LMMS
Nimbostratus
Novamente as poeiras do Deserto a chegar a Portugal, esta foto de alguns minutos atrás se nota já a cor amarelada que algumas nuvens têm.
Havia essa possibilidade segundo as previsões, nessa zona por vezes formam-se boas trovoadas no verão, respeitando nalgumas vezes a fronteira..Não sei se alguém reparou, mas achei interessante partilhar isto convosco.
Já é o terceiro dia consecutivo que se formam células em Espanha a Sul de Mérida e que acabam por entrar em Portugal junto a Reguengos de Monsaraz:
Já alguém tinha reparado nisso?
Isso é comum na Primavera, a Cordilheira dos Montes de Toledo que começa em Portugal, e a serra Morena, são maternidades de células.Não sei se alguém reparou, mas achei interessante partilhar isto convosco.
Já é o terceiro dia consecutivo que se formam células em Espanha a Sul de Mérida e que acabam por entrar em Portugal junto a Reguengos de Monsaraz:
Em eventos convectivos, desde que estejam reunidos todos os ingredientes para tal, essa zona é uma autêntica fábricas de células. Tenho memória de valentes trovoadas vindas desse lado.Não sei se alguém reparou, mas achei interessante partilhar isto convosco.
Por várias razões:Porquê que isso acontece, o quê que essa serra e essa cordilheira têm que as outras não tenham?
Estar longe da costa é uma vantagem?Por várias razões:
Está longe da costa, logo não sofre com a nortada (há portanto melhores condições convectivas);
A radiação solar e a temperatura diurna são significativas durante a maioria do ano;
A cobertura vegetal na cordilheira permite uma maior evapotranspiração, potenciando a convecção.
As condições meteorológicas nos Montes de Toledo são muito semelhantes às das serras do interior transmontano, que têm também um historial maior de eventos convectivos na primavera, só que várias vezes superior. A maioria da Península Ibérica tem muito boas condições para se criarem eventos extremos de convecção, mas Portugal fica ao lado destes eventos devido à localização geográfica, circulação normal das depressões no Hemisfério Norte e presença de nortada durante o período mais quente do ano, associada ao Anticiclone dos Açores (que empurra a convecção para leste). O mesmo acontece com a Galiza, as Astúrias ou a Andaluzia Ocidental (província de Huelva), que também têm geralmente menos eventos convectivos.
Para que haja convecção é necessário que haja uma depressão térmica, associada a calor e alguma humidade relativa. A humidade é a única coisa que o Atlântico oferece em maior quantidade, porque os outros dois critérios ficam de lado. Para piorar a situação, o geopotencial na costa durante o verão é extremamente elevado, matando quaisquer evoluções convectivas.Estar longe da costa é uma vantagem?
Eu imaginava que estar próximo da costa seria uma vantagem por estares mais perto do oceano que é o fornecedor de humidade...
Ou neste caso estão perto o suficiente para receberem humidade significativa e por isso a proteção contra a nortada torna isso benéfico no geral?
será por muito tempo? estou a espera de um Abril bem chuvoso aqui para a Região Oeste.E pronto a partir de 4° temos o regresso do tempo desinteressante