Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Ecm na 2a quinzena de Novembro, indica mudança de padrão, num cenário de acordo com as suas previsões sazonais.
Isto porque indica um bloqueio nas latitudes mais a norte mas que se poderá extender em cristã até perto de nós.
Com essa previsão as Ilhas e o Mediterrâneo seriam os grandes privilegiados.
Em resumo tanto podemos ter boas cut offs como um tempo seco, frio e aborrecido!

Incrível a quantidade de água que está a ser despejada a Norte.
Chega a ser ridículo a comparação com o resto do país!!
É verdade, a estação de V.N.Cerveira (Aeródromo), por exemplo, desde o dia 18 de outubro já recebeu mais chuva (293mm) do que Faro (Aeródromo) desde o dia 1 de janeiro (229mm)

É verdade, a estação de V.N.Cerveira (Aeródromo), por exemplo, desde o dia 18 de outubro já recebeu mais chuva (293mm) do que Faro (Aeródromo) desde o dia 1 de janeiro (229mm)
Em Faro, o que é mais estranho é ter passado a estação Faro (Aeroporto) para Faro (Aeródromo), não sabia que o Aeroporto virou Aeródromo, se alguém conseguir explicar-me isso seria fantástico é que nem o IPMA conseguiu dar-me uma justificação plausível. :intrigante:

Boa tarde.

Eu no meu cantinho, que tem estado na margem das entradas que beneficiam o Minho e regiões mais costeiras do Douro Litoral, levo "apenas" 219 mm neste mês de outubro.
Partilhava bem 100 mm desta chuvinha. Porque também sei que mais cairá, seja agora ou nos próximos meses.
Valores inferiores a 300 mm anuais configuram já um clima desértico\pré-desértico.
Não fossem as barragens ao longo do Algarve e viver aí seria terrível, o simples acesso à água para a vida do dia a dia seria certamente motivo para o abandono dessa faixa do território por estes anos.

9bKWGv2.jpeg

Será que aí vem mais? Olhando à imagem de vapor de água o potencial está lá todo (setas amarelas), atmosfera muito saturada.
Vê-se também a frente que virá pela noite\madrugada, com muita água precipitável.

Obviamente que se enquadra nas previsões.
O mais difícil é ter a certeza por onde entrará a parte mais activa e\ou estacionária destas frentes.
Ontem a meteogalicia apontava para que esta zona mais estacionária, que afecta o Minho e parte mais costeira do Douro Litoral, afetasse essencialmente a a zona entre o Alto Minho e a zona de Pontevedra. Acabou por descer um pouco em latitude "beneficiando" mais a região do Litoral Norte.
Vamos ver então o que acontecerá nas próximas 24h.

9bKWGv2.jpeg

Será que aí vem mais? Olhando à imagem de vapor de água o potencial está lá todo (setas amarelas), atmosfera muito saturada.
Vê-se também a frente que virá pela noite\madrugada, com muita água precipitável.

Obviamente que se enquadra nas previsões.
O mais difícil é ter a certeza por onde entrará a parte mais activa e\ou estacionária destas frentes.
Ontem a meteogalicia apontava para que esta zona mais estacionária, que afecta o Minho e parte mais costeira do Douro Litoral, afetasse essencialmente a a zona entre o Alto Minho e a zona de Pontevedra. Acabou por descer um pouco em latitude "beneficiando" mais a região do Litoral Norte.
Vamos ver então o que acontecerá nas próximas 24h.
O suposto é a frente começar a ser empurrada em direção a nós.

5qDLhON.jpeg

Também espero que isso aconteça.
Interessante também é verificar que dentro da frente já se começa a verificar a formação de zonas convectivas.
Se a frente se aproximar e for empurrada para o continente, espera-se chuva abundante não só no litoral norte, como agora acontece, mas estendida a outras zonas.

Boa tarde.

Eu no meu cantinho, que tem estado na margem das entradas que beneficiam o Minho e regiões mais costeiras do Douro Litoral, levo "apenas" 219 mm neste mês de outubro.
Partilhava bem 100 mm desta chuvinha. Porque também sei que mais cairá, seja agora ou nos próximos meses.
Valores inferiores a 300 mm anuais configuram já um clima desértico\pré-desértico.
Não fossem as barragens ao longo do Algarve e viver aí seria terrível, o simples acesso à água para a vida do dia a dia seria certamente motivo para o abandono dessa faixa do território por estes anos.
Sim são valores pré deserto. Mas diga-se de passagem, nunca choveu tão pouco no Algarve como nós últimos 20 anos

Nunca choveu tão pouco no Algarve e nunca houveram tantos campos de golfe.. Va-se lá entender...
Os espanhóis também têm campos de golfe, muito mais agricultura intensiva que nós, mas buscam soluções enquanto o tuga está sempre a lamentar-se e nada faz. Os espanhóis vão captar mais água a jusante do Alqueva para levar essa água para Andaluzia aonde existe agricultura intensiva, campos de golfe, hotelaria e nós fazemos o quê, nada lamentamos a má sorte. Eu não tenho dúvidas nenhumas, se fôssemos Espanha, já existia transvases do Douro para o Algarve, se as barragens do Douro quase não têm capacidade de encaixe e basta chover mais para haver descargas e provocar inundações na Régua, no Porto e em Gaia e essa água ir toda parar ao mar, não seria melhor criar transvases para levar essa água para aonde é preciso, acreditam mesmo se o Douro fizesse fronteira com Espanha como faz o Guadiana certamente que os Espanhóis já teriam ido buscar parte dessa água. Nós nem uma dessalinizadora temos ainda, gastamos milhões e milhões de euros de fundos europeus e isto que é o mais importante nada fazem, desde 2005 fala-se mas nada fizeram, em Portugal falam muito e fazem pouco, em Espanha agem logo.

Estado
Fechado para novas mensagens.