Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Os espanhóis também têm campos de golfe, muito mais agricultura intensiva que nós, mas buscam soluções enquanto o tuga está sempre a lamentar-se e nada faz. Os espanhóis vão captar mais água a jusante do Alqueva para levar essa água para Andaluzia aonde existe agricultura intensiva, campos de golfe, hotelaria e nós fazemos o quê, nada lamentamos a má sorte. Eu não tenho dúvidas nenhumas, se fôssemos Espanha, já existia transvases do Douro para o Algarve, se as barragens do Douro quase não têm capacidade de encaixe e basta chover mais para haver descargas e provocar inundações na Régua, no Porto e em Gaia e essa água ir toda parar ao mar, não seria melhor criar transvases para levar essa água para aonde é preciso, acreditam mesmo se o Douro fizesse fronteira com Espanha como faz o Guadiana certamente que os Espanhóis já teriam ido buscar parte dessa água. Nós nem uma dessalinizadora temos ainda, gastamos milhões e milhões de euros de fundos europeus e isto que é o mais importante nada fazem, desde 2005 fala-se mas nada fizeram, em Portugal falam muito e fazem pouco, em Espanha agem logo.
Porque é que achas que Espanha é um país muito mais desenvolvido em tudo do que Portugal? Porque Espanha decidiu há muito ser um país rico e os países que assim decidem, agem e não ficam à espera. Portugal está sempre à espera de terceiros...
Os grandes transvases de Norte (rico em água) para Sul foram decididos em Espanha já nos anos 60, ainda em Portugal se dormia o pacato sono da ditadura.

Espanha é um país com um Estado forte e actuante. Nós em Portugal devíamos ser mais assim!

Última edição:
Os espanhóis também têm campos de golfe, muito mais agricultura intensiva que nós, mas buscam soluções enquanto o tuga está sempre a lamentar-se e nada faz. Os espanhóis vão captar mais água a jusante do Alqueva para levar essa água para Andaluzia aonde existe agricultura intensiva, campos de golfe, hotelaria e nós fazemos o quê, nada lamentamos a má sorte. Eu não tenho dúvidas nenhumas, se fôssemos Espanha, já existia transvases do Douro para o Algarve, se as barragens do Douro quase não têm capacidade de encaixe e basta chover mais para haver descargas e provocar inundações na Régua, no Porto e em Gaia e essa água ir toda parar ao mar, não seria melhor criar transvases para levar essa água para aonde é preciso, acreditam mesmo se o Douro fizesse fronteira com Espanha como faz o Guadiana certamente que os Espanhóis já teriam ido buscar parte dessa água. Nós nem uma dessalinizadora temos ainda, gastamos milhões e milhões de euros de fundos europeus e isto que é o mais importante nada fazem, desde 2005 fala-se mas nada fizeram, em Portugal falam muito e fazem pouco, em Espanha agem logo.
Nunca ninguém pensou que isto chegaria ao que chegou e tão rápido! Hoje fiquei escandalizado com os níveis de água a Barlavento! Já choveu em Setembro e Outubro e se calhar até na média, ou seja, bastante mais do que para estes lados e as ribeiras é só cascalho! Ribeira de Bensafrim seca seca, ribeira de Aljezur para lá de seca. Nem uma poça microscópica se vislumbra!

Bom também acho que se poderia fazer muito mais e acho que mais do lado da poupança! A verdade é que não chove e não temos a mesmas opções que Espanha, no entanto já se podiam estar a implementar no terreno soluções mais musculadas.
A ligação a Alqueva não tenho dúvidas que os Espanhóis já tivessem implementado ou estivessem a implementar nem que fosse aos ziguezagues, com túneis ou estações elevatórias!

