Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas o que referes é importantíssimo! Por exemplo, nestas condições tenho de gastar água antes da implantação das culturas só para decompor a matéria orgânica e mesmo assim é difícil manter a fertilidade da terra.
Se traduzíssemos isso em perdas económicas seria incalculável!
Ninguém liga a isso...depois vá de compensar com toneladas de fertilizantes químicos! A seca perpetuada no tempo como é o caso de muitos locais no sul do país é uma pescada de "rabo na boca"!
Corretíssimo! A maioria das pessoas pensa que se não chover agora, chove depois e compensa.
A distribuição da precipitação ao longo do ano é talvez ainda mais importante:
- Se chover menos de cada vez, mas de forma mais frequente, a chuva penetra melhor nos aquíferos. A chuva torrencial o que faz é deslizar e arrastar solo, para barrocos, ribeiros, ribeiras, rios até ao mar, sem alimentar os aquíferos.
- Se chover menos, mas for compensado em frequência, o solo mantem-se vivo em termos de microrganismos a decompor a matéria vegetal, e outros compostos adicionados.

É fácil imaginar.. Na compostagem há que manter alguma humidade, há que adicionar restos vegetais para serem decompostos e alguma terra que contem os microrganismos necessários. No fim produz-se terra boa.

Pelo contrário, se eu espalhar restos vegetais à superfície e estrume de animais, na terra ao Sol, sem chover, o que acontece é que tudo fica desidratado e os compostos com nutrientes em vez de serem convertidos e assimilados na terra em profundidade, são libertados para a atmosfera. No fim, todo o trabalho feito foi em vão. Restam folhas secas e palha, praticamente sem nutrientes para a terra.

Eu ainda tenho uma pequena esperança de uma entrada fria que ponha grande parte do país pintado de branco neste inverno... Em termos teóricos até março (ou até mesmo início de abril) ainda poderá acontecer (basta relembrar que em 2020 nevou no dia 31 de março). Ora o problema esse é passar da teoria à prática. E em termos práticos, como todos nós sabemos e da forma como as coisas estão, neste inverno se calhar até será mais provável ver um porco a andar de bicicleta do que haver um nevão em grande parte do país. :D:lol:

Só me ocorre uma palavra: catástrofe.

VMYKnzg.jpg
VCpBpZM.jpg
Am50P6m.jpg
E6s9lvm.jpg

Impressionante mesmo! E não é só no Baixo Alentejo / Algarve.. Noutros locais do país onde haja "seca moderada", a situação é já preocupante. Por exemplo no Pinhal Interior Sul (Beira Baixa), plantei várias árvores no início de dezembro (castanheiros, cerejeiras) e já tive de ir regá-las 2 vezes este mês. Nos locais onde a terra é mais barrenta, a humidade no solo conserva-se melhor (desde que não chegue ao ponto, do solo começar a gretar), mas nos locais onde é menos barrenta, a superfície (1ª camada de 15cm) está mesmo seca! Aproveitei para mondar algumas ervas com uma pequena enxada, e ao sacudir a terra, enfim era só borralho solto. Se não for regar as árvores novas, provavelmente criam fracas raízes e depois não vão conseguir suportar os meses de Verão (em especial os castanheiros).

A erva cresceu pouco, está amarelada de sede, com pontas queimadas da geada. O solo também sofre de outra forma, pois sem humidade, não se desenvolvem os microrganismos necessários para digerir os fertilizantes. Enfim tudo seca, evapora sem contribuir em fertilidade no solo. A continuar assim, o solo fica pobre, apesar da matéria orgânica que incorporo, acaba por ficar inutilizada se a terra não tiver vida, pois o desenvolvimento da mesma depende da disponibilidade de água. A ideia de que as plantas "digerem" os fertilizantes incorporados no solo é errada, o que as plantas digerem são os subprodutos resultantes da atividade dos microrganismos no solo.

Desculpem a seca! :-) Mas é só para terem uma ideia que isto da "agrícola" é bem mais complicado do que chover de vez em quando, porque o ótimo é ir chovendo o normal e com a frequência normal.

Não me recordo de algo assim e sem fim à vista..
está muito dificil mesmo, é uma situação diferente até de 2012, onde o frio intenso não deixou evaporar tanto agua. Acho este ano mais complicado...alem de que o numero de horas de frio baixou imenso. e todos sabemos o que isso significa pra as árvores fruteiras como maceiras, pereiras ou cerejeiras ...

Já não vinha ao fórum desde o ano passado, tal é o Mariano do que se tem passado, ainda assim fico surpreendida com a quantidade de mensagem neste tópico.

