço, que em 1995 ou 1996 quase transbordou, mas nessa seca baixou muitos metros até lá bem abaixo, ao aquífero.

Estado
Fechado para novas mensagens.