Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Será que sou só eu que vejo o cenário mal parado para o sul...consultando os 2 principais modelos só se vê AA/dorsal a bloquear tudo essencialmente de Lisboa para baixo. Nem a médio/longo prazo se vislumbra algo. Nota-se perfeitamente que existe uma anormalidade no Atlântico relativamente ao que estávamos habituados no passado. Para mim são as condições do sul/centro de Marrocos a subirem em latitude.
Este país então não sei como se irá safar mantendo-se estas condições.

Será que sou só eu que vejo o cenário mal parado para o sul...consultando os 2 principais modelos só se vê AA/dorsal a bloquear tudo essencialmente de Lisboa para baixo. Nem a médio/longo prazo se vislumbra algo. Nota-se perfeitamente que existe uma anormalidade no Atlântico relativamente ao que estávamos habituados no passado. Para mim são as condições do sul/centro de Marrocos a subirem em latitude.
Este país então não sei como se irá safar mantendo-se estas condições.
Tenho notado essa anomalia que persiste nos últimos anos. O problema parece estar no triângulo Açores-Canárias-Estreito com a persistência anormal de influência anticiclonica o que se traduz nisto:

- as condições de clima desértico típicamente das regiões a Sul do Atlas sobem em latitude.

- o clima mediterrânico do sudoeste ibérico evolui para um clima semi-árido típico do Levante ibérico.

- o clima das Beiras e o Interior Norte aproxima-se do clima do Alto Alentejo.

- o clima do Litoral Norte evolui para um clima com um carácter mediterrânico mais vincado.

Nestas condições o sobreiro e a azinheira sobem em latitude e a agricultura no Sul fica dependente do regadio, como sucede no Levante Espanhol. As espécies florestais mudam, e no Sul o sobreiro e azinheira dão lugar a pinheiros de Alepo ou ciprestes.

• Gosto
Reactions: Aine e tonítruo
Tenho notado essa anomalia que persiste nos últimos anos. O problema parece estar no triângulo Açores-Canárias-Estreito com a persistência anormal de influência anticiclonica o que se traduz nisto:

- as condições de clima desértico típicamente das regiões a Sul do Atlas sobem em latitude.

- o clima mediterrânico do sudoeste ibérico evolui para um clima semi-árido típico do Levante ibérico.

- o clima das Beiras e o Interior Norte aproxima-se do clima do Alto Alentejo.

- o clima do Litoral Norte evolui para um clima com um carácter mediterrânico mais vincado.

Nestas condições o sobreiro e a azinheira sobem em latitude e a agricultura no Sul fica dependente do regadio, como sucede no Levante Espanhol. As espécies florestais mudam, e no Sul o sobreiro e azinheira dão lugar a pinheiros de Alepo ou ciprestes.
São adaptações que se tem que fazer...eu acho que no futuro a nossa vegetação estará cada vez mais ameaçada, caso se mantenha as previsões a 30-50 anos... para mim será muito difícil manter a Serra da Estrela tal como a conhecemos hoje, por exemplo - aquelas zonas de faia, bétula, Carvalho.. e mesmo pinheiro não têm qualquer futuro, por muito que se queira proteger, os fogos vão ser cada vez piores e, inevitavelmente, vamos perder diversidade na Serra. Será mais despida, mas talvez se mantenha a Neve de Inverno. Haverá mais pedra e mais mimosas e eucalipto.
No Parque do Gerês também se tem que pensar muito bem, talvez não sofra tanto.

Última edição:
Será que sou só eu que vejo o cenário mal parado para o sul...

Se a referência ao Sul diz mais respeito ao Algarve, então de facto não se prevêm grandes acumulados nesta região em particular ( e refiro-me a acumulados de vários dias com chuva e não uma única frente aparentemente já algo debilitada no Algarve ) pelo menos para já, aliás, no geral, e mesmo para o Norte, os acumulados previstos nos próximos dias não são "nada de especial", sim é boa chuva e bem vinda, mas nada que se destaque muito, ou que não estejamos habituados.

Agora, podem sempre ocorrer surpresas e até chover mais que o modelado em certas zonas.

A chuva certamente irá passar abaixo de Lisboa, mas como já disse, e aparentemente, sem grande expressividade ( também não queremos regimes torrenciais que estragam mais do que ajudam ).

O tempo deverá melhorar a partir de quinta-feira, se o regresso da chuva será breve, depois se verá. :unsure:

O principal é que vá chovendo um pouco por todo o País e que que o AA não se instale "ad eternum".

Última edição:
Se a referência ao sul diz mais respeito ao Algarve, então de facto não se prevêm grandes acumulados nesta região em particular ( e refiro-me a acumulados de vários dias com chuva e não uma única frente aparentemente já algo debilitada no Algarve ) pelo menos para já, aliás, no geral, e mesmo para o Norte, os acumulados previstos nos próximos dias não são "nada de especial", sim é boa chuva e bem vinda, mas nada que se destaque muito, ou que não estejamos habituados.

Agora, podem sempre ocorrer surpresas e até chover mais que o modelado em certas zonas.

A chuva certamente irá passar abaixo de Lisboa, mas como já disse, e aparentemente, sem grande expressividade ( também não queremos regimes torrenciais que estragam mais do que ajudam ).

O tempo deverá melhorar a partir de quinta-feira, se o regresso da chuva será breve, depois se verá. :unsure:

O principal é que vá chovendo um pouco por todo o País e que que o AA não se instale "ad eternum".
Mas, tem sido esses eventos torrenciais que atenuaram a seca no Outono de 2020 e fez com que em Setembro de 2021 e Novembro de 2021 não existisse perdas nas barragens do Sotavento e até acumularam alguma água.

Entre Outubro e Dezembro de 2020, as barragens do Sotavento subiram entre 18 a 20%, devido sobretudo às enxurradas de Novembro de 2020. Não é com frentes que só servem para regar as couves que vamos lá, tem que vir um episódio torrencial até ao final do ano, senão estamos tramados, 200-300 mm em 2 semanas seria o ideal.

As barragens no final de Outubro de 2020 estavam com cerca de 1% a mais do que estão agora, mas não se vê nada de significativo a toda a distância temporal dos modelos, enquanto em 2020 o mês de Novembro foi fantástico com água por todo o lado. :D .

Captura-de-ecr-2022-11-07-s-20-37-01.png

fonte: sapo.pt

Estado
Fechado para novas mensagens.