Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Porque é que achas que Espanha é um país muito mais desenvolvido em tudo do que Portugal? Porque Espanha decidiu há muito ser um país rico e os países que assim decidem, agem e não ficam à espera. Portugal está sempre à espera de terceiros...
Os grandes transvases de Norte (rico em água) para Sul foram decididos em Espanha já nos anos 60, ainda em Portugal se dormia o pacato sono da ditadura.

Espanha é um país com um Estado forte e actuante. Nós em Portugal devíamos ser mais assim!

Aconselho o a visitar Buendia e entrepenas ou ler sobre as consequências do transvase nas barragens onde começa..
Talvez perceba porque é uma obra polémica e porque apenas se fez numa ditadura militar.

A redução na cabeceira do Tejo é notória de há uns anos a esta parte...
Além que por exemplo o Alqueva tem cota de 152.
O douro entra em Portugal abaixo dos 100 metros...
O Tejo no máximo atinge os 76 metros..
Por isso além de uma obra caríssima e iria obrigar a muita engenharia de topo..

Para depois acontecer como no transvase tejo Segura e 40 anos depois com as alterações climáticas tornar se inútil.

Nunca choveu tão pouco no Algarve e nunca houveram tantos campos de golfe.. Va-se lá entender...
Em 1995? Visitei o campo de golf da quinta do Lago com a escola, e já na altura toda a água gasta na rega, era aproveitada da ETAR.

Acham mesmo que, andam a gastar água da torneira para regar o golf? Quando viesse a factura iam a falência.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Em 1995? Visitei o campo de golf da quinta do Lago com a escola, e já na altura toda a água gasta na rega, era aproveitada da ETAR.

Acham mesmo que, andam a gastar água da torneira para regar o golf? Quando viesse a factura iam a falência.

Achas mesmo que todos os campos de golfe do Algarve usam águas da ETAR? Eu sei do que falo porque o meu pai gere 3 dos maiores do Algarve e sim, 2 deles usam água da "torneira" e 1 usa furo e mais não digo senão ainda se torna mais ridiculo..

São apenas 2, os campos de golfe que são regados por águas provenientes das ETAR's, são eles: Campo de Golfe de São Lourenço na Quinta do Lago e o Campo de Golfe dos Salgados. e são ao todo, 40 campos de golfe. Aliás, a ETAR Faro/Olhão e a ETAR da Companheira em Portimão, estão preparadas para que a água tratada seja aplicada à agricultura, campos de golfe, lavagem de ruas, etc., falta é estruturas para levar essa água aos locais, mas isso já previsto acontecer no futuro e está escrito no Plano de Eficiência Hídrica do Algarve.

Sistema quente já visivel no radar:

1667169703618.webp

E parece bem composto! Será que isso é alguma chuva de jeito? A aguardar ...
Dará bastante precipitação mas apenas a norte do sistema Montejunto-Estrela. A sul só amanhã com a frente fria, mais fraquinha... :(

Bons dias, vai chovendo bem por estas zonas, mas o calor continua, ainda ontem andei t-shirt!! E tenho observado a floração de árvores e mato que não é habitual, as mimosas por exemplo que só florescem final fevereiro, temos aqui na região núcleos todo amarelinho, tenho laranjeiras em flor, no verão vou ter laranjas :⁠-⁠) zonas de mato todo florido, as temperaturas altas estão começar alterar o ecossistema .

São apenas 2, os campos de golfe que são regados por águas provenientes das ETAR's, são eles: Campo de Golfe de São Lourenço na Quinta do Lago e o Campo de Golfe dos Salgados. e são ao todo, 40 campos de golfe. Aliás, a ETAR Faro/Olhão e a ETAR da Companheira em Portimão, estão preparadas para que a água tratada seja aplicada à agricultura, campos de golfe, lavagem de ruas, etc., falta é estruturas para levar essa água aos locais, mas isso já previsto acontecer no futuro e está escrito no Plano de Eficiência Hídrica do Algarve.
Perto da Aldeia da Tôr já tens mais um e que deve ser regado com água da chuva :D
Aliàs esse projeto teve muitos contratempos por ações ambientais e no fim os "ambientalistas" ainda ficaram mal vistos!
Atualmente a ribeira nem passa do açude junto ao empreendimento .
Nas condições atuais praticamente toda a água da fonte da fonte da benémola é consumida pelo dito cujo.
Mantendo-se o cenário atual qualquer infraestrutura que esteja ainda no papel pode-se dizer que já vem tarde.
A verdade é que desde 2005 com a inauguração de Odelouca mais nada foi feito. Quase 20 anos a assobiar pro lado!
O único progresso que vejo foi a nível privado com a passagem da aspersão para gota-a-gota e com os redutores nas torneiras:D

Perto da Aldeia da Tôr já tens mais um e que deve ser regado com água da chuva :D
Aliàs esse projeto teve muitos contratempos por ações ambientais e no fim os "ambientalistas" ainda ficaram mal vistos!
Atualmente a ribeira nem passa do açude junto ao empreendimento .
Nas condições atuais praticamente toda a água da fonte da fonte da benémola é consumida pelo dito cujo.
Mantendo-se o cenário atual qualquer infraestrutura que esteja ainda no papel pode-se dizer que já vem tarde.
A verdade é que desde 2005 com a inauguração de Odelouca mais nada foi feito. Quase 20 anos a assobiar pro lado!
O único progresso que vejo foi a nível privado com a passagem da aspersão para gota-a-gota e com os redutores nas torneiras:D
Já deve haver 4 anos que não passo por essa zona, mas aquilo tem uma ponte que passa uma ribeira à entrada do empreendimento e na altura corria água, talvez 2018 foi quando andei atrás deles para fazer negócio, desde daí nunca mais passei por essa zona, ainda aquilo estava numa fase embrionária da obra, fazendo os arruamentos. :D

Por exemplo, o dos Salgados já é regado por água de ETAR há 20 anos. Portanto, passou demasiado tempo

Estado
Fechado para novas mensagens.