Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

IPMA fala em fenómeno extremo de vento, supercélula com movimento rotacional semelhante a um funil, mas não diz claramente se se tratou de um tornado ou fenómeno semelhante ( tipo gustnado ou seja quando uma frente de rajada se eleva em forma de remoinho).

Ou é tornado ( ainda que f-0 ) ou não é.. :unsure: Pode ser que, com mais elementos, actualizem a informação em breve.

O tornado de "fraca intensidade" que passou pela cidade de Lisboa.​

SIC Notícias
Há 6 minutos

O vídeo foi publicado nas redes sociais pelo escritor Afonso Cabral e mostra a passagem do tornado pela zona de Alcântara. Mas há mais imagens do caos provocado pela chuva forte que caiu na zona de Lisboa.

mw-720

TWITTER CÂMARA DE LISBOA

A zona de Alcântara, em Lisboa, foi esta tarde de terça-feira afetada por "um tornado de fraca intensidade", que causou danos no telhado do Banco Alimentar Contra a Fome, confirmaram fontes oficiais.

Patrícia Marques, meteorologista de serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou ter-se tratado de "uma supercélula, que passou com bastante atividade e fez um movimento rotacional que terá resultado na imagem semelhante a um funil".

O "fenómeno de vento extremo" foi detetado pelos dados de radar do IPMA e teve "curta duração no tempo".

A meteorologista referiu que o país está a ser atravessado "por uma superfície frontal fria com bastante atividade", que está a fazer o percurso Lisboa-Castelo Branco, no caminho para Espanha.

O fenómeno registou-se "só em Alcântara" e foi depois "algo esbatido", adiantou Patrícia Marques, precisando que o IPMA não tem conhecimento de mais estragos.

Em declarações à agência Lusa, a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa adiantou que na freguesia de Alcântara, a segunda zona da cidade mais afetada pelo mau tempo verificado hoje, voou parte do telhado do Banco Alimentar Contra a Fome, na Avenida de Ceuta.

"Parte da cobertura foi parar à linha de comboio", acrescentou Margarida Castro Martins.

Nesta freguesia foram também registadas "várias inundações" em espaços públicos e privados, bem como "diversas quedas de árvores", causando "bastantes danos em viaturas".

Última edição:
IPMA meteu aviso laranja em Santarém a partir das 16.15 também para fenómenos extremos de vento, agora já vai tarde ne...... depois de já ter havido um fenómeno também na zona de Santo Estevão (Benavente) e no fim de a chuva já ter saído quase toda do distrito :lmao:
Na maior parte das vezes, pode ser tarde mas faz toda a diferença em questões com as seguradoras. Um exemplo, num local x com aviso amarelo passa um tornado a x horas, se passado x tempo for accionado o aviso laranja, o que conta é o aviso com a escala maior, ou seja, o laranja, é chamado de nowcasting e basta ter uma prova como o aviso foi laranja por parte da entidade oficial, neste caso, o IPMA.

Sobre Alcântara, ainda choveu algum tempo e não sendo nada radical também deve ter contribuído a preia-mar de 3.8 metros ter sido às 15:06 o que naquela zona ribeirinha já é tradição complicar estas situações.

Já agora, a célula do tornado neste vídeo deve ter sido aquela última sobre Alcântara pelas 13:55-14:00 ? Alguém sabe se referiram uma hora exacta nalgum dos vídeos?

Para já, eu não critiquei o IPMA.
Do mesmo modo que no outro dia houve aqui uma situação forte, sem nada o prever, hoje aconteceu o mesmo... Se até os próprios profissionais falham, quanto mais eu e com isto, não quer dizer que os profissionais são melhores que os amadores ou vice versa.
Nada o fazia prever? Há dias que os modelos indicavam a possibilidade de fenómenos mais fortes, portanto são totalmente inválidas as críticas feitas à Proteção Civil. Ainda mais à Proteção Civil...que tem a função de prevenir a população.

Nada o fazia prever? Há dias que os modelos indicavam a possibilidade de fenómenos mais fortes, portanto são totalmente inválidas as críticas feitas à Proteção Civil. Ainda mais à Proteção Civil...que tem a função de prevenir a população.
Então, se os modelos indicavam há dias fenómenos mais fortes, como é que os profissionais do IPMA não o preveram? Se calhar só a proteção civil é que sabia, digo eu...

Na maior parte das vezes, pode ser tarde mas faz toda a diferença em questões com as seguradoras. Um exemplo, num local x com aviso amarelo passa um tornado a x horas, se passado x tempo for accionado o aviso laranja, o que conta é o aviso com a escala maior, ou seja, o laranja, é chamado de nowcasting e basta ter uma prova como o aviso foi laranja por parte da entidade oficial, neste caso, o IPMA.
Esclarece-me aqui uma dúvida.

Mas as seguradoras só pagam os danos caso exista aviso (de qualquer cor) para aquele local?

Se um tornado te destruir a casa a seguradora pode não pagar porque o IPMA não lançou nenhum aviso ??

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Esclarece-me aqui uma dúvida.

Mas as seguradoras só pagam os danos caso exista aviso (de qualquer cor) para aquele local?

Se um tornado te destruir a casa a seguradora pode não pagar porque o IPMA não lançou nenhum aviso ??

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Só falei a nível de aviso, quando não há avisos, existe muito mais trabalho, ou seja, é necessário fazer o levantamento dos danos, registos de estações meteorológicas oficiais ou amadoras que comprovam a ocorrência, imagens de radar e notícias na comunicação social sobre o ocorrido, eu colaborei cerca de 10 anos através do meu blog com uma empresa de peritagens de seguros da zona do Porto, quando existia sobretudo inundações no Algarve solicitavam-me sempre dados que comprovasse a situação, só uma vez é que um "lesado" quis enfiar o barrete tinha chovido 2 pingas e tinha tido Inundação em casa, afinal deitou água na casa e queria ser indemnizado ainda por cima era na zona de Olhão e tinha chovido 2 mm.

O GFS 12z de hoje alinha cinco a seis eventos nas próximas duas semanas. Incidência maior no Litoral Norte mas chegando de forma obviamente mais fraca até ao Algarve.

Só no Algarve e talvez no sueste alentejano este Novembro poderá não satisfazer as expectativas. De qualquer forma, já não é, falando no geral do continente, o mês que se receava viesse a falhar totalmente comprometendo a recuperação gradual da seca.

Esperemos que haja lugar ainda, ou talvez já só em Dezembro, a uma daquelas cut-offs de encher as medidas pelo extremo Sul. Tudo em aberto, na minha opinião.

Estado
Fechado para novas mensagens.