Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
As fichas do IPMA incluem normais de dias de trovoada, se não estou em erro
As fichas do IPMA só a média 71-00 é que contém o nº médio de dias de trovoada mensal. por exemplo, Faro tem uma média anual de 14 dias com trovoada, meses mais propícios entre Setembro a Novembro e Fevereiro a Abril, Maio é mais imprevisível embora este ano já tenha feito. :D

Os episódios de trovoada no Algarve, 99.9% são verificadas com condições de cut-off's, 0.1% são de frentes/pós frontais quando os mesmos ainda chegam cá :D

Qual é a definição de um dia de trovoada? Se houver pelo menos um raio a x distância do ponto de observação?
Para nós que fotografamos trovoada, é mas importante ter noção dos locais/alturas do ano com maior densidade de DEA, que propriamente o nº de dias com trovoada. Prefiro muito mais um evento como o de Setembro do ano passado, perto de Montemor-O-Novo, que vários eventos com 4 ou 5 raios esporádicos cada, que acontece por exemplo nos pós-frontais de inverno, em especial no litoral norte e centro… ;)

Concordo, a posição das cut-offs é de primordial importância para que as trovoadas se aproximem do litoral, especialmente quando se posicionam a SO/S da PI, com eventos de trovoada mais 'democráticos' ao longo de PT. Os pequenos cavados com circulação de S e fracos gradientes de pressão à superfície também nos proporcionam por vezes boas surpresas, em especial no interior norte e centro.
Sem dúvida que o interior beneficia de outro tipo de situações. Mesmo no litoral não é só com cut-offs, mas quase sempre só com estas é que podemos ver trovoadas mais raras, que fazem concorrência às do centro da Europa.

Basta recuar à de 13/16 de Junho de 2006, em que se formou aquele MCS que afetou o Algarve e Alentejo. Em vários anos dessa década ocorreram outras cut-offs iguais. Muitas outras nos anos 80/90. Na última década despareceram, daí sentir-se aquela ausência das fortes trovoadas que vinham do interior.

Na serra do caldeirão nota-se a redução das trovoadas e de que maneira ! Aquelas trovoadas de final do Verão/início de Outono e Primavera/início de Verão praticamente desapareceram.
O que é feito das trovoadas do interior alentejano? Supostamente das zonas com mais trovoadas do país...A explicação no entanto parece óbvia...com uma predominância de tempo anti-ciclónico com ar quente e estável dificilmente se forma conveção e consequentes trovoadas. Basta ver o que se está a passar agora. Uma "estabilidade" fortíssima logo no ínicio de Maio com ar quente e seco. É um salto direto para o Verão!

2022-05-11_10h39_27.webp

Desculpem se não fôr o tópico correto mas este tipo de publicações fazem-me confusão devido ao alarmismo que causam (muito mais na altura em que vivemos). Este post foi feito pelo "André do tempo" no Facebook ontem. Que modelos preveem 40º de temperatura para Portugal nas próximas 2 semanas? Não é um pouco irresponsável este tipo de publicações, muito mais numa página que tem quase 37 mil seguidores?

Na serra do caldeirão nota-se a redução das trovoadas e de que maneira ! Aquelas trovoadas de final do Verão/início de Outono e Primavera/início de Verão praticamente desapareceram.
O que é feito das trovoadas do interior alentejano? Supostamente das zonas com mais trovoadas do país...A explicação no entanto parece óbvia...com uma predominância de tempo anti-ciclónico com ar quente e estável dificilmente se forma conveção e consequentes trovoadas. Basta ver o que se está a passar agora. Uma "estabilidade" fortíssima logo no ínicio de Maio com ar quente e seco. É um salto direto para o Verão!
Exatamente, ausência de ar frio em altitude. Estão a perder-se as estações de transição, e a ganhar forma duas estações anuais, verão e inverno, embora o primeiro mais prolongado.

