Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Enfim...
Chuva e mais chuva.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Aqui pela zona temos tudo alagado, estradas intransitáveis, casas cheias de infiltrações, já há desalojados...
Chove há horas seguidas sem parar ...
Queres que peça chuva?
Oh vá lá, vá lá!
Precisamos de muita chuva cá na região.

Só tenho de momento 75 mm desde as 00h. Acham muito? Claro que não...
Até os cães vão aprender a nadar. Algo de útil ao menos.

A brincar também se leva a coisa. :w00t:
É claro que é muita chuva, poderia ir para baixo que TODOS agradecíamos.

Boa noite ;)

Tudo indica que a primeira quinzena de Janeiro será seca e fresca. O anticiclone irá voltar e ficará em frente a Portugal a bloquear a passagem de frentes Atlânticas, repetindo um pouco a sinóptica de Janeiro do ano passado. Haverá provavelmente a injeção de ar frio de noroeste que descerá as temperaturas. Este tipo de sinóptica, quando se instala nesta altura do ano, pode permanecer semanas. Mas agora que choveu seria bom para as culturas agrícolas que viesse frio. O importante é que o anticiclone não fique até à Primavera…

Tem de vir mas é muita chuva

Calma que ainda vem muita chuva, espera :unsure: mas, sempre para os "suspeitos do costume"? :confused: :huh:

VrZpzeK.jpg

Por mim podia-se inverter o mapa e posição dos acumulados, acho que para já chega, venha mas é frio, as típicas geadas em especial no interior, neve ( mais difícil ) mas venha ( também) o frio da época que faz falta.. :cold:

Mas, uma coisa é a nossa vontade, outra é a realidade... aguardemos as "cenas dos próximos capítulos".. :unsure:

A manter - se as previsões , estou curioso por saber que aviso o IPMA irá colocar para a noite da passagem de ano.

Se a situação se mantiver assim, um aviso laranja não será descabido para o Minho/Douro Litoral e até para outros distritos em especial a norte, até porque, como está tudo tão saturado, a possibilidade de algumas cheias e alagamentos urbanos é real e a isso junta-se a habitual deslocação das pessoas nesta data festiva, com mau tempo, a coisa não combina bem, principalmente nas estradas...

Calma que ainda vem muita chuva, espera :unsure: mas, sempre para os "suspeitos do costume"? :confused: :huh:

VrZpzeK.jpg

Por mim podia-se inverter o mapa e posição dos acumulados, acho que para já chega, venha mas é frio, as típicas geadas em especial no interior, neve ( mais difícil ) mas venha ( também) o frio da época que faz falta.. :cold:

Mas, uma coisa é a nossa vontade, outra é a realidade... aguardemos as "cenas dos próximos capítulos".. :unsure:
A novela tem sido a mesma de sempre, só chove de Lisboa para cima e só existiu uma quinzena mais chuvosa no Sul, embora haja partes como no Barlavento algarvio não choveu assim tanto, o que salvou foi o episódio torrencial no dia 4/5 que deixou muita água no Caldeirão, de resto, a sinóptica tem sido sempre a mesma, o que salva são os episódios torrenciais, embora sejam menos frequentes e mais espaçados no tempo. Agora, é levar com o AA até Março, só se vier alguma cut-off mas a posição que o AA começa a tomar nos modelos vai ser bem monótono. Falhou Outubro e Novembro, Dezembro atenuou na 1ª quinzena, na 2ªquinzena voltámos ao mesmo padrão no Sul, seco e húmido e Janeiro parece mudar para mais frio mas seco no Sul.

A novela tem sido a mesma de sempre, só chove de Lisboa para cima e só existiu uma quinzena mais chuvosa no Sul, embora haja partes como no Barlavento algarvio não choveu assim tanto, o que salvou foi o episódio torrencial no dia 4/5 que deixou muita água no Caldeirão, de resto, a sinóptica tem sido sempre a mesma, o que salva são os episódios torrenciais, embora sejam menos frequentes e mais espaçados no tempo. Agora, é levar com o AA até Março, só se vier alguma cut-off mas a posição que o AA começa a tomar nos modelos vai ser bem monótono. Falhou Outubro e Novembro, Dezembro atenuou na 1ª quinzena, na 2ªquinzena voltámos ao mesmo padrão no Sul, seco e húmido e Janeiro parece mudar para mais frio mas seco no Sul.
Exatamente. Finalmente alguém que diz a realidade das coisas

Quando havia a rede de udómetros na Peneda-Gerês, a média de todos os anos em que estiveram em funcionamento (tenho de verificar que anos foram nos anuários) permitiu chegar à conclusão que alguns locais eram os sítios mais chuvosos da Europa, com maior média anual. Uma dessas estações penso que ainda detém o recorde de maior pluviosidade diária do território nacional do continente (330 mm). Isto só de memória, tenho de consultar os "alfarrábios" para confirmar.

