Ver anexo 2982
Hoje, na capa do CM. Simplesmente inenarrável.
Já agora, coloco a notícia da versão online, que saiu há minutos e não parece ser tão "dramática" como esse título:
"Besta do Leste": Massa de ar gelado pode chegar a Portugal este mês.
Fenómeno meteorológico está a formar-se sobre a Sibéria, na Rússia.
08:41.
Está a formar-se sobre a Sibéria, na Rússia, um fenómeno meteorológico a que foi dado o nome de ‘Besta do Leste’. Trata-se de uma massa de ares gelados que poderá chegar a Portugal em dezembro.
Segundo o site espanhol ‘El Tiempo’, ainda não existem certezas absolutas sobre a direção deste ar frio, mas tudo indica que o destino seja a Europa do Sul, sendo a probabilidade de atingir Espanha e Portugal bastante elevada.
A previsão aponta para a chegada desta massa de ar gélido no início de dezembro.
No entanto, as previsões ainda podem sofrer alterações. “Nos próximos dias vamos continuar a ter alguma precipitação vinda do Atlântico, de Oeste para Leste. E está prevista a diminuição da temperatura devido a uma frente fria que chega dos Açores”, disse, ao
CM, a meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Já sobre a massa de ar gelado que se está a formar na Sibéria, Cristina Simões refere que ainda é cedo para perceber se poderá atingir Portugal, uma vez que, “para já, não há nada com essas características a vir de Leste.”
Em fevereiro de 1956, ocorreu um fenómeno idêntico, que provocou um dos invernos mais frios de sempre na Europa, com ventos gelados em Portugal e Espanha e temperaturas abaixo de zero.
Fenómeno meteorológico está a formar-se sobre a Sibéria, na Rússia.
www.cmjornal.pt