Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
Basta olhar aos modelos para se perceber que a partir do dia 20 Maio as temperaturas poderão subir e bem!
Basta olhar aos modelos para se perceber que a partir do dia 20 Maio as temperaturas poderão subir e bem!
Boas ainda à pouco estive a ver o seguimento de Junho de 2006 que alguém aqui no fórum avivou a memória e é simplesmente surreal!
Que clima é este que estamos a viver?...vamos pagar isto bem caro!
Outubro.E essas condições começam a extravasar dos meses de Verão, sendo esta estação esticada de Maio a Setembro.
Outubro.
A mim parece-me que o interior, na generalidade, está suscetível a isso. O cenário atual no distrito de Bragança e norte do distrito da Guarda demonstra também o quão seca é aquela zona. Aliás, penso até que a zona mais seca do continente fica algures no Vale do Douro junto à fronteira e não no Sul.O sul da Península Ibérica parece ir a caminho de ser uma extensão, em termos climáticos, do Norte de África próximo. Para o nosso território tal situação poderá abranger os distritos a sul do Tejo. Há amplitudes térmicas aliadas a máximas extremas e humidade relativa baixíssima que são dignas do deserto. E essas condições começam a extravasar dos meses de Verão, sendo esta estação esticada de Maio a Setembro.
mas quem atravessa Tras-os-Montes e a zona da guarda vê muito arvoredo e tipo de vegetação densa que nao lembra a desertificação em curso...enquanto no Alentejo é oura historia infelizmente, por vezes ja parece a savana em certas zonas...A mim parece-me que o interior, na generalidade, está suscetível a isso. O cenário atual no distrito de Bragança e norte do distrito da Guarda demonstra também o quão seca é aquela zona. Aliás, penso até que a zona mais seca do continente fica algures no Vale do Douro junto à fronteira e não no Sul.
A seca no Sul persiste mais porque as cut-off's são cada vez menos comuns, mas quando aparece algo desse género, e se a mesma ficar numa posição favorável, acaba por ter boa chuva como aconteceu em Março deste ano. Os acumulados só foram mais significativos porque na 2ª quinzena do mês apareceu uma cut-off, se fossemos contar apenas com as superfícies frontais que passaram no início tinha sido mais um mês seco. A zona de Trás-Os-Montes não beneficiou desse padrão em março, nem beneficiou das poucas frentes que apareceram porque chegavam sempre cá todas desfeitas e após atravessarem as montanhas, ainda pior.
São áreas vastas e diversas, a zona da Guarda não é a mais seca do distrito, quem vai de Viseu para Nordeste, sente uma grande diferença na paisagem a partir duma linha imaginária que ligue Trancoso/Mêda, a Este dessa linha e até ao Douro, há zonas bem secas.mas quem atravessa Tras-os-Montes e a zona da guarda vê muito arvoredo e tipo de vegetação densa que nao lembra a desertificação em curso...enquanto no Alentejo é oura historia infelizmente, por vezes ja parece a savana em certas zonas...
Se falarmos apenas da zona envolvente da cidade da Guarda, a mesma ainda beneficia bastante com precipitação devido também à orografia da Serra da Estrela, mas no caso da zona norte do distrito, tal como referi, já não é bem assim.mas quem atravessa Tras-os-Montes e a zona da guarda vê muito arvoredo e tipo de vegetação densa que nao lembra a desertificação em curso...enquanto no Alentejo é oura historia infelizmente, por vezes ja parece a savana em certas zonas...
Embora eu acredite que não quisesses causar qualquer alarmismo e até tenhas avisado que estas previsões nunca são certas, há que ter noção do impacto do que disseste que podia acontecer: literalmente nunca houve temperaturas acima dos 40 ºC em Portugal em maio (pelo menos na rede do IPMA), seria uma situação completamente históricaNão há aqui alarmismo nenhum. Eu sou o responsável por esse projeto e efetivamente vários modelos colocam ou colocavam uma massa de ar mais quente a partir das 192h (sobretudo o GFS). Não foi escrita mentira alguma, nem a intenção era causar alarme.
As previsões são assim mesmo, e neste projeto não me limito a escrever e analisar o tempo que vai fazer nas próximas horas. Nem toda a gente (ou praticamente ninguém) acompanha os modelos e gosto de mostrar aquilo que vai sendo modelado seja a curto ou longo prazo. Se as previsões não se concretizarem, faz parte! Foi escrito nessa publicação que este tipo de previsão (a longo prazo) não tem fiabilidade.
Há alarmismo sim em muita comunicação social, mas nesse projeto posso garantir que não existe.
Houve sim! Em maio de 2015, na estação de Beja.Embora eu acredite que não quisesses causar qualquer alarmismo e até tenhas avisado que estas previsões nunca são certas, há que ter noção do impacto do que disseste que podia acontecer: literalmente nunca houve temperaturas acima dos 40 ºC em Portugal em maio (pelo menos na rede do IPMA), seria uma situação completamente histórica