Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bom dia,
Preparem se para a mudança de padrão para daqui a uma semana com uma forte componente zonal vento forte de oeste ou Sudoeste e chuva em grande parte do país.
Olhando ao ensemble brevemente os modelos irão mostrar isso com mais clarividência!
Espero bem que sim, mas neste momento a perspetiva continua a ser bem negra... :(

O filme de Fevereiro da análise frontal do MetOffice.
Nota-se uma erosão progressiva e recuo para sul da cadeia de anticiclones.

Apenas três frentes conseguiram romper o bloqueio com alguns resultados significativos; nesta altura uma quarta frente e logo a seguir outra poderão finalmente abrir e manter aberta a porta à corrente de Oeste. Será desta? :unsure:

Última edição:
A sul do Tejo, os acumulados segundo o GFS nem chegam aos 10 mm até dia 10, dá para baixar o pó e pouco mais, mudança a sério, seria chover 100 a 200 mm no Sul neste mês e neste momento até aonde a vista alcança não se vê nada de jeito a Sul, as regiões que serão mais beneficiadas será o Minho e aí sim poderá chover bem e mesmo aí está tudo ainda muito incerto.

Sim está tudo muito incerto e neste momento para o sul é muita parra pouca uva, com acumulados na ordem dos 2 a 3 mm por cada frente não vamos a lado nenhum, mas pela primeira vez vejo uma circulação zonal a querer se impor.
Para já olhando em perspectiva podemos estar numa repetição de 2005, em termos de Março... Pois foi normal a norte e seco a sul.
Veremos..

A sul do Tejo, os acumulados segundo o GFS nem chegam aos 10 mm até dia 10, dá para baixar o pó e pouco mais, mudança a sério, seria chover 100 a 200 mm no Sul neste mês e neste momento até aonde a vista alcança não se vê nada de jeito a Sul, as regiões que serão mais beneficiadas será o Minho e aí sim poderá chover bem e mesmo aí está tudo ainda muito incerto.
Eu sei que o que vem de trás é muito mau, mas não entremos na lógica de "ou chove 200 mm em março no Algarve ou só serve para baixar o pó"

O problema dos sistemas Atlânticos já foi aqui relatado diversas vezes!
Quando aparecem (nos últimos anos) poucas vezes descem em latitude.
Basta ver que a seca no sul já é um problema com muitos anos seguidos.
Este ano calhou também ao Norte e Centro mas é algo pontual. Rapidamente recupera nem que seja só no próximo Outono.

Quanto ao sul... tem de se habituar a poupar água e adaptar-se!

Máxima em principio já feita, 14,5ºC.

Estando o meu prédio praticamente em paralelo com o meridiano N-S, nota-se a léguas que ao nosso "meio-dia" o sol ainda está bem atrasado do seu meridiano. De facto, 50 minutos redondos ainda até ser o real meio-dia. Um pequeno pormenor que se nota, Portugal está de facto no limiar de timezone UTC-1, o litoral está com certeza já dentro dele. Claro que seria muito controverso estabelecer tal timezone para o continente, mas astronomicamente mais correto. Mas se formos por aí, os Açores e a Madeira estão muito mais errados que nós...

Março é o mês com maior crescimento do dia, 1 hora e 15 minutos para Lisboa! (O que é quase nada comparando com certas latitudes mais a norte)
De Mirandela para oeste o continente encontra-se mais perto de UTC-1, mas não acho um escândalo usarmos UTC, até porque uma parte do território está correta, como disse. O caso dos Açores é o mais parvo: as ilhas encontram-se totalmente em UTC-2, e nem sequer se pode dizer que há a vantagem de terem a mesma hora que cá...

De Mirandela para oeste o continente encontra-se mais perto de UTC-1, mas não acho um escândalo usarmos UTC, até porque uma parte do território está correta, como disse. O caso dos Açores é o mais parvo: as ilhas encontram-se totalmente em UTC-2, e nem sequer se pode dizer que há a vantagem de terem a mesma hora que cá...
Muito pior está a Galiza :unsure: Meio-dia no Verão aka são 9h30 na realidade...

Péssima saída do ECMWF

Bom,
No curto prazo previsões muito más para o sul.
Após as 192h segue o gfs a indicar muita chuva e os restantes modelos ainda reticentes quanto a isso.
Mesmo assim a media do ensemble a 15 dias, ronda os 35 mm de acumulado o que dará a média mensal efectuada..

192 horas... mais de uma semana. No dia 23, o GFS dava ZERO para todo o Norte do território continental até 10 de Março, e já foi e vai ser na próxima semana o que já se viu e vai ver. A situação presente ao longo deste inverno tem sido a extrema imprevisibilidade mais além das 120 horas ou até menos. Para lá disso as saídas podem sempre ir todas para o tópico dos sonhos (ou pesadelos). ;)
A sério, já não consigo, neste cenário, preocupar-me ou entusiasmar-me antecipadamente (passe o pleonasmo).

Estado
Fechado para novas mensagens.