Não me parece que criar transvases megalómanos do Douro para o Algarve ou centrais de dessalinização para alimentar agricultura intensiva, campos de golfe e hotelaria seja uma opção sensata em nenhum contexto. Quem ia pagar? E para o benefício de quem/que empresas?
As prespetivas de lucro dessas empresas (agricultura intensiva, campos de golfe, hotelaria) não deve estar em primeiro lugar.
O que deve ser feito na região Sul é uma gestão responsável da disponibilidade hídrica de forma a usar apenas o essencial, especialmente em períodos de seca. Não me parece que campos de golfe sejam essenciais. E as plantações intensivas, especialmente de espécies que utilizem bastante água (como frutos vermelhos, abacates, entre outros) têm também um impacto enorme não só no consumo de água mas também nos ecossistemas.
Resumindo, acho que é má ideia usar soluções tecnologicas dessa dimensão e custo para teres maiores áreas agrícolas e campos de golfe/serviços (para os 1% dos ricos) que de outra forma seriam insustentáveis nesse local.

Comparar as necessidades hidrológicas ou agrícolas de Portugal com Espanha para além que a precipitação em muitos locais do centro e sul de Espanha em muitos casos deve ser inferior a 500 ou 400 mm anuais.
Um transvase do Douro aqui para o Algarve deve ser brincadeira só pode, um projecto megalómano para alimentar o que mesmo?
Só olham para as barragens vazias mas não olham para as cheias, sendo que as maiores como é natural são as que estão mais cheias.
Os tranvases devem ser sempre que possível das maiores para as mais pequenas sendo que criar tranvases para mini barragens para qq pessoa com 2 dedos de testa não deve fazer sentido.
Os tranvases devem ser para barragens com alguma dimensão que pela morfologia do terreno tenha maior dificuldade de enchimento.

Comparar as necessidades hidrológicas ou agrícolas de Portugal com Espanha para além que a precipitação em muitos locais do centro e sul de Espanha em muitos casos deve ser inferior a 500 ou 400 mm anuais.
Há literalmente um deserto na região Almería, com uma média de apenas 200 mm na cidade

Pessoal que entende destas coisas, aquela frente interessante que aparece no radar? Tem hipótese de nós atingir na Zona Oeste e AML? Se sim, a que horas? ObrigadoVer anexo 2677

Tem vindo a aproximar-se. Só a partir da madrugada/manhã de sábado é que deve chegar cá.

Exacto. Segundo o MetOffice a frente avança mais depressa para o interior para norte da AML. Sobre esta, demora-se e arrasta-se sob a subida da pressão atmosférica. Vamos ter frente aqui por cima durante todo o dia, mas precipitação tenho sérias dúvidas de que seja algo significativo. Chegar ao Algarve, talvez chegue ao fim do dia, mas trazendo o quê? Estará nessa altura embebida num planalto de pressão entre 1016hPa e 1020hPa numa extensão de muitas centenas de quilómetros.

6oOqJMF.gif

jbaZr1v.gif

xoBjElm.gif

Tanto dramatismo caramba, antes era eu o dramático, agora mudou o drama para outro lado, sim vai continuar sem chover ainda talvez umas 3 semanas por estas bandas mas algo me diz que este Dezembro e talvez Janeiro serão bombásticos aqui para o sul do país.
Estás a prever um review 2009/2010 portanto...
Gabo o teu optimismo!

Tanto dramatismo caramba, antes era eu o dramático, agora mudou o drama para outro lado, sim vai continuar sem chover ainda talvez umas 3 semanas por estas bandas mas algo me diz que este Dezembro e talvez Janeiro serão bombásticos aqui para o sul do país.

De Ano para Ano é precisamente o contrario, Dezembro a Fevereiro é quase tão seco como no verão...

Estamos condenados. O Novembro está visto que vai ser mais um mês perdido e Dezembro e Janeiro sabemos muito bem como são....

O bom nesta linha de instabilidade é que está a ter prolongamento até ao distrito de Bragança , que está a ter bons acumulados. Falta o Alentejo e Algarve serem premiados.
Baixo Alentejo e Algarve vao levar apenas com uns restos na madrugada :mad:

Estado
Fechado para novas mensagens.