A ver vamos se a ditado da Sra. das candeias se cumpre e temos o inverno para vir, uma vez que hoje, dia de Sra. das Candeias está a rir.

Nos últimos 20 anos a precipitação subiu imenso na Primavera e caiu imenso no Inverno. Isto no Algarve é terrível para o sequeiro e para os cursos de água. Se o padrão se repetir, seremos compensados entre Fevereiro e Junho. De qualquer das formas, é hora de começar já a poupar no consumo doméstico e no poder local.

Estes bloqueios anticiclónicos invernais fazem parte do nosso clima ( já Mariano Feio os descrevia ) , não apareceram por causa do aquecimento global , como muitos de forma populista e oportunista andam por aí a dizer. Ainda me lembro por exemplo de alguns invernos bem secos nos anos 80 , o de 1992 , onde esteve quase sem chover até março .
A ideia de que antigamente chovia torrencialmente em todos os invernos do início ao fim é uma fantasia na cabeça de muitos . Já falei com pessoas mais velhas , que me disseram que antigamente também apareciam muitos bloqueios anticiclónicos .
Agora , as alterações climáticas são reais , estão a provocar uma maior duração dos bloqueios , mais lestada , menos geadas , menos frio , etc. Mas não estão a provocar nenhum fenómeno novo , estes bloqueios fazem parte do nosso clima . Tal como se chover com abundância depois na primavera também faz parte do nosso clima , não é nenhuma a anormalidade de, como alguns dizem.

Estes bloqueios anticiclónicos invernais fazem parte do nosso clima ( já Mariano Feio os descrevia ) , não apareceram por causa do aquecimento global , como muitos de forma populista e oportunista andam por aí a dizer. Ainda me lembro por exemplo de alguns invernos bem secos nos anos 80 , o de 1992 , onde esteve quase sem chover até março .
A ideia de que antigamente chovia torrencialmente em todos os invernos do início ao fim é uma fantasia na cabeça de muitos . Já falei com pessoas mais velhas , que me disseram que antigamente também apareciam muitos bloqueios anticiclónicos .
Agora , as alterações climáticas são reais , estão a provocar uma maior duração dos bloqueios , mais lestada , menos geadas , menos frio , etc. Mas não estão a provocar nenhum fenómeno novo , estes bloqueios fazem parte do nosso clima . Tal como se chover com abundância depois na primavera também faz parte do nosso clima , não é nenhuma a anormalidade de, como alguns dizem.
sim, não é de todo novo este fenómenos. Mas estão-se a repetir cada vez mais e as alterações climáticas estão a potenciar a intensidade e duração do bloqueio.

Já eram, mas não com tanta frequência e não tão intensos assim! :rolleyes:

Alguém pode fazer uma apanhado das secas históricas nos últimos 100 anos em Portugal? E forma como terminaram? Seria interessante para termos uma ideia da duração e repetição das secas num clima como o de Portugal.

Ouvi falar muito da seca do inicio dos anos 80 , penso que entre 1981 e 1983 ....durante essa seca os poços de quase toda gente na aldeia dos meus pais secaram, um dos poucos que não secou foi o poço dos meus avós.
Essa grande seca terminou com as Grandes cheias de Alenquer de Novembro de 1983.

Alguém pode fazer uma apanhado das secas históricas nos últimos 100 anos em Portugal? E forma como terminaram? Seria interessante para termos uma ideia da duração e repetição das secas num clima como o de Portugal.

Ouvi falar muito da seca do inicio dos anos 80 , penso que entre 1981 e 1983 ....durante essa seca os poços de quase toda gente na aldeia dos meus pais secaram, um dos poucos que não secou foi o poço dos meus avós.
Essa grande seca terminou com as Grandes cheias de Alenquer de Novembro de 1983.

Há publicações do IM e do IPMA sobre as secas. Tenho algumas arquivadas. Quando conseguir "desenterrá-las" posso publicar alguns dados, mas penso que até existe já um tópico sobre isso.

Há publicações do IM e do IPMA sobre as secas. Tenho algumas arquivadas. Quando conseguir "desenterrá-las" posso publicar alguns dados, mas penso que até existe já um tópico sobre isso.
seria interessante reavivarmos o tema. Alguém se lembra da seca de 1994? Por acaso nao me lembro, embora miúdo podia ter retido alguma memoria.

A desgraçada da Senhora das Candeias deve estar com as orelhas a arder! :lol:
Hoje ao entardecer o céu estava cheio de umas coisas estranhas... acho que se chamam... nuvens. Sabem do que se trata? :intrigante:

Ai o antílope... deixou a porta aberta hoje :D

Estado
Fechado para novas mensagens.