Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
A 24h de distância de pouco ou nada vale olhar para modelos, sobretudo modelos que não são mesoescala (GFS, ECMWF...). É altura de esquecer os modelos e começar o nowcasting, largar os meteogramas e o meteociel e começar a olhar para o radar e para o satélite :)

Tens toda razão e parece-me que irá definitivamente nevar algo, pelo menos chuva vem aí, só não sei se as temperaturas aqui vão descer o suficiente para nevar. Obrigado e desculpa a nabice, estava a continuar a olhar para o GFS mas não vale mesmo a pena..

Pessoal ajudem me lá por favor que a excitação é muito e os modelos não ajudam.. Afinal poderá cair e acumular neve onde estou (penhas douradas) nas próximas 24h ou nem por isso? O GFS retirou praticamente tudo, o Arome, ECMWF e Arpege continuam a prever alguma acumulação..
A probabilidade é alta acima dos 1000m/1200m. Agora é acompanhar.
Recomendo o meteoestrela. Neste momento estão -0,1ºC em Penhas da Saúde, a 1500m.

Infelizmente nao ha qualquer esperança de chuva significativa no sul nos proximos tempos :(

Pessoal ajudem me lá por favor que a excitação é muito e os modelos não ajudam.. Afinal poderá cair e acumular neve onde estou (penhas douradas) nas próximas 24h ou nem por isso? O GFS retirou praticamente tudo, o Arome, ECMWF e Arpege continuam a prever alguma acumulação..
Está descansado mais duas ou três horas e deve começar aí a nevar

Comparando os meteogramas nesta última saída do GFS para dias 13/14 temos por exemplo Leiria com a mesma cota de neve que a Guarda o que não faz grande sentido . Será por causa da massa de ar frio entrar por exemplo pela zona de Leiria e com isso também o maior volume de precipitação que se prevê por esse modelo ?

Ela Está a chegar e até dia 16 vai estar sempre presente, a Chuva!
Será que vamos ver o máximo registado em Portugal para este mês dos últimos 92 anos?
273,8 m/m em 2001 e 272,1 m/m em 2018. Tenho cá uma fé que desta vez vai chegar aos 280 m/m

No Gerês, talvez, o que seria óptimo para as hídricas.:cool:

Algumas Estações a esta hora de acumulados mensais de norte a sul!

dados 09032022.webp

Última edição:
Grande corte de precipitação para os próximos dias a começar ja pela frente de amanhã :buh::evilmad:

Estado
Fechado para novas mensagens.