Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Estes bloqueios anticiclónicos invernais fazem parte do nosso clima ( já Mariano Feio os descrevia ) , não apareceram por causa do aquecimento global , como muitos de forma populista e oportunista andam por aí a dizer. Ainda me lembro por exemplo de alguns invernos bem secos nos anos 80 , o de 1992 , onde esteve quase sem chover até março .
A ideia de que antigamente chovia torrencialmente em todos os invernos do início ao fim é uma fantasia na cabeça de muitos . Já falei com pessoas mais velhas , que me disseram que antigamente também apareciam muitos bloqueios anticiclónicos .
Agora , as alterações climáticas são reais , estão a provocar uma maior duração dos bloqueios , mais lestada , menos geadas , menos frio , etc. Mas não estão a provocar nenhum fenómeno novo , estes bloqueios fazem parte do nosso clima . Tal como se chover com abundância depois na primavera também faz parte do nosso clima , não é nenhuma a anormalidade de, como alguns dizem.
Tens toda a razão, claro. Muito mais preocupante em termos climáticos que estes fenómenos extremos, é que a cada década a média de precipitação no inverno vai descendo cada vez mais... Mas é difícil explicar a pessoas que não entendem sequer a diferença entre "evento meterológico" e "clima", eu já tentei várias vezes e só me chamam é de negacionista

A minha infância — a de que me lembro — foi mais nos anos 80; sou de 74 :D
Em 1983 eu era recém nascido, não me podia lembrar...lembro-me mais do final dos anos 80 e dos 90. lembro-me muito bem de fazer muito frio em Fevereiro de 1994, pois foi o mês dos Jogos Olímpicos de Inverno de Lillehammer os primeiros com grande cobertura na RTP2 e os primeiros com participação nacional - eu e o meu primo fizemos uma mini pista de gelo num terraço que congelou durante a noite. :lmao::lol: De manhã foi uma alegria...mas derreteu logo a seguir. :lol:

Mas não tenho memoria nenhuma de ver nas noticias algo sobre a seca nesse ano de 1994...

Última edição:
Creio que o início dos anos 90 trouxe cerca de 4 a 5 anos que sem serem extremamente secos não houve nenhum que superar-se a média.
Tal facto fez com que os aquíferos não recuperassem nem as barragens.... Pois recordo me perfeitamente de a câmara andar a fazer furos ou planear fazer, e os furos aqui perto de casa estarem sem água...
Nessa altura recordo que não recebiamos água das barragens como agora.
Depois a seca de 2004 a 2005 tb foi muito poderosa.

Recordo que nem sempre a seca meteorologica veio acompanhada de uma seca hidrológica.

Recordo-me bem da seca de 1994. Andava no 11.º ano. Houve inclusivamente campanhas na televisão a apelar à redução do consumo de água. Era uma pequena bola em esponja a simular a Terra e um regador ia deitando água. Depois parava de deitar água e umas mãos espremiam a bola-planeta até ficar sem água, mas logo voltava o regador. Até que o regador começava a deitar menos água mas as mãos continuavam a espremer a pobre bola-Terra. Até que o regador secava e, claro, seguia-se a secura total da bola. Era acompanhado por uma locução que dizia: "Chove, gasta; chove, gasta; chove menos, gasta; não chove, gasta menos... não há, não gasta! Poupe água... Ela não cai do céu." Lembro-me como se fosse hoje!

Curiosas essas memórias da seca de 1994. Foi um ano menos chuvoso que o normal, mas nada do outro mundo. Foi sim o 5º ano consecutivo com precipitação abaixo da média, o que poderá ser a causa dessa seca? Não sei, estou só a teorizar
Aqui a sul pelo menos foi extremamente seco com pouco mais de 200 mm..
E já vinha no seguimento de outros anos com precipitação abaixo da média!

Em Espanha essa seca foi muito marcada.

Sevilha ficou quase sem água para a população. Creio que no Algarve ainda não havia Odeleite. Depois ocorreu o milagre em 1995, 1996 e 1997.

Não sei como foi nas anteriores secas mas não me recordo de ver as alfarrobeiras tão amareladas como agora. Nota-se que estão mesmo a definhar!
A alfarrobeira tem raízes super profundas, se desde 2012 os anos têm sido abaixo da média com uma seca forte em 2019 que não foi compensada é natural que em profundidade os aquíferos estejam muito em baixo e não haja humidade nas camadas profundas do solo...

A alfarrobeira tem raízes super profundas, se desde 2012 os anos têm sido abaixo da média com uma seca forte em 2019 que não foi compensada é natural que em profundidade os aquíferos estejam muito em baixo e não haja humidade nas camadas profundas do solo...
Talvez, ao contrário de outras secas, haja menos água em profundidade resultado de uma já longa série de anos secos.
E não me refiro ao caso particular do Sotavento que até tem tido algumas tréguas nos últimos tempos...

Estou completamente solidário, tem estado um "mau tempo" que até chateia :D:lol:,

realmente ainda tem gente não tem a real noção da gravidade do que se está a passar :(:mad:,
quando vejo noticias destas , até ........, até ......... , enfim

Boa tarde,
Enquanto no Norte e centro temos uma seca unicamente hidrológica... dado que a humidade dos solos ainda é bem relevante, no sul remos uma seca meteorológica, agrícola e futuramente será tb hidrológica se não chover nesta Primavera...
Estive a olhar os dados de finais de Janeiro e mesmo em secas anteriores não vi o sul com tão pouca água no solo.
Mas ainda temos Março, Abril e Maio... mas havendo uma conjunção de tempo seco e temperaturas superiores ao normal não será nada benéfico..

gens_53_0_312xka2.png

:lmao:

Estado
Fechado para novas mensagens.