Há uns tempos estava de volta do site do SNIRH e vi lá estes registos pelo Gerês. Deixo aqui o exemplo de Junceda, Leonte, Pedra Bela e Portela do Homem de 1948 a 2007.
Como aparece a data de 1 de Outubro, penso que seja o ano hidrológico. Vê-se vários anos com mais de 4000 mm e ocasionalmente uns com mais de 5000 mm.

IHSbt4W.png

Nesta Monografia de 1991 do INMG (Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica), de Silvério Godinho, encontra-se uma recolha e estudo dos maiores valores de precipitação acumulada nos períodos de 10 minutos, 60 minutos e 24 horas. Junceda é uma das estações, no topo da lista dos acumulados em 24 horas, sendo as restantes quase todas a norte do Douro (Noroeste) e Penhas Douradas, mas para períodos curtos, 60 minutos e 10 minutos há estações de norte a sul.

dEBp9gw.jpg

2ac2poJ.jpg

Que tal quase 40 mm em 10 minutos? Quem se lembra, aí do Algarve (1988)?

Ou os 82,3 mm em 60 minutos, em Évora (1944)? Ups, há aqui alguma "criança" nascida nos anos 30? :)
Estes valores registados oficialmente, mostram que os recentes acumulados (este ano) ocorridos durante trovoadas em estações WU na Região Sul (Alentejo e Algarve) não são inverosímeis. A nossa memória é curta, valham-nos os registos, mesmo em papel.

Se acharem que não há infracção de direitos de autor, posso publicar a cópia desta publicação de Silvério Godinho/INMG num tópico em Climatologia.

Última edição:
Já ouvi falar muito do que se passou em Outubro de 1989 no sotavento algarvio. As pessoas falam de uma nuvem negra que veio do mar e passou "rente ao solo" deixando uma carga de água nunca vista e com vento muito forte. Parecia "o fim do mundo".
Sim, 13 de Outubro. O período das 12h às 18h em que choveu 92 mm/6h inclui o acumulado horário de 67,5 mm.
Igualmente incrível o 23 de Novembro do ano anterior (1988), em Sagres o acumulado em 12h atingiu os 153 mm, incluindo o valor horário de 53,8 mm.

Por aqui estamos muito semelhantes a 2019/2020 apenas um evento mais robusto em Dezembro no Sotavento e um pouco menos seco no trimestre Set/Out/Nov mas temos mais déficit acumulado.
Vai tudo viver na sombra dos 60% de Odeleite como fosse alguma coisa do outro mundo! Olhem para o lado e vejam a miséria!

Então se é "realidade" não tem muita lógica andarem dias e dias a reclamar. É como o Costa diz, "habituem-se".

É interessante, num país com a nossa área haver tanta diferença a este nível meteorológico. E já se sabe que a tendência a Sul é para ser cada vez mais seco. Assim sendo estou a ver que este tópico se vai prolongar anos e anos com este tipo de reclamações. Haja adaptação, isso sim.

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Sim, 13 de Outubro. O período das 12h às 18h em que choveu 92 mm/6h inclui o acumulado horário de 67,5 mm.
Igualmente incrível o 23 de Novembro do ano anterior (1988), em Sagres o acumulado em 12h atingiu os 153 mm, incluindo o valor horário de 53,8 mm.
Foi nesse evento que caiu a ponte de Tavira ? Tenho ideia de ter visto imagens e seria o ano de 1989.

Esta afirmação, vinda de alguém que parece que vive numa "realidade climática paralela" em relação à zona onde vive, é no mínimo curiosa.

O "problema" é que queres as chuvas do Norte ou Noroeste no Outono/Inverno/Primavera, e queres o calor do interior de Marrocos ou do Kuwait no Verão... assim, de facto, é complicado... :huh:

Então, com esta sinóptica querias o quê? Que chovesse mais no Sul do que no Norte/Centro?

Eu não ponho em causa que ainda falta chover bastante em algumas zonas mais a Sul, não tão beneficiadas assim nas últimas semanas ( sim é uma realidade) mas, de momento, a realidade é esta, mais chuva a Norte/Centro do que a Sul, o que podemos fazer para mudar este estado de coisas? :unsure:

Eu também gostava de ter mais frio e até neve a cotas baixas, mas sei que estaria bem desfasado da realidade e das possibilidades quase infimas de tal acontecer aqui na minha zona mais litoral.

Eu gostava, seria interessante sem dúvida, mas, tenho que aceitar como as coisas ( realidade) são, ninguém manda no tempo ( e ainda bem). :unsure:

Consegui usar a palavra realidade seis vezes neste post, já pareço a outra senhora.... que se queixa da humidade.... :D

Última edição:
Nunca devias ter dito que é a realidade, porque se é a realidade já estamos habituados e perdeste a "guerra", porque acabaste de admitir que é normal, devias ter dito o oposto e assim batias na mesma tecla. Agora, tem cuidado não vaias dizer o mesmo no Verão, faz 2 dias 40°C e depois admites que é a realidade, nunca concordes com ninguém e diz sempre o oposto, um conselho de amigo, assim o pessoal começa a concordar com a tua opinião. :D

Estado
Fechado para novas mensagens.