Na serra do caldeirão nota-se a redução das trovoadas e de que maneira !
Na serra de S.Mamede a mesma situação... Não tenho dúvidas, que há muito menos trovoadas do que havia há 20 anos, e quando aparece algo é sempre muito disperso e fraco, na maioria das vezes as células seguem em relação á beira interior, ficando esta zona às " escuras", a razão disto acontecer desconheço mas parece-me que noutras zonas do país também tem havido uma redução das trovoadas.
É curioso que em relação às páginas amadoras de meteo nas redes sociais, cheguei a ver páginas que previam muita trovoada nesta primavera, verificou-se precisamente o contrário.

Falta frio em altitude, que vem com os cavados ou cut-offs bem posicionadas, temos o anticiclone cada vez mais forte e persistente e a baixa termica no interior da PI que potenciam regimes de brisas e nortadas no litoral, pouca humidade nos 700hpa, dorsais muito activas, enfim.... lá se vão as nossas trovoadas :hmm:

Última edição:
Ver anexo 1549

Desculpem se não fôr o tópico correto mas este tipo de publicações fazem-me confusão devido ao alarmismo que causam (muito mais na altura em que vivemos). Este post foi feito pelo "André do tempo" no Facebook ontem. Que modelos preveem 40º de temperatura para Portugal nas próximas 2 semanas? Não é um pouco irresponsável este tipo de publicações, muito mais numa página que tem quase 37 mil seguidores?
Não há aqui alarmismo nenhum. Eu sou o responsável por esse projeto e efetivamente vários modelos colocam ou colocavam uma massa de ar mais quente a partir das 192h (sobretudo o GFS). Não foi escrita mentira alguma, nem a intenção era causar alarme.

As previsões são assim mesmo, e neste projeto não me limito a escrever e analisar o tempo que vai fazer nas próximas horas. Nem toda a gente (ou praticamente ninguém) acompanha os modelos e gosto de mostrar aquilo que vai sendo modelado seja a curto ou longo prazo. Se as previsões não se concretizarem, faz parte! Foi escrito nessa publicação que este tipo de previsão (a longo prazo) não tem fiabilidade.

Há alarmismo sim em muita comunicação social, mas nesse projeto posso garantir que não existe.

Ver anexo 1549

Muito sinceramente, não vejo nenhum mal nessa publicação, nem alarmismos, tendo em conta que refere que essa situação é a longo prazo e que "previsões a longo prazo têm sempre uma baixa ou nula probabilidade de se concretizarem". E sim, o GFS e o ECM nos últimos 2/3 dias têm vindo a mostrar a possibilidade de 40ºC ou lá perto, por volta de dia 20. O GFS na saída das 06z retirou essas temperaturas, mas o ECM continua a mostrar esse cenário, com mais impacto em Espanha, mas para a região Sul também coloca temperaturas anormalmente elevadas para o mês em questão.
CsSxhgl.png

Mais uma vez, é uma possibilidade e ninguém disse que isso vai realmente acontecer. Ainda há uns dias vi um comentário numa publicação onde constava "ainda estou à espera dos 50ºC que aqui se falava". De facto, nesse página referiu-se a previsão de 50ºC, mas era na Índia e no Paquistão e dizia lá especificamente esses locais.
Às vezes estas coisas só me fazem concluir de que algumas pessoas só têm vontade de implicar. Claro que é mais fácil do que ler tudo na íntegra.

Em Maio, noto claramente, como é o mês de faço anos, essa redução, lembro-me na década de 90 ou 2000, ir às festas ao Alte ou à motocross em Cortelha e era raro o ano em que não havia trovoadas, uma vez tive que vir comer a caracolada em casa, porque choveu e trovejou sempre desde do Alte, Barranco do Velho até a casa. Agora, este ano, aconteceu no dia 2 de Maio, algo idêntico mas foi um episódio esporádico, enquanto antigamente havia Maios em que tinha semanas que havia sempre uns dias seguidos com festival no Caldeirão e chovia qualquer coisa ao final da tarde, por aqui, quando as células desciam, agora caput.

E eu pergunto-te aonde andam as tuas amigas? :D

Estado
Fechado para novas mensagens.