Será o próximo evento a pôr fim aos problemas do Sul Penínsular? Ainda falta muito mas é de seguir com atenção...
Over the past four decades, 78 percent of atmospheric rivers over northwestern Africa have led to extreme dust events over Europe, according to research by Guan and colleagues. Such “aerosol atmospheric rivers”—a term recently introduced in a NASA-led study that refers to narrow, elongated regions of extreme aerosol mass transport—can play an important role in climate and air quality around the world.
Será que é verdade que vai nevar amanhã.
Até podia ser uma situação com bom potencial para mais uma excelente rega por toda a região sul mas ficará restringida mais ao Algarve. Não é mau, o Algarve bem precisa e é pelas vezes que não tem chuva significativa. Alguns modelos ainda começaram a modelar uma subida em latitude do centro da cut-off e assim chegava precipitação um pouco mais a norte, mas entretanto lá acabaram por chegar a um consenso.GFS dá 0,2 mm com cota de neve nos 800-950 m, para Bragança.
Entretanto, para o "evento" a começar na madrugada de amanhã, dia 4, no Sul, prevê no total cerca de 30 mm para Faro, 7 mm para Beja, 5 mm para Évora e... nada mais.
Mas como é a saída das 18z, ainda há esperança de isto acertar tudo ao lado, sem se saber de que "lado".