algarvio1980
Furacão
Mas, foi a partir desse dia que ganhei interesse pela temática.Mas um meteolouco é mesmo assim, é um misto de algum receio, com adrelanina e aventura, só mesmo quem é meteolouco é que entende.
Mas, foi a partir desse dia que ganhei interesse pela temática.Mas um meteolouco é mesmo assim, é um misto de algum receio, com adrelanina e aventura, só mesmo quem é meteolouco é que entende.
O que me marcou foi a tragédia de Novembro de 1967 na área de Lisboa, as centenas de mortes (talvez milhar, nunca se saberá exactamente).Mas, foi a partir desse dia que ganhei interesse pela temática.
Ehehe! Obrigado à parte que me toca! Um dia vens comigo e vamos os dois caçar!Não, acho mais louco. Sim, corajoso, aventureiro, eu adoro as fotos do @ecobcg , mas para mim, é impensável estar lá com elas ao longe é porreiro, com elas em cima da cabeça não gosto muito, é chamado trauma de infância.
Sim, existe menos trovoada, pelo menos, tenho essa percepção da coisa, mas se é algo real aí só mesmo com dados, ficares com a memória de 89 na cabeça que foi o evento mais extremo no Algarve podes ter uma percepção mais errada da coisa, por exemplo, o início da década foi de seca, mas aí era pequeno e não lembro-me de nada, só existe duas coisas que lembro-me o 13 de Outubro de 1989 e de passar um tornado por cima da cabeça e virar tudo de patanas na casa de um amigo meu.
O poder das chuvas torrenciais do sul ou das trovoadas de verão no interior ficam bem evidentes nesse artigo.Nesta Monografia de 1991 do INMG (Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica), de Silvério Godinho, encontra-se uma recolha e estudo dos maiores valores de precipitação acumulada nos períodos de 10 minutos, 60 minutos e 24 horas. Junceda é uma das estações, no topo da lista dos acumulados em 24 horas, sendo as restantes quase todas a norte do Douro (Noroeste) e Penhas Douradas, mas para períodos curtos, 60 minutos e 10 minutos há estações de norte a sul.
Que tal quase 40 mm em 10 minutos? Quem se lembra, aí do Algarve (1988)?
Ou os 82,3 mm em 60 minutos, em Évora (1944)? Ups, há aqui alguma "criança" nascida nos anos 30?
Estes valores registados oficialmente, mostram que os recentes acumulados (este ano) ocorridos durante trovoadas em estações WU na Região Sul (Alentejo e Algarve) não são inverosímeis. A nossa memória é curta, valham-nos os registos, mesmo em papel.
Se acharem que não há infracção de direitos de autor, posso publicar a cópia desta publicação de Silvério Godinho/INMG num tópico em Climatologia.
No satélite nada aparece a sul do Algarve.No radar aparece muita chuva no Sul ao largo do Algarve, aquilo só vai entrar no norte??
No radar aparece muita chuva no Sul ao largo do Algarve, aquilo só vai entrar no norte??
Sim deve ser mesmo interferência do radar, esta situação ocorre algumas vezes, o satélite mostra tudo limpo naquela zona, logo impossível de haver chuva.No satélite nada aparece a sul do Algarve.
Parece-me grave avaria ou interferência no radar de Loulé
Já há avisos vermelhos lançados pelo IPMA para amanhã, situação gravosa em perspectiva no primeiro dia do ano.
Viana, Braga, Porto e Aveiro a vermelho por precipitação forte e persistente, Vila Real a laranja, restantes distritos a amarelo:
Risco extremo portanto:
IPMA - Índice
www.ipma.pt
Vamos caçar gambuzinos És o algarvio que tira fotos espectaculares de raios, temos que agradecer pela tua dedicação e empenho.Ehehe! Obrigado à parte que me toca! Um dia vens comigo e vamos os dois caçar!
O radar já está a preparar a passagem de ano e já está todo maluco, pensam que é só nós que temos direito, o radar também tem direito.No satélite nada aparece a sul do Algarve.
Parece-me grave avaria ou interferência no radar de Loulé